terça-feira, 15 de junho de 2010

Sérgio Mamberti é o homenageado do XIV FESCETE (Santos, SP)


XIV FESCETE 2010 homenageia Sérgio Mamberti

Com o tema “Recriando Sentidos”, o Festival de Cenas Teatrais começa nesta sexta, dia 18

Um grande elogio à imaginação e criatividade para o resgate da cultura através da criança. É isso o que pretende ser o XIV FESCETE - Festival de Cenas Teatrais, organizado pelo TESCOM Escola de Teatro e Agência de Artistas e Técnicos, e que acontece entre 18 de junho e 2 de julho em Santos. Nesta edição, o tema é “Recriando Sentidos”, e o homenageado será o ator e dramaturgo santista Sérgio Mamberti, conhecido entre os mais jovens como o Tio Victor, do Castelo Rá-Tim-Bum. O artista é o atual presidente da Fundação Nacional das Artes, a Funarte, ligada ao Governo Federal.

O festival começa na sexta, dia 18, a partir das 19h30, na Praça dos Andradas, com o Cortejo Teatral “ Recriando Sentidos ”, que terá a presença de diversos artistas da Baixada Santista. Em seguida, às 20h30, no Teatro Guarany, acontece a Cerimônia de Abertura e homenagem a Sérgio Mamberti. A solenidade também contará com leitura dramática de textos inéditos de Patrícia Galvão, selecionados pela Dra. Lúcia Maria Teixeira Furlani, baseados em suas obras sobre a jornalista e artista santista, que em 2010 faria 100 anos. O próprio Sérgio Mamberti, além da atriz Rafaela Perticarrari, farão esta apresentação.

Até 2 de julho, diversos espaços culturais de Santos abrigarão o festival, nas categorias competitivas: Adulto, Mirim, Monólogo e Estudantil (Fundamental e Médio) e o 6º Concurso Estudantil de Poesias (parceria do FESCETE com o curso de Letras da Unimonte). Além disso, o festival contará com rodas de partilha, workshops gratuitos, mesas-redondas (painel de discussões), exposições, espetáculos convidados e eventos paralelos. O centenário de Pagu também será lembrado durante a programação.

“Queremos resgatar o espírito de criança, com novas propostas, novas visões. O Sérgio Mamberti é um exemplo disso, por todo seu talento e dedicação na recriação de sentidos, descortinando a criança que há em cada um de nós”, diz Pedro Norato, presidente do TESCOM e coordenador do festival, junto com Karla Lacerda.

Norato lembra que o festival, que já completou 13 anos de história, tem mais de 100 mil apreciadores desde seu início, e envolve mais de mil artistas de Santos e Região, além de outras cidades do Estado, incluindo a Capital. Entre os objetivos do FESCETE estão fomentar a cultura por meio do teatro, formar plateias, lançar novos talentos da Região e propor a pesquisa entre os grupos teatrais.

O XIV FESCETE é uma realização do TESCOM Escola de Teatro e Agência de Artistas e Técnicos, em parceria com a Prefeitura Municipal de Santos - Secretaria de Cultura, com apoio cultural da TV Tribuna, SESC-Santos, Petrobras e Governo do Estado de São Paulo.

Informações e programação completa no site www.estudiotescom.com.br ou pelo telefone 3233-6060.

O Homenageado

Nascido em Santos no ano de 1939, Sérgio Mamberti tem uma sólida carreira de ator e diretor, tanto nos palcos como no cinema e na tevê.

Jovem, passou pela União do Teatro Amador de Santos, grupo criado por Patrícia Galvão. Em 1961, concluiu a Escola de Arte Dramática (EAD), e estreou profissionalmente no ano seguinte, em Antígone América, texto de Carlos Henrique Escobar dirigido por Antônio Abujamra, e produção de Ruth Escobar. Sua projeção como ator, porém, acontece em 1967, com o personagem Veludo, de Navalha na Carne, do conterrâneo Plínio Marcos, com direção de Jairo Arco e Flexa, Nos anos seguintes participa de grandes produções teatrais, ganhando reconhecimento e prêmios. Em sua carreira nos palcos, trabalhou com pessoas como Paulo José, Regina Duarte, Beatriz Segall, Paulo Autran e Paulo Betti.

Além de alguns sucessos no cinema, como O Bandido da Luz Vermelha (1968), de Rogério Sganzerlla; Toda Nudez Será Castigada (1973), de Arnaldo Jabor, Mamberti aparece em papéis de destaque em vários filmes bem-sucedidos, tais como O Homem do Pau Brasil (1980), de Joaquim Pedro de Andrade; A Hora da Estrela (1985), de Suzana Amaral; e A Dama do Cine Shangai (1987), de Guilherme de Almeida Prado.

Assíduo ator de televisão, também esteve em muitas novelas, como As Pupilas do Senhor Reitor, de 1970, Brilhante, de 1981, Vale Tudo em 1988, e Anjo Mau, de 1998.

Ainda na televisão, um de seus papéis mais conhecidos foi o Tio Victor, no Castelo Rá-Tim-Bum, série infantil produzida pela TV Cultura, nos anos 90. A série foi o maior sucesso da emissora, e o bordão “Raios e trovões”, até hoje é repetido por fãs do ator.

Serviço

XIV FESCETE – Festival de Cenas Teatrais - “Recriando Sentidos”

De 18 de junho a 02 de julho

Locais:

Tescom (Av. Rodrigues Alves, 195 - Macuco)

Teatro Guarany (Pça dos Andradas, 100 - Centro)

Sesi Santos (Av. Nossa Senhora de Fátima, 366 – Santa Maria)

Sesc Santos (Av. Conselheiro Ribas, 136 – Aparecida)

Teatro Coliseu (Rua Amador Bueno, 237 – Centro)

Preços: R$ 6,00 a R$ 10,00 (Parte das apresentações é gratuita)

Mais informações à imprensa ou agendamento de entrevista:

TESCOM: (13) 3233-6060 - Bethe

Pedro Norato: (13) 9111-0722

Nenhum comentário:

Postar um comentário