sexta-feira, 27 de maio de 2011

Elizabeth Tudo Pode, espetáculo infantil na Casa d'Italia (Brasilia, DF)


Cia. Yinspiração Poéticas Contemporâneas apresenta:

ELIZABETH TUDO PODE

Pelo projeto ALEXANDRIA CONTA E CRIA

Espetáculo infanto-juvenil com Juliana Zancanaro, Gê Martú e Filipe Lima

Direção de Luciana Martuchelli

CASA D'ITÁLIA - SALA ADOLFO CELI (208/209 sul) Brasília – DF

DE 21 DE MAIO A 12 DE JUNHO de 2011 - SÁBADOS E DOMINGOS, ÀS 17H - R$ 10,00 (meia entrada)

Teaser - http://www.youtube.com/watch?v=81QGzbyzpF0
 
Responder

A Arte Secreta do Ator - Brasília para bcc: mim

mostrar detalhes 16:03 (3 horas atrás)


DE 21 DE MAIO A 12 DE JUNHO de 2011 - SÁBADOS E DOMINGOS, ÀS 17H - R$ 10,00 (meia entrada)

Alexandria é uma bibliotecária que vive em sua casa de livros. Ela está relendo e digitalizando tudo para salvá-los da perigosa Dona Cesárea, uma traça-gourmet de 1000 anos que adora comer bons livros, quando percebe que seu exemplar mais valioso foi roubado. Enquanto procura o diário de Elizabeth I, conta, com a ajuda de seus amigos livros, a vida dessa princesa real, tão real que virou rainha.

O espetáculo faz parte do projeto Alexandria Conta e Cria da Cia Yinspiração Poéticas Contemporâneas que mistura textos históricos, mitos e contos infantis e transforma História em historinha. Um espetáculo surpreendente e divertido, uma aventura para toda a família, onde fatos históricos, música, bonecos e a imaginação se completam.

Pesquisa: Juliana Zancanaro

Texto: Juliana Zancanaro e Luciana Martuchelli

Patrocínio: FAC - Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura do DF

Realização: Cia Yinspiração Poéticas Contemporâneas.

Mais sobre o ESPETACULO E O PROJETO

Elizabeth I foi escolhida para inaugurar essa aventura teatral e literária. Uma mulher que reinou por 44 anos, uma “bruxa que escapou de tantas fogueiras” e fez seu país prosperar e se tornar potência mundial. Governou absoluta, sem casar. Elizabeth tudo podia em sua época e foi muito amada por seu povo e dizia exercer sua maternidade com ele. Uma chefe de Estado com o rigor do cargo, mas que sabia se divertir, praticava esportes e era grande admiradora das artes. Gerou a atmosfera propícia para obras-primas, em especial, Shakespeare e o importante - cultural e politicamente - teatro elisabetano. Aliás, a Era de Ouro ou a Era Elisabetana torna-se mito no sentido mais completo da palavra. O nome da personagem principal e do projeto ALEXANDRIA CONTA E CRIA, faz referência ao maior acervo de livros e papiros do mundo antigo, a Biblioteca de Alexandria, no Egito. O importante centro cultural foi incendiado pelo imperador romano Julio César (que dá nome à traça) e, após diversos eventos que destruíram sua coleção, foi reconstruído um novo prédio em 2002.

Com direção de Luciana Martuchelli, Elizabeth Tudo Pode surgiu após longo período de pesquisa de criação dramática da atriz Juliana Zancanaro, inclusive com algumas citações e poemas escritos pela própria Elizabeth Tudor que se misturam ao texto teatral totalmente original escrito por Juliana e Luciana. Juntas criaram o projeto de dramaturgia infanto-juvenil, Alexandria Conta e Cria que estréia com o espetáculo Elizabeth Tudo Pode. Além do repertório teatral, cinematográfico e musical do grupo, a aliança entre Juliana e Luciana gerou também a tradução para o português do livro PEDRAS D'ÁGUA da atriz do Odin Teatret, Julia Varley; o festival internacional de teatro de mulheres, SOLOS FÉRTEIS conectado o The Magdalena Project; o workshop anual de excelência dramática com o diretor Eugenio Barba - A ARTE SECRETA DO ATOR - Odin Teatret Brasil e ainda atuaram juntas no espetáculo Ur-Hamlet, com direção de Eugenio Barba, na Polônia, na comemoração dos 50 anos do Grotowski Institute.
 
A Cia Yinspiração, ao longo de seus 10 anos, tem foco no treinamento técnico do ator e, em cada uma de suas montagens, experimenta técnicas e recursos para contar histórias. Após período de intenso intercâmbio com o grupo dinamarquês Odin Teatret e de contato com o grupo peruano Yuyaschkani, mergulharam em nova pesquisa de linguagem para Elizabeth Tudo Pode. Em cena ao lado de Juliana Zancanaro, que faz a Alexandria, estão os atores Filipe Lima e Ge Martu. Aos 60 anos de carreira, o ator veterano, e pai da diretora, empresta sua experiência, dando vida a William Shakespeare e à antagonista do espetáculo (a traça Dona Cesárea), enquanto Filipe Lima recém chegado ao grupo, mas que vem sendo preparado pela diretora há 3 anos, dá voz a outros 15 personagens. O cenário concebido pelo grupo foi todo confeccionado em papelão pelo artesão Virgílio Mota, alguns bonecos são de Chico Simões e outros Eleide Mendes, enquanto os objetos que interagem em cena são de Guto Viscardi, a iluminação é de Marcelo Augusto e a arte do material impresso, incluindo uma revista em quadrinhos é de Rodrigo Jolee. O figurino e maquiagem são de Marcus Barozzi, a trilha de Luiz Alberto Pires e as fotos de Edu Barroso, ex-alunos e aliados inseparáveis da diretora. A produção é assinada por Similião Aurélio, que estudou e protagonizou muitos espetáculos de Luciana. Alem de Alexandre Alencar, Reges Aragão e Letícia Resck alunos da diretora que fazem a assistência direção e produção do espetáculo.


Alguns dos espetáculos e projetos da Cia Yinspiração: HUMULUS – O mudo, Papa Higuirte , A MÃE PORRA LOUCA, OS FILHOS DE KENNEDY, OS SALTIMBAMBOS - Los Cuatro Amigos; A ETERNA LUTA ENTRE O HOMEM E A MULHER – O amor de mal humor em 7 rounds , DEVAGARINHO EU DEIXO – Cinco movimento a duas vozes , AS ENCALHADAS E O NAMORADOR, A PÁGINA EM BRANCO; ATE QUE A MORTE NOS SEPARE; MEDEA – Gaia em Fúria; ARS – As Mil Folhas Peladas dos Poemas; O JARDIM SECRETO, SER ARTISTA , GOLDFISH, A ARTE SECRETA DO ATOR, SOLOS FERTEIS – Festival internacional de teatro feito por mulheres, COISAS DE ALICE e JOÃO DE FERRO.

Contato: +5561 8422 6949 e 8417 8167 - alexandriacontaecria@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário