sexta-feira, 11 de junho de 2010

Navalha na Carne, de Plínio Marcos, no Teatro Studio 184 (São Paulo, SP)


Navalha na Carne, de Plínio Marcos estréia em SP


Após pré-estréia aberta ao público, montagem da peça Navalha na Carne, com o Grupo Livre Produção Cultural estréia domingo, dia 13/06.

Peça escrita por Plínio Marcos em três criativas noites de 1967 é a história de Neusa Sueli, Vado e de Veludo. A peça, realista e cruel mostra a vida de uma gente que vive cansada e com raiva, com medo e com vontade, mas que por razões diversas não consegue enxergar o outro como um ser humano nem desvencilhar seu destino das opressões impostas pelos poderosos e pelos que se julgam poderosos.

A proposta da montagem do Grupo Livre Produção Cultural para essa peça já montada tantas vezes (é uma das peças mais montadas do dramaturgo Plínio Marcos) em excelentes encenações realistas, é partir para uma estilização da ação corporal, quase como a que encontramos nos quadrinhos de Will Eisner. O desafio lançado ao elenco pela diretora, Mônica Granndo, é de buscar referências como o filme “Sin City”, os quadrinistas brasileiros, as tiras em quadrinhos dos jornais e o trabalho de precisão corporal que a dança e a mímica nos proporcionam.

A critica já classificou esta peça como “um depoimento”, “uma peça missionária”, porque agride e interpela esta sociedade, e hoje, em 2010, ainda encontramos Neusas Sueli, Vados e Veludos peregrinando, fazendo a vida em nossas ruas de São Paulo, numa realidade não muito diferente e talvez ainda mais crua que aquela do ano de 1967. A atualidade do texto, o universo das obras de Plínio Marcos e estas personagens ainda tão presentes em nossas vidas motiva a construção de um espetáculo com cores fortes, porém gastas, com movimentos desenhados para que, de alguma forma, este texto se reaproxime do público para o qual a violência está tão banalizada que não consegue mais enxergar mais esta realidade.

O elenco é formado por Rita Brafer, Wanderley Damaceno e Admir Calazans. A assistência de direção é de Rick Conte, cenários e figurinos de Malu Munhoz, sonoplastia de Sérgio Yamamoto e iluminação de Eder Soares.

O Espetáculo fica em cartaz de 13 de Junho a 25 de Julho, sempre aos domingos as 18h00, no Teatro Studio 184.

O Grupo:

O grupo Livre Produção Cultural é formado por Rita Brafer e Wanderley Damaceno. Se conheceram em 2006, durante a montagem do espetáculo “Cheiro de Café”, inspirado em Cem Anos de Solidão de Gabriel Garcia Marquez, onde ambos atuaram como atores.

A parceria vem se consolidando desde então, trabalhando juntos em 2008/2009 no espetáculo “À Queima-Roupa”, onde ele assinava a direção do espetáculo e ela atuava como atriz. Atualmente, além da produção e atuação em Navalha na Carne, entre outros projetos, produzem e apresentam os programas Espaço em Cena e Cena de Bolso e são editores responsáveis pela editoria de Teatro no site Cultura de Bolso, mesmo site onde são veículados os dois programas.

Serviço:

NAVALHA NA CARNE

Texto: Plínio Marcos

Direção: Mônica Granndo

Assistência de Direção: Rick Conte

Elenco: Rita Brafer, Wanderley Damaceno, Admir Calazans

Recomendação: 15 anos

Duração: 50 minutos

Local: Teatro Studio 184 (Pça Roosevelt, 184)

Temporada: de 13 de Junho a 25 de Julho

Domingos – 18h00

Telefone: (11) 3259-6940

Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (estudantes, classe artística e terceira idade) - Pagamento somente em dinheiro.

Informações: livreproducaocultural@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário