terça-feira, 29 de junho de 2010
XIV FESCETE apresenta a peça "Ventos Caiçaras" (Santos, SP)
“Ventos Caiçaras” traz aos palcos a cultura popular litorânea
Espetáculo é fruto de pesquisas acadêmicas e em comunidades isoladas. Grupo também realiza oficina sobre o tema, dentro da programação do XIV FESCETE
A cultura popular caiçara é o que move o Núcleo Rosa do Mar, do Teatro do Pé, a explorar suas aspirações artísticas. Fruto deste trabalho é o espetáculo “Ventos Caiçaras”, que será apresentado nesta quinta, dia 1º de julho, a partir das 20 horas, no Teatro Guarany. A apresentação, que tem entrada franca, faz parte da programação do XIV FESCETE – Festival de Cenas Teatrais, que teve início em 18 de junho e vai até esta sexta, 2 de julho. O grupo também promove oficina gratuita de cultura caiçara, nesta terça e quarta.
O Teatro do Pé surgiu em dezembro de 2003, em Santos, reunindo artistas em torno de uma pesquisa comum: a cultura popular. Em dezembro de 2007 foi criado dentro do grupo o Núcleo Rosa do Mar, reunindo novos integrantes em torno da pesquisa sobre cultura popular caiçara, que resultou no espetáculo “Ventos Caiçaras”, dirigido por Mateus Faconti.
A pesquisa teve início com a busca de fontes bibliográficas e entrevistas com diversos profissionais, tendo a orientação do maior especialista em cultura caiçara da atualidade, o Prof. Dr. Carlos Antonio Diegues, da Universidade de São Paulo (USP). Partindo para a pesquisa de campo, o grupo fez duas viagens para vilas de pescadores e comunidades isoladas do litoral sul de São Paulo e norte do Paraná, como Ariri, Barra do Ribeira, Barra do Ararapira e Vila do Prelado, onde conviveu com a gente caiçara e seus costumes, etapa fundamental de onde emergiram as cenas que compõem o espetáculo, criadas pelos próprios atores em processo colaborativo. O fandango, dança típica do caiçara, por exemplo, é presença forte no espetáculo.
Em “Ventos Caiçaras”, Felício é um morador de uma isolada comunidade caiçara do litoral sul de São Paulo. Violeiro de fandango, é pescador e exímio preparador de cataia, cachaça artesanal da região. Apesar de amar sua gente, decide tentar outras sortes em uma cidade grande. Ao despedir-se de seus amigos ele solicita ao compadre João Dias que distribua garrafas de cataia entre pessoas queridas. O espetáculo acompanha o destino de cada cataia, mostrando histórias de cada um dos que as receberam, além de contar a jornada de Felício, expondo um raro manancial cultural de pasquins, lobisomens, pesca, religiosidade, jeito simples e espontâneo, resultando numa intensa experiência dos ventos caiçaras.
Oficina
Visando multiplicar o conhecimento sobre a cultura popular caiçara, o Núcleo Rosa do Mar ministra oficinas sobre o tema. Dentro da programação do FESCETE, é realizada a Oficina Teatral “Cultura Caiçara”, nesta terça e quarta, dias 29 e 30, das 14 às 18 horas. As inscrições podem ser feitas no Tescom – Escola de Teatro, que fica na Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 195. O telefone é 3233-6060.
Serviço
Espetáculo “Ventos Caiçaras” - Núcleo Rosa do Mar – Teatro do Pé
Direção: Mateus Faconti
Quinta-feira, 1º de julho - 20 horas
Teatro Guarany (Praça dos Andradas, 100)
Gratuito
Ficha técnica
Direção
Mateus Faconti
Assistência de direção e dramaturgia
Daniel Lopes
Elenco
Danilo Nunes
Ernani Sequinel
Fabíola Nascimento
Márcia Marques
Zecarlos Gomes
Direção musical
Alexandre Birkett
Preparação Vocal
Marcella Martinez
Consultoria musical – rabeca
Filpo Ribeiro
Cenário
Gilson de Melo Barros
Figurinos
Waldir Correa
Iluminação
Leandro Taveira
Marcadores:
festivais de teatro,
Santos - SP,
Ventos Caiçaras,
XIV FESCETE
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário