sexta-feira, 6 de maio de 2011

Moacyr Góes e Ivan Sugahara dão palestras no CRA (Rio de Janeiro, RJ)


CRA – CENTRO DE RECICLAGEM DE ATORES – no Teatro Maria Clara Machado


Está funcionando desde março no Teatro Maria Clara Machado – Planetário, o Centro de Reciclagem de Atores, voltado para a reciclagem e o treinamento continuado de atores profissionais. De junho a agosto o projeto oferecerá o seguinte workshop:

RECICLAGEM DE ATORES, com aulas/treinamento para atores profissionais todas as SEGUNDAS das 19h às 22h, no teatro.

O treinamento é estruturado em módulos bimestrais, com 2 diretores/professores por módulo e conta com uma noite aberta para os atores mostrarem trabalhos – esquetes, performances, solos - a produtores de elenco e profissionais da área. Além disso, o curso oferece informações, contatos e dicas semanais sobre o mercado de trabalho através do nosso Mural Virtual e conta com uma mini-biblioteca gratuita de livros da área para os atores se reciclarem.

PROGRAMAÇÃO DA RECICLAGEM DE JUNHO A AGOSTO:

De 13 de JUNHO a 04 de JULHO: aulas com o diretor MOACYR GÓES


De 11 de JULHO a 01 de AGOSTO: aulas com o diretor IVAN SUGAHARA

Dia 08 de AGOSTO: Noite Aberta do Centro de Reciclagem de Atores

O preenchimento das vagas será realizado via seleção de currículo. Para participar os atores devem possuir registro profissional. O valor total da Reciclagem será de 500 reais à vista ou duas parcelas de 280 reais. Interessados em participar devem enviar currículo para reciclagemdeatores@gmail.com colocando no assunto: RECICLAGEM.

Mais informações: 9666-9954 ou reciclagemdeatores@gmail.com

SOBRE OS MINISTRANTES DESSE BIMESTRE NO CENTRO DE RECICLAGEM DE ATORES:

Moacyr Góes

Diretor teatral que ganhou projeção na década de 1980, estreou como cineasta e roteirista em 2003 com o filme Dom, livremente inspirado em Machado de Assis. Nascido em Natal em 1961, mudou-se para o Rio de Janeiro e formou-se em artes cênicas pela UniRio. Em 1986, criou a Companhia de Encenação Teatral, ganhou três vezes o prêmio Shell de melhor diretor e duas vezes o prêmio Moliére. Foi professor de interpretação no curso de formação de ator da Casa das Artes de Laranjeiras durante quatro anos, e professor do curso de pós-graduação em Teatro da UFRJ. Em 1993, assumiu a direção artística do Teatro Glória, e em 1997, do Teatro Carlos Gomes, ambos no Rio de Janeiro. Em 1999, passou também a dirigir novelas na Rede Globo.

Entre seus trabalhos em teatro:

Alarmes, de Michael Frayn


Com: Cristina Pereira, André Valli, Isabela Garcia e João Camargo

Teatro das Artes, RJ – 2001

Bonitinha, mas ordinária, de Nélson Rodrigues

Com: Helena Ranaldi, André Valli, Leon Góes, Oswaldo Loureiro e grande elenco

Teatro Carlos Gomes, RJ – 2000

Festival de Teatro de Curitiba

Bispo Jesus do Rosário, de Clara Góes

Com: Helena Ranaldi, Leon Góes e grande elenco

Teatro Carlos Gomes, RJ – 1999

Os 7 gatinhos, de Nélson Rodrigues

Com: Helena Ranaldi, André Valli, Fabio Sabag, Thelma Reston e grande elenco

Teatro Carlos Gomes, RJ – 1998; Teatro Miguel Falabella, RJ – 1999

Teatro Leblon, RJ – 1999

Toda nudez será castigada, de Nélson Rodrigues

Com: Marília Pêra, André Valli, Leon Góes, Walter Breda e grande elenco

Teatro Alfa Real, SP; Teatro Carlos Gomes, RJ; Teatro Nacional, Brasília;

Teatro Sesi, Porto Alegre – 1998

Gata em teto de zinco quente, de Tenessee Williams

Com: Vera Fischer, Ítalo Rossi, Ivone Hoffman, Floriano Peixoto e grande elenco

Teatro Villa Lobos, RJ – 1998

2 anos de Tournée pelo Brasil

Entre seus trabalhos em Cinema:

Bonitinha, mas Ordinária

Adaptado da obra de Nelson Rodrigues.

