Sessenta Minutos para o Fim
Festival de Teatro de Curitiba 2011 recebe
Fim de Partida e Sessenta Minutos para o Fim
Além de apresentar Sessenta Minutos Para o Fim na Mostra Conexão Roosevelt, grupo paulistano Garagem 21 estreia Fim de Partida, de Samuel Beckett,
na Mostra Teatro Novelas Curitibanas. Os espetáculos misturam teatro com rock, HQs, desenhos animados e games eletrônicos.
Veja um trecho de Sessenta Minutos Para o Fim: http://www.youtube.com/watch?v=_m-ixSGw-_w
Convidado pela organização do festival para participar de duas mostras especiais, o grupo teatral paulistano Garagem 21 realiza a estreia nacional de Fim de Partida, de Samuel Beckett, na Mostra Teatro Novelas Curitibanas e apresenta Sessenta Minutos Para o Fim na Mostra Conexão Roosevelt, uma amostra da produção cultural realizada na Praça Roosevelt, em São Paulo – além de ministrar uma oficina de interpretação baseada na linguagem da companhia.
O Garagem 21 é conhecido por uma estética recheada de referências contemporâneas e intelectuais que abrange rock e música eletrônica, desenhos animados como Family Guy e South Park, HQs, games eletrônicos e o cinema de David Lynch e Tim Burton, além de obras de Samuel Beckett, Fernando Arrabal e Michel Foucault, criando uma linguagem ágil e moderna para discutir as relações de poder na sociedade atual.
A companhia já se apresentou em várias cidades e festivais do país e recebeu os prêmios de Melhor Espetáculo Adulto (Sessenta Minutos Para o Fim), Melhor Ator (Paulo Campos), Melhor Figurino e Melhor Direção (Cesar Ribeiro) no Festival de Teatro da Unicentro. Recebeu o prêmio de Melhor Trilha Sonora (Cesar Ribeiro) no Festival Nacional de Comédia (Fodorovska).
Sobre os espetáculos
SESSENTA MINUTOS PARA O FIM
Inspirada na obra de Fernando Arrabal e Samuel Beckett, a peça utiliza a linguagem dos quadrinhos e desenhos animados para contar a história de dois atores condenados por um coelho a realizar uma apresentação teatral para um público que nunca aparece.
FIM DE PARTIDA
Influenciado pela linguagem de desenhos animados e games eletrônicos, o grupo paulistano Garagem 21 apresenta a peça de Samuel Beckett em que um cego em cadeira de rodas, um homem que não consegue sentar e um casal de velhos que vivem dentro de latas de lixo desenvolvem seus jogos de poder em um abrigo numa terra devastada..
Texto de apoio
A estética das montagens da companhia está centrada na procura de uma concepção onírica baseada na interpretação, na trilha sonora e na iluminação, tendo o figurino como apoio e o cenário concebido a partir de adereços, e não de estruturas. Essa estética é marcada por uma mescla dos elementos tradicionais do teatro com características das HQs, dos desenhos animados adultos, da literatura, dos videogames, da filosofia e da cultura oriental contemporânea, fugindo do realismo e do naturalismo.
A interpretação é uma ramificação do expressionismo em contato com o teatro físico, o que leva a um corpo diferente do corpo cotidiano e no qual o ângulo dos movimentos e gestos é trabalhado minuciosamente, evitando a movimentação e o gesto desnecessários. Por conta de sua característica moderna e pop, o ritmo é acelerado, com trilha sonora composta por músicas que alternam entre a eletrônica e o rock, numa referência à linguagem dos clipes musicais.
O Grupo Garagem 21
O grupo surgiu em 1994, sob o nome Cia de Orquestração Cênica, a partir da união de atores formados pelo curso profissionalizante de interpretação do Indac, à época coordenado por Antunes Filho e ministrado por atores do CPT. Em 2009 mudou seu nome para Garagem 21 e encenou espetáculos como Fodorovska (2010), Somente os Uísques São Felizes (2009), Sessenta Minutos para o Fim (2009), “Desconstrução (2007), Sinfonia Patética (2007), Diálogo Inútil do Abismo com a Queda (2001), Intermezzo (2000), Diário de um Louco (2000), Queen – a Festa (1999), Millennium (1998), Desimagem (1996) e Subterrâneo (1994).
No segundo semestre de 2010 iniciou participações em festivais, incialmente com Fodorovska e depois com Sessenta Minutos para o Fim no festivais de Teatro da Unicentro (Guarapuava/PR, em 20/11/2010), no Festival Nacional de Comédia (Alegre/ES, em 27/11/2010) e na Mostra Jacareiense de Artes Cênicas(Jacareí/SP, em 22/11/2010). Recebeu os prêmios de Melhor Espetáculo Adulto, Melhor Ator (Paulo Campos), Melhor Figurino e Melhor Direção (Cesar Ribeiro) no Festival de Teatro da Unicentro (Sessenta Minutos Para o Fim). Recebeu o prêmio de Melhor Trilha Sonora (Cesar Ribeiro) no Festival Nacional de Comédia (Sessenta Minutos Para o Fim). Recebeu os prêmios de Melhor Ator (Paulo Campos) e Melhor Ator Coadjuvante (Sergio Silva Coelho) no Festival de Teatro de Campo Mourão (Fodorovska).
Ficha técnica de Sessenta Minutos Para o Fim
Texto, direção, trilha sonora e iluminação Cesar Ribeiro Com Sergio Silva Coelho, Paulo Campos e Bira Honorato Preparação corporal Bira Honorato Figurinos Sergio Silva Coelho Maquiagem Paulo Campos Design gráfico Diego Bianchi Fotos e filmagem Nelson Kao Pesquisa Kenn Yokoi e Bruno Gambarotto Assistente de produção Keli Viacelli Assessoria de imprensa Canal Aberto Realização e produção Garagem 21
Sessenta Minutos Para o Fim
Mostra Conexão Roosevelt
Dias e horários 6 de abril às 23h59 e 7 de abril às 21h
Ingresso R$ 40 Duração 60 minutos Recomendação 12 anos
Local Teatro HSBC Curitiba – Av. Luiz Xavier, 11
Link no site do festival http://www.festivaldecuritiba.com.br/espetaculos/view/583
Ficha técnica de Fim de Partida
Direção, trilha sonora e iluminação Cesar Ribeiro Com Paulo Campos, Bira Honorato, Williams Fioque e Keli ViacelliTexto Samuel Beckett Tradução Fábio de Souza Andrade Preparação corporal Bira Honorato Cenografia e Figurinos Sergio Silva Coelho Maquiagem Paulo Campos Assistente de produção Keli Viacelli e Sergio Silva Coelho Assessoria de imprensa Canal Aberto Realização e produção Garagem 21
Mostra Teatro Novelas Curitibanas
Dias e horários 7 de abril às 14h e 8 de abril às 14h, 19h e 23h
Ingresso R$ 20 Duração 100 minutos Recomendação 12 anos
Local Teatro Novelas Curitibanas – Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1222
Link no site do festival http://www.festivaldecuritiba.com.br/espetaculos/view/597
Oficina Garagem 21
Oficina de interpretação em que serão aplicadas as técnicas utilizadas pela companhia em suas montagens, centradas em partitura vocal e corporal. Para participar é necessário ter bom condicionamento físico, ir com roupas leves e ter decorado ao menos 5 linhas de um texto, à escolha do participante.
Mostra Teatro Novelas Curitibanas
Dias e horários 7 de abril às 10h
Ingresso Entrada franca mediante inscrição Duração 120 minutos Recomendação 16 anos
Local Teatro Novelas Curitibanas – Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1222
Informações
Cesar Ribeiro 011 9945.3699
Site http://ciadeorquestracaocenica.zip.net/
Twitter Cesar_Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário