segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Catadores de Sonhos volta ao Teatro do Jockey (Rio de Janeiro, RJ)


“Catadores de Sonhos – Utopia com Atores e Alpinistas” reestreia em agosto

O espetáculo transita entre teatro, dança, vídeo, música e alpinismo

“Catadores de Sonhos – Utopia com Atores e Alpinistas” discute a possibilidade de concretizar os sonhos, o poder de ampliar a imaginação e expandir o pensamento. Transitando na fronteira de linguagens - teatro, música, dança, vídeo, e alpinismo, a peça se apropria do tema Utopia para ilustrar a busca de realizações. O espetáculo que estreou em janeiro deste ano vai estar novamente em cartaz entre os dias 5 e 28 de agosto no Teatro do Jockey. “Catadores de Sonhos” conta com a presença de dois alpinistas em cena, que conduzem os atores para a atmosfera idílica da utopia. Quebrando a gravidade, o espaço é recriado, gerando novas possibilidades que as salas de espetáculos normalmente não oferecem. A peça segue para o Oi Futuro de Brasília em setembro.

O espetáculo é dirigido e escrito por Jadranka Andjelic, diretora sérvia, que há dois anos se estabeleceu definitivamente no Brasil. Desde então, desenvolve uma parceria duradoura com a produtora e diretora de cinema Eveline Costa. No começo de 2010, o espetáculo Cidade In/Visível chegou aos vagões do Metrô Rio, transportando os passageiros para a história da cidade. E o projeto atual Catadores de Sonhos reforça uma característica forte da dupla: a necessidade de realizar o teatro que inspira a reflexão.

“O espetáculo cresceu do desejo de ver a utopia no horizonte e também como reação contra o conservadorismo e o cinismo da nossa época, do consumismo globalizado”, conta Jadranka. O roteiro foi construído usando como base textos de pessoas visionárias, sonhadores e inventores. Foi livremente inspirado em “Dicionário de Lugares Imaginários”, de Alberto Mangel e Giani Guadalupi e O “Dicionário Kazar”, de Milorad Pavitch, além de Alberto Santos Dumont, Peter Handke, Vinicius de Moraes e textos e manifestos de grupos de artistas e ativistas modernos como Reclaim the Streets, Ação Decadente, Luther Blissett, Culture Jamers).

O processo criativo conduzido pela diretora Jadranka aproveita também a experiência de cada um dos envolvidos e a expansão do espaço cênico é evidente pela utilização quase constante de imagens projetadas em grandes telas. As imagens/vídeos criam o espaço em que ator, músico e alpinista irão atuar. A trilha sonora original, composta por Thiago Trajano, dá ênfase ao clima onírico do espetáculo, mesclando a música clássica e o eletro urbano. “Catadores de Sonhos estimula as pessoas a terem uma visão mais ampla sobre o futuro, a persistirem e lutarem pelos seus sonhos, pois as mudanças são possíveis”, acrescenta Jadranka. A trilha tem tanta importância no espetáculo, que os músicos ficam o tempo todo em cena, assim como os atores e alpinistas.

"A Utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar". (Eduardo Galeano)

Sinopse:
Catadores de Sonhos - Utopia com Atores e Alpinistas é um espetáculo de teatro contemporâneo que discute o espaço da utopia nas relações humanas atuais. A busca pelo sonho é o fio condutor do espetáculo que transita na fronteira de linguagens: teatro, dança, música, vídeo e alpinismo.

Ficha técnica:
Direção e dramaturgia: Jadranka Andjelic
Atores: Andréa Maciel, Patrick Sampaio e Ander Simões
Músicos: Thiago Trajano, Levi Chaves e Luciano Corrêa
Alpinistas: Felipe Edney e Eduardo Rodrigues
Vídeo, espaço cênico e objetos: Eveline Costa
Música: Thiago Trajano
Figurinos: Lydia Quintaes
Iluminação: Daniela Sanches
Assistência de iluminação: Kadu Moratori
Fotografia: Carol Chediak
Assistência de edição: Pedro Salim
Direção de produção: Eveline Costa
Produção: Sequência f i l m e s, músicas e cênicas
Design Gráfico: Rogerio Cavalcanti

Serviço:
CATADORES DE SONHOS – UTOPIA COM ATORES E ALPINISTAS
Sextas, Sábados e Domingos, às 21h.
De 5 a 28 de agosto de 2011
Local: Teatro do Jockey
Endereço: Rua Mário Ribeiro, 410 (Entrada de automóveis) / Rua Bartolomeu Mitre, 1110 (Entrada de pedestres)
Informações: 3114-1286 
Duração: 70 minutos
Classificação etária: Livre
Teatro Contemporâneo
Ingressos: R$ 20, - inteira; R$10, - meia

 Assessoria de Imprensa:
RPM Comunicação
Érica Avelar – erica@rpmcom.com.br - (21) 3478-7437 / 8272-2337
Renata van Boekelrenata@rpmcom.com.br – (21) 3478-7406 / 8018-9977
Mariana Machadomarianamachado@rpmcom.com.br – (21) 3478-7410 / 8127-6356

Nenhum comentário:

Postar um comentário