segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Processo criativo da Cia. Nova, no Oswald de Andrade (São Paulo, SP)


 OFICINA CULTURAL OSWALD DE ANDRADE

Companhia Nova de Teatro- 10 anos
PROCESSO CRIATIVO DE MONTAGEM DO ESPETÁCULO MULTÍMIDIA “A CRIPTA DE POE”

O projeto da Companhia Nova de Teatro, que no ano de 2011 completa 10 anos de existência, prevê a pesquisa e a montagem de um espetáculo “multimídia”, escrito em processo colaborativo em parceria com a cia .italiana  Teatro Del Contagio, inspirado no universo do poeta e escritor americano Edgar Allan Poe.Este projeto tem caráter formativo/prático, propondo um mergulho no processo criativo do espetáculo abordando diversos aspectos estudados pelos artistas envolvidos em toda estrutura de comunicação cênica.

1-WORKSHOP: TEATRO PERFORMATIVO E O PROCESSO CRIATIVO DE “A CRIPTA DE POE”
Coordenação: Companhia Nova de Teatro (Lenerson Polonini).
Participação especial: Teatro del Contagio (Carmen Chimienti e Omero Affede).
Atriz assistente: Rosa Freitas.
21 a 25/11 –  segunda à sexta -feira – das 18h30 às 21h30.
Público: atores e interessados em geral.
Inscrições: de 01/11 até o início da atividade. Seleção: primeiros inscritos.

O workshop tem como ponto de partida o processo de montagem cênica sob a ótica do Teatro Performativo e Visual desenvolvido pela da Companhia Nova de Teatro, absorvendo procedimentos artísticos da Cia. Teatro del Contagio( Itália) . A vivência visa à introdução de atores e não atores no estudo, acompanhamento da montagem e pesquisa no universo do autor Edgar Allan Poe, a partir de obras que servirão de inspiração para montagem do espetáculo multimídia “A Cripta de Poe”.

Lenerson Polonini .Fundador da Cia. Nova de Teatro vem desenvolvendo pesquisas sobre teatro visual, multimídia e performativo. Dirigiu obras dedicadas a autores como Samuel Beckett, Heiner Müller, Gertrude Stein, Wilhelm Reich, dentre outros. Como curador, desenvolveu os projetos “Samuel Beckett - 100 anos” e “Ciclo Heiner Müller”. Recentemente, fez a direção artística da peça “Caminos Invisibles...La Partida”, espetáculo  sobre povos andinos na metrópole, ficando em cartaz no CCSP. Atualmente prepara o espetáculo “A Cripta de Poe” com estreia marcada  para dezembro de 2011 no Centro Cultural São Paulo.

Carmen Chimientié atriz e diretora de teatro. É formada no Teatro Studio em Milão. Participou de cursos intensivos com Marco Martinelli, Danio Manfredini, Eugenio Allegri, Julia Varley, Eugenio Barba, dentre outros. Em 2005, criou o Teatro de Contagio, para trabalhar com outros artistas, promovendo a integração de várias artes., tendo dirigido e atuado em inúmeros espetáculos.

Omero Affedeé ator e diretor, é formado pela Escola do Teatro Stabile delle Marche. Participou de cursos com Eugenio Barba, Valerio Binasco, Cristensen Brigitte, Donati Giorgio, Smith Gilles, Valenti Gianna, entre outros. Estudou e trabalhou com o diretor Antonio Fava - Commedia dell'arte, na Escola Internacional do ator cômico com o diteror  russo Anatoli Vasiliev. Desde 2010, é diretor artístico do Festival das Grutas de Saint-Eustache (San Severino Marche

2-WORKSHOP DE FIGURINO E CARACTERIZAÇÃO
Coordenação: Companhia Nova de Teatro (Carina Casuscelli).
21 a 25/11 – segunda a sexta-feira – 18h30 às 21h30.
Público alvo: estudantes de artes cênicas, moda, artistas visuais e atores.
Inscrição: 01/11 até o início da atividade.
Seleção: primeiros inscritos.20 vagas.

O workshop tem como objetivo desenvolver um processo criativo com os participantes na elaboração de elementos de caracterização - maquiagem e figurino -, tendo como foco a pesquisa de materiais. O espetáculo multimídia A Cripta de Poe será tomado como referência imagética o desenvolvimento do trabalho.

Carina Casuscellié graduada em Negócios da Moda e Artes Cênicas, diretora, produtora e figurinista. Desenvolve projetos híbridos de vídeo, moda, teatro e dança com pessoas com e sem deficiência. Idealizadora da grife “A Moda esta em baixa pela Democracia dos corpos”, recebeu diversos prêmios como o de melhor videomaker de moda pela Casa de criadores  Novos talentos da moda 2003 e  “Sannio Film Festival” –Italia 1ºlugar em figurino máster 2010 entre outros. Co-fundadora da Cia.Nova de Teatro, atua como diretora,  atriz e figurinista, tendo desenvolvido todos os trabalhos desde de 2001.

3-WORKSHOP DE FOTOGRAFIA E VÍDEO: DA ORIGEM À DESCONSTRUÇÃO
Coordenação: Acauã Fonseca.
Assistente: Henrique Oda.
21 a 26/11 – segunda-feira a sábado – 18h30 às 21h30.
Público alvo: estudantes de artes cênicas, artes visuais e interessados em geral.
Inscrição: 01/11 até o início da atividade.
Seleção: primeiros inscritos. 20 vagas.

Neste workshop será apresentada a história do cinema a partir da fotografia, a desconstrução do movimento a partir da análise de Muybridge, tecendo o linear entre a fotografia e o vídeo, propostos em exercícios de stop-motion e a recriação do vídeo pela foto sequência.Através de fragmentos do texto e cenas da peça de Edgar Allan Poe, serão criadas situações imagéticas que exploram a fantasmagoria do autor, onde serão aplicadas técnicas como: longa exposição, light painting e stop motion, recriando a atmosfera do autor e buscando a imagem imprevisível mesclando movimento e luzes marginais.

Acauã Fonsecaé fotógrafo e videomaker, sócio da produtora de vídeo 3 Studio, trabalhando com publicidade e em projetos autorais. Formado em publicidade e pós-graduado em Criação de Imagem e Sons. Estudou fotografia com Gal Oppido, Klaus Mitteldorf e Cinematografia Digital com Carlos Ebert, dentre outros. Desde 2008, colabora com a Cia. Nova de Teatro, realizando registros das produções.

  4- WORKSHOP DE TRILHA SONORA
Coordenação: Wilson Sukorski.
23 a 25/11 – quarta a sexta-feira – 18h30 às 21h30.
Público alvo: músicos, cantores, estudantes de música, atores e performers.
Inscrição: 01/11 até o início da atividade.
Seleção: primeiros inscritos. 20 vagas.

O objetivo do workshop é a demonstração e implementação dos elementos necessários para a criação da trilha sonora do espetáculo “A Cripta de Poe”.A trilha sonoro / musical, assim como aspectos do design sonoro : colocação dos microfones, tipos e quantidades de sonofletores, equipamento de áudio necessário, operação via programas de computador (Live), entre outros, serão abordados durante o processo.

Wilson Sukorskié compositor, músico eletrônico, performer multimídia, criador/produtor de conteúdos musicais para rádio/vídeo/cinema, designer e construtor de instrumentos musicais inusitados e pesquisador em áudio digital. – Trabalha intensamente em várias atividades musicais no Brasil e no exterior. Compõe para cinema, vídeos experimentais, instalações de áudio arte, arte urbana, arte e novas mídias. É colaborador da Companhia Nova de Teatro desde 2005, tendo composto músicas para diversos espetáculos do grupo.

Serviço:

OFICINA CULTURAL OSWALD DE ANDRADE
Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro - Cep: 01123-001 - São Paulo - SP
Telefone: (11) 3222-2662 / 3221-4704
oswalddeandrade@oficinasculturais.org.br
Funcionamento: Segunda a sexta 9h às 22h e sábado das 10h às 18h

Nenhum comentário:

Postar um comentário