2008

Destino

Primeira co-produção cinematográfica entre o Brasil e a China.

2007

O Homem que desafiou o Diabo

2006
 
Trair e Coçar, é Só Começar


Adaptado da obra homônima de Marcos Caruso.

2006

Ivan Sugahara

Nos últimos 3 anos, dirigiu várias peças. Em 2010: Terra do Nunca, de Ivan Sugahara e Leonardo Netto – Mostra Internacional de Teatro de Oeiras, Portugal (MITO) e Espaço SESC; Tudo que existe entre nós, de Ivan Sugahara (criado em Portugal para estréia na MITO); Tempo de Solidão, de Márcia Zanelatto – CCBB Rio; Blitz, de Bosco Brasil – Casa de Cultura Laura Alvim e Centro Cultural São Paulo; Sade em Sodoma, de Flávio Braga – Caixa Cultural Brasília e Rio. Em 2009: Play, de Rodrigo Nogueira – Teatro Solar de Botafogo, Teatro Nair Bello (SP) e turnê pelo Brasil; Às vezes é preciso usar um punhal para atravessar o caminho, de Roberto Alvim – Espaço Cultural Sérgio Porto; e Deixa eu brincar de ser feliz, deixa eu pintar o meu nariz, adaptação de Cyrano de Bergerac – Teatro SESI e Teatro Solar de Botafogo. Em 2008: Pelo amor de Deus, não fala assim comigo!, de Maria Carmem Barbosa – CCBB Rio; Sem Ana, de Caio Fernando Abreu – Espaço SESC; Memória Afetiva de um Amor Esquecido, de Rosyane Trotta – Espaço Oi Futuro e Festival de Curitiba (indicado aos prêmios Shell de Melhor Diretor e Qualidade Brasil de Melhor Diretor e Melhor Espetáculo).

Diretor da cia. Os dezequilibrados há 14 anos, com a qual montou 13 espetáculos, como Dilacerado (indicado ao Prêmio Qualidade Brasil de Melhor Diretor) e Vida, o Filme (indicado ao Prêmio Shell de Melhor Diretor), ambas de Daniela Pereira de Carvalho. Fora da companhia, encenou também 13 trabalhos, entre eles Notícias Cariocas, de Filipe Miguez, com a Cia. dos Atores e dirigido em conjunto com Enrique Diaz (vencedor dos Prêmios Qualidade Brasil de Melhor Espetáculo e de Melhor Diretor). Atualmente está com o espetáculo A Estupidez, com sua a Cia Dezequilibrados, no Teatro II do CCBB.

SOBRE O CENTRO DE RECICLAGEM DE ATORES:

O Centro de Reciclagem de Atores começou a funcionar em maio de 2010 com a missão de treinar, reciclar e manter aquecidos atores profissionais que estão exercendo seu ofício em diversas frentes, como cinema, TV e teatro.

Em seu primeiro ano de funcionamento o CRA reuniu cerca de 200 atores profissionais, que tiveram encontros/aulas com cerca de 30 professores diferentes, gerando trocas artísticas e movimentando a classe. Entre os ministrantes do Centro de Reciclagem, sempre grandes profissionais como Domingos de Oliveira, Amir Haddad, Daniel Herz, Christiane Jatahy, Marcio Libar, Hamilton Vaz Pereira, Jefferson Miranda, Ivan Sugahara, entre outros.


Coordenando o CRA, a Diretora Geral do coletivo artístico Clube da Cena e uma das Diretoras Artísticas do Teatro Maria Clara Machado – Planetário, Cristina Fagundes.

Mais informações: 9666-9954 ou reciclagemdeatores@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário