quinta-feira, 24 de junho de 2010

Nanda Rovere comenta "Macbeth", com Renata Sorrah (São Paulo, SP)

Nanda Rovere

Clássico de William Shakespeare estreia em São Paulo


Considerada alicerce do teatro mundial, a peça é a mais curta e uma das obras mais contundentes de Shakespeare. É um projeto do ator Daniel Dantas, acalentado há anos.

Os ensaios para a montagem começaram no segundo semestre do ano passado, contando com um elenco de doze atores e a temporada aconteceu de janeiro a março no Teatro Tom Jobim, no Rio de Janeiro.

O personagem do rei acompanha o artista desde o começo de sua carreira. No teatro, com o grupo Pessoal do Despertar, chegou a ensaiar para interpretá-lo, mas a montagem não estreou. Na TV, na minissérie da Rede Globo, Som e Fúria (2008), era um ator que daria vida a Macbeth. Na vida real, chegou a ensaiar o papel no início dos anos 80, mas o espetáculo acabou não estreando.

O ator considera Macbeth o melhor texto teatral já escrito e acredita que a estréia deste trabalho aconteceu no tempo certo, na sua maturidade profissional. Para ele, ao contrário do que se pensa, as tragédias de Shakespeare proporcionam não somente questionamentos, mas diversão, por conter um humor tênue nas suas criações.

O artista e toda a equipe apostam na atualidade das reflexões que a dramaturgia de Shakespeare suscitam: "Macbeth é o mais preciso e sucinto dos grandes textos de Shakespeare, e nosso desejo de fazê-lo apóia-se na crença de que o texto presta-se a uma montagem que se comunicará com a platéia da forma mais imediata, direta, simples e ao mesmo tempo ampla e profunda, como se o texto tivesse sido escrito há alguns meses, e não há quatro séculos", ressalta Dantas.

A tragédia do general que comete inúmeros assassinatos com a ajuda de sua mulher Lady MacBeth para assumir o trono da Escócia e manter-se no poder, fala de questões atemporais, como poder e ambição.

Mostra que estamos muito próximos da monstruosidade escondida nos seres humanos, os quais são capazes de atitudes desequilibradas. As nuances e oposições dos sentimentos e atitudes dos indivíduos são profundas. MacBeth é guerreiro, sonha com o trono, mas titubeia em alguns momentos. Lady Macbeth faz de tudo para fugir da fragilidade feminina e evoca a virilidade para sustentar as suas atitudes criminosas.

Com a intenção de facilitar a aproximação do público com a trama, a tradução, assinada por Aderbal Freire-Filho e João Dantas conversa com os dias de hoje, sem deixar de lado a poesia e a linguagem apurada dos diálogos.

Para evidenciar a atemporalidade dos atos cometidos pelos personagens, a encenação é viva, com referências à idade média e ao nosso tempo e promove a imaginação no cenário, figurino, iluminação, trilha e elementos de cena: Assim como Shakespeare incluía referências ao seu tempo nas palavras de seus personagens, incluímos referências ao nosso tempo, declara o diretor Aderbal Freire-Filho, que foi convidado por Dantas para fazer parte do projeto, assim como o restante do elenco.

Renata Sorrah vive Lady MacBeth. A atriz contracenou com Dantas na comédia Noite de Reis de Shakespeare e diz estar feliz em dividir o palco novamente com o colega, agora interpretando um casal apaixonado. A atriz conta que nunca assistiu a nenhuma montagem deste texto e num primeiro momento ficou em pânico. Aos poucos, foi buscar a humanidade da personagem, sem considerações sobre as suas atitudes e se atendo no seu amor pelo marido.

Apesar de ter experiência diversificada quanto aos estilos de interpretação, Renata é reconhecida por suas atuações trágicas. No teatro, entre os seus sucessos em São Paulo, merece destaque Mary Stuart, Rainha da Escócia. A atriz declara, no entanto, que a função do ator é viver com dedicação qualquer tipo de papel e diz que busca personagens instigantes, independentemente das obras se enquadrarem no gênero comédia ou drama.

Macbeth ficará em cartaz por quatro semanas no SESC Pinheiros. De 25/06 a 18/07. Sextas e sábados, 21h e domingos e feriado (dia 09/07), 18h. Tel. para informações: 11 3095.9400.

Nanda Rovere - 23 / 06 / 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário