segunda-feira, 4 de julho de 2011

Cia. Nova de Teatro traz o seu repertório ao Cacilda Becker (São Paulo)


O teatro visual e multimídia da

CIA. NOVA DE TEATRO

faz 10 anos e comemora com três peças de

Heiner Muller e uma versão de “Fausto”, por Gertrude Stein.

“MEDEAMATERIA”, “ HAMLETMASCHINE” e “DESCRIÇÃO DE IMAGEM” estão na peça “HEINER MULLER EM REPERTÓRIO”. Gertrude Stein entra na mostra com “DOUTOR FAUSTUS LIGA A LUZ”.

A mostra estreia no próximo dia 1 e segue até o dia 31 de julho. As peças são apresentadas há cinco anos pelo país. O jovem diretor Lenerson Polonini, que dirigiu Paulo César Peréio em “Escuta Zé Mané”, vem se destacando na cena paulistana pela pesquisa de Samuel Beckett e Heiner Muller e pela parceria com a diretora e estilista Carina Casuscelli

Os espetáculos tiveram a concepção cênica e dramatúrgica de Polonini, destacando também a parceria e participação de Paulo César Peréio. Aos 31 anos, o fundador da CIA. NOVA DE TEATRO, já estabeleceu uma sólida parceria com Peréio. As peças têm várias indicações a prêmios.

O grupo iniciou seus trabalhos a partir dos estudos da dramaturgia de Samuel Beckett e de encenadores como Gordon Craig e Meyerhold, um corpo de experiências de sistemas e métodos criativos relacionados a toda estrutura de comunicação cênica: cenário, figurinos, luz, maquiagem, música, videoprojeções, etc. - meios potencializadores para o desenvolvimento de uma dramaturgia própria do grupo.

A CIA. NOVA DE TEATRO é uma companhia aberta e a cada novo projeto convida atores, bailarinos e artistas de outras áreas a colaborarem com suas produções. Atualmente, a CIA. NOVA DE TEATRO é formada por um núcleo de profissionais de diversas disciplinas artísticas e serve como plataforma de pesquisa de linguagens, propondo o diálogo entre teatro e outras artes e mídias.

O núcleo é composto pelos artistas Lenerson Polonini (encenação, iluminação e produção), Carina Casuscelli (designer de moda e atriz), Rosa Freitas (atriz e cantora), Wilson Sukorski, (musicista –música eletrônica experimental) e Cristian Cancino (videoasta, jornalista e documentarista). Paulo César Peréio participa de “Dr. Faustus...” em vídeo e imagens.

Sob a direção de Polonini, Peréio participou de Repertório Beckett, Heiner Müller em repertório, 07 Improvisações em torno de Heiner Müller, Eu, Machado de Assis e M de Machado, e Doutor Faustus liga a luz. Encenações estilizadas, com grande apelo visual, em que o vídeo atua como fonte de luz e reverberação inconsciente das personagens, são marcas de diretor.

As montagens ainda trazem projeções de Cristian Cancino e Zzui Ferreira. A trilha sonora fica a cargo do músico de vanguarda, Wilson Sukorski; figurinos e maquiagem são de Carina Casuscelli.

Ficha técnica

DOUTOR FAUSTUS LIGA A LUZ

Autora: Gertrude Stein

Com a Cia Nova de Teatro.

Direção e iluminação: Lenerson Polonini

Elenco: Ricardo Gelli, Carina Casuscelli, Rosa Freitas, Camila dos Anjos e Mauro Grillo.

Participação especial em vídeo: Paulo César Pereio

Figurinos e maquiagem: Carina Casuscelli.

Música: Wilson Sukorski.

Tradução: Fábio Fonseca.

Videocenários: Cristian Cancino e Zzui Ferreira .

Fotos: Acauã Fonseca

Sinopse:

DR. FAUSTUS LIGA A LUZ

A instigante “opereta” da escritora modernista norte-americana, Gertrude Stein, nos apresenta o tema “Fausto” - o homem que vendeu sua alma ao diabo em troca da invenção da luz elétrica. Escrito no período em que se implantava a iluminação elétrica pública, o texto nos apresenta a “luz elétrica” como metáfora do conhecimento e da tecnologia no mundo contemporâneo. Essa luz torna-se um atributo de Mefisto, pois é a tecnologia a ser disputada, a criar uma arena para a disputa de poder.

HEINER MÜLLER EM REPERTÓRIO:

“MEDEAMATERIAL”, “HAMLETMASCHINE” e “DESCRIÇÃO DE IMAGEM”

Autor: Heiner Müller.

Direção e iluminação: Lenerson Polonini

Elenco: Rosa Freitas, Ricardo Gelli, Melany Kern e Josefa Pereira

Participação especial em voz off: Paulo César Pereio

Figurinos e maquiagem: Carina Casuscelli.

Trilha sonora: Wilson Sukorski.

Tradução: Christine Röehrig e Marcos Renaux.

Direção de vídeocenário: Cristian Cancino.

Edição de vídeo: Rodrigo Sousa e Pedro Dantas.

Fotos: Acauã Fonseca.

Direção de movimento: Carolina Moreira.

Colaboração coreográfica e preparação corporal: Josefa Pereira

Sinopse:

HEINER MÜLLER EM REPERTÓRIO

Três das mais brilhantes peças do dramaturgo alemão, Heiner Müller, são reunidas aqui abordando os conflitos e questionamentos presentes na sociedade contemporânea.

MEDEAMATERIAL condensa a tragédia de Eurípides em alguns diálogos curtos e um longo monólogo de Medéia, cuja tônica é a idéia da traição, uma traição múltipla: de Medéia a seu povo e a seu sangue (mata o irmão e lança seus pedaços ao mar, possibilitando a fuga de Jasão com o velocino de ouro); de Jasão (abandona a esposa estrangeira, bárbara, pela filha do rei de Corinto); dos filhos (choram ao ouvir os gritos de morte da princesa, trajada com a veste nupcial ofertada por Medéia).

HAMLETMASCHINE é estruturada em cinco cenas que espelham, ao lado da tragédia de Hamlet, o nosso tempo: as catástrofes da história e da cultura ocidental e a crise do artista e intelectual, cindido entre o desejo de se transformar em uma máquina sem dor ou pensamentos e a necessidade de ser um historiador desse tempo irredimido

DESCRIÇÃO DE IMAGEM foi inspirada no desenho de uma estudante de Sofia: as imperfeições deram lugar a espaços de criatividade e a imagem foi “coberta com escrita”, tornando-se mais abstrata. O texto apresenta um encontro dramático entre olhar e imagem. Assim, mais do que um texto auto-reflexivo sobre o teatro, Descrição de Imagem é uma reflexão sobre o theatron, o espaço do público-receptor; ao pé da letra “espaço de contemplação”.

Serviço

Temporada: 01 até 31 de julho

Quintas e Sextas-feiras - às 21h – DR FAUSTUS LIGA A LUZ

Duração: 90 minutos

Faixa etária recomendada: a partir de 16 anos

Sábados às 21h e Domingos às 19h - HEINER MÜLLER EM REPERTÓRIO

Duração: 70 minutos

Faixa etária recomendada: a partir de 16 anos

Local:

Teatro Cacilda Becker

Endereço: Rua Tito, 295 – Lapa

Telefones: (11) 3864-4513

Lugares: 198

Ingressos: R$ 10,00 e R$ 5,00

Bilheteria: Abre 1 hora antes

Aceita cheque, cartão de crédito e débito

Venda de ingresso pela Internet: Ingresso Fácil

Informações para a imprensa:

Paulo Duek

duek.press@gmail.com

(11) 9761-1215, (11) 7546-9833 e (13) 9725-1006

Juan Velásquez

Juan_xango@hotmail.com

(11) 6108-8924

TRAJETÓRIA DA CIA

Nos anos de 2002 e 2003, a companhia encenou o Repertório Beckett, com as peças Ato sem Palavras I e II, Vaivém e Aquela Vez, esta última com participação de Paulo César Pereio, nos teatros Cultura Inglesa e unidades do SESI e SESC do interior paulista. A performance Berceuse, versão em francês de Cadeira de Balanço, de Beckett, com a dançarina Renée Gumiel, é apresentada durante o evento Bloomsday, na ocasião organizado por Haroldo de Campos. Em 2003, é realizada a montagem do Repertório Beckett 2: Eu não, Improviso de Ohio e Catástrofe, em cartaz no SESC Consolação, e, em 2004, em outras unidades do SESC - SP.

O Repertório Beckett 3: Esperando Godot e Respiração esteve em cartaz em julho de 2005 no Teatro Sérgio Cardoso; e, em setembro, no espaço da Galeria Olido, na capital paulista. Ainda em 2005, a Cia. cria a performance Ulisses, inspirada na obra de James Joyce, com participações em duas edições dos eventos Virada Cultural e Bloomsday. Em 2006, o Repertório Beckett 3 é apresentado em diversas cidades do interior do estado, com o apoio do projeto Caravana Paulista de Teatro, da Secretaria de Estado da Cultura - SP. O evento Samuel Beckett 100 anos é organizado por Polonini e conta com a realização do SESC Santana, onde são exibidos, na íntegra, os Repertórios Beckett 1, 2 e 3, e reunidos vários grupos teatrais e pesquisadores, como: Gerald Thomas, Rubens Rusche, Luis Fernando Ramos, Célia Berrerttini, entre outros.

Em 2007, a Cia. apresenta a performance Dante e Beatriz - um passeio pelos infernos de São Paulo, inspirado em A Divina Comédia, de Dante Alighieri, com duração de seis horas, durante a Virada Cultural da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

Em 2008, a companhia apresenta mais duas edições do Ciclo Heiner Müller, no Espaço SESC - Rio de Janeiro, em parceria com o Goethe Institut, e no Sesc Campinas – SP. Realiza também as performances Eu, Machado de Assis e M de Machado, com o ator Paulo César Pereio e o músico Wilson Sukorski - atrações da Virada Cultural Municipal.

Em 2009, com “Dr. Faustus Liga a Luz”, a Cia. cumpriu temporada de março a abril, no Teatro da Oficina Cultural Oswald de Andrade, recebendo ótimas críticas em diversos meios de comunicação e a indicação ao Prêmio CPT de melhor projeto visual no primeiro semestre daquele ano.

Lenerson Polonini – Direção artística

É pesquisador, diretor, curador e produtor de teatro. Estudou na Escola “O Tablado” no Rio de Janeiro entre 1998/99 e Artes Cênicas na Faculdade Paulista de Artes. Participou como assistente de direção na primeira fase da montagem de “Os Sertões”, de Euclides da Cunha, com a direção de Zé Celso Martinez Corrêa e como ator em “As Bacantes”.

Participou de workshops com diretores como Bob Paton, Isabela Ciwinska e Escola Hoshô do Japão. Fundador da Cia. Nova de Teatro, vem desenvolvendo pesquisas sobre a obra do autor Samuel Beckett e sobre a cena visual do Século XX e teatro multimídia.

Em 2007, dirigiu o espetáculo multimídia “Heiner Müller em Repertório” reunindo as peças Medeamaterial, Hamletmaschine e Descrição de Imagem, cumprindo temporada no Sesc São Paulo e no Sesc Rio de Janeiro em parceria com o Goethe Institut.

Dirigiu também o espetáculo “Escuta Zé Mané!”, baseado nas ideias de Reich, tendo como protagonista o ator Paulo Cesar Peréio, que ficou em cartaz no Sesc Av. Paulista, em São Paulo, em dezembro/2009, e na Oi Futuro, na cidade do Rio de Janeiro, nos meses de janeiro e fevereiro/2010. Atualmente, prepara o projeto Companhia Nova de Teatro-10 anos, que preve apresentações de repertório recente de duas peças, além de duas novas montagens em parceria com Cias. estrangeirtas.

CARINA CASUSCELLI

Graduada em Negócios da Moda e Artes Cênicas, a diretora e produtora dos espetáculos do “Projeto Multimídia Sinais”, Carina Casuscelli desenvolve projetos híbridos de vídeo, moda, teatro e dança com pessoas com e sem deficiência. Em 2009, foi contemplada pelo “Prêmio Interações Estéticas da Funarte” com o projeto “Diversidade nas Artes”. Foi contemplada em duas edições do programa VAI; em 2004 com o espetáculo “Sinais de um Sonho” e em 2007 com o projeto “Informal... Encenando a Moda do Brás”.

A parceria da artista com o diretor nasceu logo após a participação de Carina Casuscelli no Sanniofilmfest, realizado na Itália no ano passado, na ocasião a artista teve a oportunidade de apresentar à D´Ambrosi seu portifólio de trabalhos realizados no Brasil, com a integração de pessoas com e sem deficiência. D´Ambrosi ficou encantado com o número de trabalhos realizados pela jovem artista e a convidou para apresentar seus trabalhos em Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário