quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Notícias do Galpão das Artes na Casa da Ribeira (Natal, RN)



Encontro reúne principais Espaços Culturais Independentes do Brasil e da América Latina na Casa da Ribeira em Natal

Interromper o cotidiano e provocar um momento de reflexão na prática de 25 Espaços Independentes que pensam e fazem cultura em todo o Brasil e na América Latina. Estes são verbos e ações que movem o I Encontro de Espaços Culturais Independentes – EEI – que acontece do dia 29 de novembro até 01 de dezembro na Casa da Ribeira.

O encontro, inédito, é reflexo do amadurecimento dos gestores da Casa da Ribeira em diálogo com a Funarte através de Tarciana Portela e Jorge Clésio, numa busca de construir e implementar uma rede social entre instituições de cultura com perfil independente. “O desejo de reunir todas essas pessoas foi movido pelo sentimento de isolamento que temos enquanto espaços independentes. Existem tantos trabalhos importantes e isolados no Brasil que o Encontro é uma forma de dialogar e buscar desembaçar a vista para repensar a independência. Será que somos mesmo independentes já que dependemos tanto de editais e leis de incentivo? Queremos trazer as instituições para pensar conosco”, dispara Henrique Fontes, diretor da Casa da Ribeira.

O diálogo tem como foco facilitar a construção de uma política pública e de circulação, visto que as Organizações movimentam outras instituições, além das comunidades no entorno de suas cidades e algumas delas têm reflexo fora do país, como é o caso do Grupo de Teatro Galpão de Minas Gerais. Entre os nomes estão espaços como Armazém 14 (PE), Atelier Subterrânea (RS), Campo das Artes (PR), Centro Cultural Piollin (PB), Fundação Brasileira de Teatro (DF), Fundação Brasileira de Teatro (DF), Espaço Crear Vale La Pena (Buenos Aires), entre outros. Do Rio Grande do Norte participam o Instituto Ludovicus, O Centro Cultural DoSol e o Conexão Felipe Camarão. Neste primeiro encontro foram convidados representantes de espaços que, através de suas ações, vêm desenvolvendo boas alternativas de fruição, acesso e continuidade das ações culturais em suas localidades.

Na programação que começa no domingo (28) às 19h com um jantar informal, estão dinâmicas, diálogos, troca de experiências e algumas surpresas para os participantes. “Teremos uma pergunta norte que é o que você deseja? E no encontro poderá tudo de resposta, menos qualquer coisa”, disse Gustavo Wanderley, diretor da Casa da Ribeira. No discurso dos organizadores, o principal está em puxar o próprio tapete e não ficar só na parte sustentável ao lançar a pergunta “que lugar ocupamos?”.

Espaços confirmados (em ordem alfabética) e seus representantes:

FUNARTE/ MINC – NE Jorge Clésio, Tarciana Portela, Armazém 14, PE / Paula de Renor; Atelier Subterrânea, RS /Lilian Maus Junqueira; Casa das Artes da Mangueira/ Sueli Lima (RJ), Campo das Artes, PR/ Luiz Alberto Melo; Casa da Arte de Educar, RJ/ Sueli de Lima Moreira; Casa Rua da Cultura, SE/ Lindemberg Monteiro da Silva; Centro Cultural DoSol, RN / Anderson Foca; Centro Cultural Piollin, PB/Ana Luisa dos Santos Camino; Conexão Felipe Camarão, RN/ Vera Santana; Fundação Brasileira de Teatro, DF /Francis Wilker de Carvalho; Fundação Casa Grande Memorial do Homem Kariri, CE / Francisco Alemberg de Souza Lima; Galpão Cine Horto, MG/ Francisco Paulo Pelúcio; Galpão das Artes, PE/ Fábio André de Andrade Silva; Instituto Ludovicus, RN/ Daliana Cascudo; Espaço Alpendre, CE /Francisco das Chagas Miranda Alves; Espaço Capacete, RJ / Helmut Batista; Espaço Crear Vale La Pena, Buenos Aires, AR/ Maria Florencia Rivieri; Espaço Cubo – Fora do Eixo, GO/ Felipe Altenfelder Silva; Espaço Muda, PE / Paulina Albuquerque; Espaço Mundo, PB/ Rayan Lins Cordeiro; Espaço O Barco, SP/ Gabriel Bezerra Pinheiro de Souza; Espaço Trilhos do Teatro, PI / Francisco Antônio Vieira(Pelle); Teatro Cuíra, PA /Wladilene de Souza Lima e Teatro Vila Velha, BA/ Vinicio de Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário