quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Caminos Invisibles, com a Cia. Nova, no CCSP (São Paulo, SP)

 

Em setembro, porão do Centro Cultural São Paulo
será palco do espetáculo: “Caminos Invisibles... La partida”
moda, sustentabilidade, imigração...
Peça/performance terá confecção de roupas em cena, feitas com pelo de cachorro que foram tosados na cidade; poesia latina se mistura com linguagem multimídia e música ancestral com sonoridades contemporâneas. A Cia. Nova, depois de dez anos pesquisando a contemporaneidade e multimídia na forma, imagem e interpretação, cria sua própria dramaturgia depois de uma pesquisa de cinco anos com a moda popular em São Paulo. O espetáculo é Gratuito.
Moda, imigração e sustentabilidade são alguns dos ingredientes do espetáculo, dirigido e interpretado pela multiartista Carina Casuscelli. A problemática das grandes metrópoles, com o enfoque nos imigrantes irregulares versus mão de obra escrava e consequentes condições subumanas, restam como saída de sobrevivência e artificio da indústria da moda.
O porão do Centro Cultural São Paulo será palco, em setembro, de “Caminos Invisibles ... La partida”, espetáculo da Cia. Nova de Teatro que este ano comemora seus 10 anos de existência. As comemorações ainda incluem um ciclo de palestras, workshops e oficinas.
O repertório abrange o início da trajetória de imigrantes sul-americanos, com destaque para os povos andinos, que deixam seus países em busca de melhores condições de vida e chegam à grande metrópole paulistana. Este cenário se funde com as ilegalidades na luta pela sobrevivência. A moda mobiliza a problemática social que de forma hilária satiriza o mercado de massa, abastecido pela mão de obra escrava do imigrante.
Casuscelli comenta que tudo em sua peça é autossustentável, um paralelo que faz com a atual sociedade, onde tudo é comercializado e ser sustentável é condição de sobrevivência, ou seja, em direção a estes passos a peça apresentará produtos de moda, frutos do trabalho de imigrantes. Bolsas e t-shirts serão confeccionadas no espetáculo e serão comercializadas para garantir seu auto sustento. “Produtos sustentáveis em favor de seu auto sustento”.
A estilista é idealizadora do movimento “A democracia dos corpos”; e criadora da primeira grife para mulheres com nanismo e para pessoas fora dos padrões. Carina buscou na metrópole um paralelo ao demando pelo da Llama dos andes: o pelo de cães, hoje abundantes na cidade repleta de Pet Shops.
Outro aspecto abordado que merece atenção são os teasers criados por Casuscelli, que utiliza de sua vivência como artista multimídia, com o mix do contexto das irregularidades a realidade das redes sociais e sua consequente intervenção na vida das pessoas, a criação de um vídeo em uma das redes sociais mais populares será alvo de comentários sobre todos os questionamentos desta trama.
Para Lenerson Polonini, diretor artístico da Companhia Nova de Teatro,  Caminos Invisibles se configura como um esforço de romper com os esteriótipos, revelando a riqueza e  beleza de uma cultura de 15.000 anos  e ao mesmo tempo, marca um novo momento no trabalho de pesquisa da Cia, investindo em uma dramaturgia própria, desconstruindo alguns procedimentos adotados  em trabalhos anteriores, mas sem abrir mão do aspecto performatico, uma das principais caracteristicas  nos trabalhos da Cia.
Uma visão contemporânea e emergente sobre os processos migratórios, mesclando música tradicional andina, canto, dança, textos em quéchua e aymará, teatro documental e vídeos. 
O encontro dessas raízes, ancestralidades e identidades se confrontam com o cotidiano da metrópole, em cenas, algumas vezes, áridas, surreais e até tragicômicas.
Fé, força e perseverança, toda riqueza da cultura andina vem à tona e funde no cenário urbano da grande São Paulo e em forma de ritual xamânico. Toda pesquisa e riqueza da indumentária típica do povo andino estão entre os outros destaques da peça e fazem parte do trabalho de pesquisa da diretora em seus mais de cinco anos de estudo sobre os povos andinos no Brasil, o espetáculo marca o intercâmbio da Cia. Nova de Teatro com um dos grupos mais importantes do teatro latino – o grupo peruano YUYACHKANI – que, em 2011, comemora seus 40 anos. A atriz Ana Correa, do Yuyachkani, ministrará um dos workshops abordando a metodologia utilizada pelo grupo peruano. 

Ficha técnica do Projeto
“Caminos Invisibles”
Direção, dramaturgia, coordenação do projeto: Carina Casuscelli .Direção artística : Lenerson Polonini
Colaboração Dramatúrgica: Eduardo Brito
Vídeos  e documentação audiovisual: Cristian Cancino
Direção musical: Wilson Sukorski
Fotos: Acauã Fonseca e Henrique Oda.
Atores- performers: Carina Casuscelli, Cléo Moraes, Rosa Freitas, Ricardo Gelli, Juan Cusicanki, Camila dos Anjos, Mauro Grillo, Adriana Gaeta e Inti Roman.
Participação especial do Conjunto Autoctono “Jach'a Sicuris de Italaque”
Percussão: Franklin Santos( Cajon)

Serviço:
Temporada: 23 de setembro a 16 de outubro
Centro Cultural São Paulo – Espaço Cênico Ademar Guerra
Rua Vergueiro, 1.000, (11) 3397-4002
Sex. e Sábado: 21h00 e Domingo: 20h00
Entrada Gratuita
Lotação: 80 lugares

Contatos:
11- 7225 3466/ 7322 8625

Fotos de Cristian Cancino

Fotos de Acauã Fonseca

Fotos de Henrique Oda

Informações para a Imprensa:
Mercuccio Casa de Comunicação

Juan Velásquez
(11) 6108-8924

Simone Andrade
(11) 6989-5447

Um comentário:

  1. Conheça o grupo ATRAÇÃO DOS MOLEKES
    "Um pagode cheio de malícia mineira"
    http://atracaodosmolekes.blogspot.com/
    A/C João Batista Pereira (35) 3295-4031
    ===========================================
    SE VOCÊ GOSTA DE FILMES, DESENHOS, SERIADOS E SÉRIES DE TV, NÃO DEIXE DE LER O FANZINE EPISÓDIO CULTURAL.
    VOCÊ PODE PARTICIPAR ENVIANDO SUGESTÕES.
    A/c CARLOS: machadocultural@gmail.com
    ===========================================================

    A ACADEMIA MACHADENSE DE LETRAS (Machado-MG) comunica que estão abertas as inscrições para o VIII Concurso Plínio Motta de Poesias, do ano 2011.
    Inscrições até 21 de outubro de 2011. Entrem em contato para adquirir o Regulamento:
    a/c Carlos Roberto machadocultural@gmail.com
    ===================================
    ESTE CONCURSO ESTÁ ABERTO A TODOS!

    O VALOR DE 2 REAIS CORRESPONDE À INSCRIÇÃO PODE SER COLOCADO DENTRO DO ENVELOPE CONTENDO AS 6 CÓPIAS DO POEMA.

    ABRAÇOS

    ResponderExcluir