quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Curso de Improvisação Teatral com Claudio Amado em Ipanema (RJ)

Ipanema

CURSO DE VERÃO


IMPROVISAÇÃO TEATRAL ( Introdução à Técnica Impro/Keith Jonhstone)

COM CLAUDIO AMADO (TEATRO DO NADA)

DURAÇÃO: 2 MESES

DE 10/Jan à 28/Fev

SEGUNDAS DE 19H às 21H

A PARTIR DE 16 ANOS

LOCAL: Centro de Artes Caruso Carioca ( Rua Teixeira de Melo, 87/2º andar - Ipanema - Estaçao General Osório do metrô)

MAIORES INFORMAÇÕES: (21) 3597-1063 / 7449-5908 / ca.caruso.carioca@gmail.com

RELEASE

CURSO DE IMPROVISAÇÃO (Técnica do Impro - Keith Johnstone)

Com Claudio Amado

A técnica do IMPRO ajuda a se conectar com a espontaneidade, a liberar a criatividade e adquirir a capacidade de criar e encenar histórias simultaneamente. Atrever-se a avançar ao desconhecido da narrativa. Confiar no outro. A improvisação é mais do que fazer rir, é uma forma de melhorar a criatividade no trabalho e de melhorar a comunicação, a colaboração e o trabalho em equipe. Trata-se de aprender a escutar o outro e a construir algo que é maior do que o individual. O improvisador é ator, diretor e dramaturgo ao mesmo tempo, sendo totalmente responsável pela criação. A improvisação se baseia em uma série de princípios capazes de serem desenvolvidos como se fossem um músculo e que repercutem em todas as facetas da vida: a adaptação, a escuta, a se valorizar, a não se frustrar diante do fracasso, a arriscar-se ao desconhecido, a confiança no outro, a solidariedade e cooperação e como conseqüência de tudo isto, o sucesso e a diversão. Improvisar não se trata de fazer algo de uma maneira determinada e sim de deixar livres os próprios recursos para encontrar algo novo.

“Não é a mais forte das espécies que sobrevive, nem a mais inteligente, mas as mais adaptáveis às mudanças” Charles Darwin

CONTEÚDO:

.Relaxamento, integração, atenção, entrosamento, cooperação, aceitação, colaboração, parceria, companheirismo, trabalho em equipe, adaptação, apoio.

.Aceitar/enfatizar/apoiar a idéia do outro.

.Adaptar-se rapidamente ao que é proposto.

.Regras do IMPRO, posturas, estado de espírito, imaginação, rapidez de raciocínio, atenção, adaptabilidade, aceitação das idéias dos outros, empatia, clareza, objetividade.

.Estrutura da narrativa curta

.Como criar uma história em equipe, sem combinação prévia?

.Recursos de narrativa

PROFESSOR: Claudio Amado - Ator, diretor e professor de IMPRO. Formado em Artes Cênicas/Interpretação pela UNI-RIO/1997, participou de diversos espetáculos como ator, além de diversas participações em televisão, publicidade, cinema e eventos. Em 2003, foi um dos fundadores da 1ª companhia oficial de IMPRO e Teatro-Esporte do Rio de Janeiro, a CIA TEATRO DO NADA, que montou os espetáculos “TEATRO DO NADA", "NADA CONTRA", “IMPROZAP“, “DOIS É BOM”, “IMPRO NIGHT“ e “SEGREDOS“. Em 2005, começou a ministrar aulas de IMPRO na sede da Cia Teatro Contemporâneo, onde organizou os três primeiros Campeonatos Cariocas de Improvisação, além de dirigir os espetáculos "Jogo das Estrelas“, "ImprovInsanos - Narrativas Improvisadas", "Amistosos de Improvisação", "Sextas Improvisadas", "ImprovInsanos - Musicaos” e “Impro de Sete Cabeças”. Já ministrou oficinas de IMPRO no Inverno Cultural de São João Del Rey, na ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), para funcionários do Bob’s e para outras companhias teatrais. Participou como Professor Convidado do espetáculo “Z.É - Zenas Emprovisadas” em 2008, 2009 e 2010. Em 2008, com o TEATRO DO NADA, representou o Brasil no Mundial ImproChile'08 de match de improvisação. Em 2010 participou do programa QUINTA CATEGORIA da MTV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário