sexta-feira, 25 de junho de 2010

Espetáculos de Roberto Cordovani no Teatro Brigadeiro (São Paulo, SP)

Isadora Duncan

CIA INTERNACIONAL DE TEATRO DE REPERTÓRIO ARTE LIVRE ESTRÉIA PEÇA O QUARTO DE GIOVANNI, NO TEATRO BRIGADEIRO


Crédito das fotos:


O Quarto de Giovanni: Fotógrafo Willian Ambrózio
Isadora Duncan: Fotógrafo Willian Dias

Adaptação da obra do autor norte americano James Baldwin, texto é um clássico da literatura gay que conta a história de amor entre dois homens. Montagem tem direção de Roberto Cordovani, ator premiado na Europa por interpretar mulheres como Greta Garbo e Eva Perón, que irá encenar também ISADORA DUNCAN, A REVOLUÇÃO NA DANÇA

Adaptação da obra do autor norte americano James Baldwin, espetáculo O QUARTO DE GIOVANNI estréia dia 8 de julho, quinta-feira, às 21h, no TEATRO BRIGADEIRO. Clássico da literatura gay, texto conta a história de amor entre dois homens. Montagem, que tem texto e direção de Roberto Cordovani, marca a volta ao Brasil da Cia Internacional de Teatro de Repertório Arte Livre. Durante a temporada no Brasil Cia apresenta também a peça ISADORA DUNCAN, A REVOLUÇÃO NA DANÇA, que estréia no sábado, dia 3 de julho, às 19h e fica em cartaz em horário alternativo.

Ambientada na boêmia Paris dos anos 50, O QUARTO DE GIOVANNI tem como tema principal o despertar de um homem diante sua verdadeira natureza homossexual. Na peça, David, um americano que vive em Paris conhece Giovanni, um belo italiano, num bar gay. Seduzido e alcoolizado, David aceita passar a noite com Giovanni. E essa noite se prolonga até se converter em três meses de paixão no quarto de Giovanni onde o moço americano buscará refúgio e encontrará amor.

Incapaz de enfrentar a nova vida que se abre ante ele, e o seu amor por um homem (Giovanni), David foge covardemente quando sua namorada Hella regressa à Paris. Nesta história, Baldwin integra o desejo numa trama que desenvolve o “problema” da homossexualidade em esquemas culturais mais amplos. “A emoção é o mais importante no espetáculo, o conflito entre pessoas. Mostra o preconceito que existe contra os homossexuais, e entre eles próprios”, afirma o diretor Roberto Cordovani.

Montagem tem estética minimalista, utilizando o mínimo de elementos. Cordovani assina luz, som, cenário e figurino, este último com Bárbara SanMartin. O cenário, é composto por um tablado fixo, que serve de cama e uma cortina onde são projetadas algumas imagens. A luz trabalha com recortes cinematográficos. Os figurinos apresentam peças dos anos 50. A trilha sonora é pontuada com som de uma máquina de escrever e apresenta músicas contemporâneas.

Fundada em 1981, por Cordovani em São Paulo, a Cia vive há 24 anos na Europa, atualmente estão radicados na Espanha (Galícia), onde há cinco anos mantêm o Teatro Arte Livre que e é subvencionado pelo governo da Galícia (Espanha). Seus espetáculos foram apresentados em mais de 300 cidades da Europa, conquistando prêmios em Festivais na França, o de melhor ator em Londres, Festival de Outono de Madri, e os prêmios de Santiago de Compostela de Teatro, além do Festival Internacional de teatro de Edimburgo (Escócia). A última vez que estiveram no Brasil foi em 2001, com os espetáculos Olhares de Perfil (O mito de Greta Garbo), Os Efeitos dos Raios Gama nas margaridas do campo, ambos no T.B.C e Lola, o musical proibido pelo nazismo, no Teatro Popular do SESI em São Paulo.

“Nossa intenção é voltar pelo menos uma vez por ano ao Brasil para apresentar nossos espetáculos e também levar trabalhos daqui para se apresentarem lá no nosso teatro”, finaliza o diretor, que aproveita a estada em São Paulo para apresentar a peça ISADORA DUNCAN, A REVOLUÇÃO NA DANÇA. Cia ficará no Brasil até outubro, neste período farão apresentações de O Quarto de Giovanni e Isadora Duncan em algumas capitais e participam do Festival 17 º Porto Alegre em Cena com o espetáculo Dr. Jekyll & Mr. Hyde (O Médico e o Monstro).

Baseada na autobiografia da revolucionária e célebre bailarina norte-americana, o espetáculo ISADORA DUNCAN estréia dia 3 de julho, sábado, às 19h, no TEATRO BRIGADEIRO. Com texto, direção e interpretação de Roberto Cordovani, montagem abrange os principais acontecimentos da vida da artista. Peça estreou em 2000, em Portugal e neste mesmo ano se apresentou no Brasil, em uma temporada em Belo Horizonte, no ano seguinte na Espanha e Bolivia

Contada em primeira pessoa, encenação apresenta as diversas personagens e acontecimentos que fizeram da vida da bailarina um referencial de liberdade, revolução, arte e tragédia. Nesta obra teatral são recriadas cinco coreografias extraídas dos desenhos do consagrado escultor francês Auguste Rodin que, durante ensaios de Isadora, desenhou as posturas da bailarina inspiradas na mitologia grega. Túnica utilizada no espetáculo foi criada pela Maison Chanel.

James Baldwin: Nasceu em Nova York, a 2 de agosto de 1924, neto de escravos e filho de um pastor batista, e o primeiro de nove filhos. Foi criado no Harlem, e seu aprendizado literário - grande parte do qual se deu em Greenwich Village, bairro boêmio de Nova York - foi uma luta contra as adversidades. James Baldwin teve uma infância miserável no Harlem, onde escreveu, aos 12 anos, sua primeira novela, Massacre, sobre a Guerra Civil Espanhola. Em seguida, veio a novela Cidade Sagrada, narrando o drama dos judeus de Berlim com a ascensão do nazismo. Mas foi em 1952, no bairro de Greenwich Village, onde trabalhava como biscateiro, lavando pratos ou entregando correspondência, que conseguiu publicar o romance Vá dizê-lo na montanha, vindo a receber reconhecimento da crítica e uma bolsa de estudos na Europa, onde se radicou.

A partir de então, Baldwin deu sequência a uma obra literária de caráter marcadamente pacifista, que propunha a harmonia racial ao modo do pastor protestante Martin Luther King, com livros que logo se celebrizaram, como Numa Terra Estranha e Da Próxima Vez, o Fogo. O Quarto de Giovanni, um de seus romances mais conhecidos no Brasil, trata do homossexualismo e seus personagens são todos brancos. Em 1985, com uma de suas últimas obras, Mortes em Atlanta, o escritor abalou os Estados Unidos ao narrar o massacre de 28 crianças negras e pobres em Atlanta (sul do país) num estilo literário próximo ao jornalístico. Retornou aos Estados Unidos em 1957 e foi voz ativa, ao lado de Martin Luther King, na luta pela igualdade racial e social, da qual já participava como escritor. James Baldwin morreu em Saint-Paul de Vence, França, a 1 de setembro de 1987.

Roberto Cordovani:

Ator, autor, diretor, iluminador e produtor teatral. Fundador da Companhia Arte Livre do Brasil, em São Paulo, em 1981, e desde 1985 na Europa. Viajou com seus espetáculos por 9 países e 360 cidades da Europa. Como ator recebeu os Prêmios Compostela de Teatro, Festival de Outono de Madrid, Prêmio no Festival de Edimburgo e de melhor ator de Londres. Foi o primeiro latino a receber estas condecorações. Na Galícia dirigiu e representou, entre outras, as seguintes obras: Dr. Jekyll & Mr. Hyde (O Médico e o Monstro), Olhares de Perfil (O mito de Greta Garbo), O Retrato de Dorian Gray, Todos os Homens, Eva Perón, o Espetáculo, Isadora Duncan, Orlando, Belle Otero (O corpo que fala), Aurora Rodríguez e a sua filha Hildegard, Evita, Eva Perón, A volta do Parafuso, O Efeito dos Raios Gamma nas Margaridas do Campo, Infâmia As Bruxas de Salem, Aladín Perdido na Galiza. Autor do livro Teatro brasileiro na Galícia (Universidade da Coruña, 2002), é diretor e fundador do Teatro Arte Livre en Vigo e Dr.Jekyll e Mr.Hyde (O Médico e o Monstro).

Companhia Internacional de Teatro de Repertório Arte Livre do Brasil:

Fundada em 1981 em São Paulo a Cia Arte Livre está radicada desde 1985 na Espanha. Desde essa época percorreu nove países apresentando-se em 320 cidades Européias e conquistou, sempre em português, 14 prêmios internacionais, transformando-se em uma das mais estáveis companhias teatrais brasileiras na Europa. O convide para residir na Europa se deu quando a Cia foi convidada a encerrar o Festival Fitei, na cidade do Porto, em Portugal, com o espetáculo Amar, Verbo Intransitivo, que foi considerada a melhor peça daquele ano. Atualmente a Cia reside na cidade de Vigo, na Galícia, Espanha, onde há cinco anos mantêm um Teatro que leva o nome da Cia. Dentre os inúmeros espetáculos encenados pela Cia destacam-se: Olhares de Perfil, O Mito de Greta Garbo, com este espetáculo a Companhia já se apresentou mais de 1.500 vezes entre América do Sul e Europa e ganhou prêmios como o de melhor ator de Londres, Madrid, Santiago de Compostela e Escócia e Dr. Jekyll & Mr. Hyde (O Médico e o Monstro), uma super produção que estreou mundialmente no Teatro Arte Livre em Vigo, percorrendo Galícia, Murcia e Londres. A Cia encenou ainda algumas peças como: O Retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde; Todos os Homens, e Eva Perón, O Espetáculo. O espetáculo Olhares de Perfil, recebeu diversos prêmios de melhor espetáculo e melhor ator para Roberto Cordovani nos Festivais: Fitei, de Portugal (1987); Festival Internacional de Teatro Galego Português, na Espanha (1987); Festival Internacional de Teatro de Edimburgo, na Escócia (1988); Festival Carrefour de L’ Europe, na França (1988); e Festival Charrington London Fringe Awards, na Inglaterra (1989), entre outros.

Bruno Portela :

Radicado na Galícia (Espanha) é diretor de Produção da Cia Internacional de Teatro de Repertório Arte Livre e do Programa De Olho na Cultura, apresentado por Roberto Cordovani na Emissora Galega de Televisão Tele Vigo. Bruno Portela traz ao Brasil depois de dez anos a Cia Arte Livre fazendo a estréia mundial de O Quarto de Giovanni (direitos exclusivos no Brasil e Espanha) e Isadora Duncan, sendo também o agente internacional da Cia para diversos países e diversos festivais internacionais em que se apresentam.

Elenco

O Quarto de Giovanni:

Roberto Cordovani (Melhor ator de Londres, Madrid, Compostela – personagem: David),

Xan Guimarães (Ator convidado de Ibiza – personagem: Giovanni)

Bárbara SanMartin (America’s Favorite Miss – personagem: Hella)

Suzanah Borges (Atriz convidada – personagem: Guillaume)

Para Roteiro

O QUARTO DE GIOVANNI –

Estréia dia 8 de julho de 2010, quinta-feira, às 21h. Adaptação da obra do autor James Baldwin. Texto e Direção: Roberto Cordovani. Direção de Produção Internacional: Bruno Portela. Com Roberto Cordovani, Xan Guimarães, Suzanah Borges e Bárbara SanMartin. Duração: 1h30 minutos. Recomendação: 16 anos. Ingressos: R$50,00 (quintas) e R$60,00 (sexta a domingo). Estudantes, maiores de 60 anos e classe teatral têm 50% de desconto. Quinta a sábado, às 21h. Domingo, às 19h. Até 15 de agosto.

SINOPSE:

Ambientada na boêmia Paris dos anos 50, O QUARTO DE GIOVANNI tem como tema principal o despertar de um homem ante a sua verdadeira natureza homossexual. Na peça, David, um americano que vive em Paris conhece Giovanni, um belo italiano, num bar gay. Seduzido e alcoolizado, David aceita passar a noite com Giovanni. E essa noite se prolonga até se converter em três meses de paixão no quarto de Giovanni onde o moço americano buscará refúgio e encontrará amor.

ISADORA DUNCAN, A REVOLUÇÃO NA DANÇA –

Estréia dia 3 de julho de 2010, sábado, às 19h. Texto e Direção: Roberto Cordovani. Direção de Produção Internacional: Bruno Portela. Elenco: Roberto Cordovani. Duração: 1 hora. Recomendação: 10 anos. Ingressos: R$40,00. Estudantes, maiores de 60 anos e classe teatral têm 50% de desconto. Sábado, às 19h. Domingo, às 17h. Até 15 de agosto.

SINOPSE:

Baseada na autobiografia da revolucionária e célebre bailarina norte-americana, ISADORA DUNCAN abrange os principais acontecimentos da vida da artista. Contada em primeira pessoa, encenação apresenta as diversas personagens e acontecimentos que fizeram da vida da bailarina um referencial de liberdade, revolução, arte e tragédia.

Promoção de Domingo: Na compra dos dois espetáculos (O QUARTO DE GIOVANNI e ISADORA DUNCAN) ganhe 10% desconto.

Informações no blog: http://bpartelivre.blogspot.com/

TEATRO BRIGADEIRO – Av. Brigadeiro Luís Antonio, 884 – Bela Vista, telefones: 3115-2637 e 3107-5774. Capacidade 700 lugares. Bilheteria funciona de terça a domingo, das 14 horas até o horário da última peça. Acesso para deficientes. Ar condicionado. Estacionamento conveniado na Av. Brigadeiro Luís Antonio, 759 a R$10,00. Café. Aceita cartão de débito. Vendas por meio do site: http://www.ingresso.com/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário