quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Estreiam novos espetáculos no Teatro Commune (São Paulo, SP)


A Comédia da Esposa Muda


Teatro Commune apresenta gratuitamente espetáculo de Commédia dell’arte como resultado do projeto Teatro Cidadão

De 18 de janeiro a 23 de fevereiro, terças e quartas, às 21H

“A Comédia da Esposa Muda” é o resultado das oficinas ministradas pelo projeto Teatro Cidadão, do Ponto de Cultura da Commune . Durantes seis meses, foram realizadas oficinas de interpretação, iluminação e produção cultural.

Após muita pesquisa, passando pelos mais diversos autores tais como Shakespeare, Molière e Suassuna , Michelle Gabriel, diretora do espetáculo apresentado, selecionou este canovaccio datado de 1645, de autoria desconhecida. Um texto extremamente simples, de fácil entendimento, que conta com apenas 04 personagens. Era necessário, porém, fazer uma adaptação e criar mais seis personagens, para dar a todos os alunos terem a oportunidade de vivenciarem a evolução criativa de dar vida a uma personagem.

“Como estava trabalhando todas as personagens da Commedia Dell ‘ Arte, Arlecchino, Pantalone, Francheschina, Capitano, Enamorados, Briguela, pensei em extrair o núcleo central do conflito e fazer com que outros personagens visitassem essa trama de forma lúdica e engraçada, interagindo não só com as personagens centrais, como também com a platéia.” Diz a Michelle Gabriel

Sinopse

“A Comedia da Esposa Muda” conta a historia de Pantalone, um senhor que, embora casado com uma bela mulher, anda angustiado por nunca ter ouvido algumas palavrinhas de amor de sua esposa, pois a moça é completamente muda. Eis que surgem um “médico” e um assistente muito maluco que tem um plano, ou melhor, uma forma de fazê-la falar: uma delicada cirurgia.

Carinhos ao marido ou verdades doloridas sairão da boca da esposa? Para desespero do marido, a esposa colocará para fora toda sua “demanda reprimida”. Esse é o mote da história que ainda prepara várias surpresas ao espectador.

“A Comédia da Esposa Muda” é um espetáculo com personagens clássicos da commedia dell’arte, que valoriza o jogo entre os atores, a música e o improviso. Oferece ao público uma oportunidade de diversão e reflexão sobre temas debatidos na sociedade com uma ambientação que parte de um universo lúdico e fantasioso.

Projeto Teatro Cidadão – Ponto de Cultura da Commune

O projeto Teatro Cidadão iniciou em 2006, quando a Commune se tornou um Ponto de Cultura, numa parceria com o Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura. Seu objetivo é capacitar jovens de 14 a 24 anos para utlizarem o teatro como ferramenta de ampliação da expressividade, autonomia e sustentabilidade futura, criando espetáculos de palco e rua a partir de oficinas de interpretação, iluminação, circo, canto e produção, entre outras.

Em 2006 os jovens criaram o espetáculo A Verdadeira Historia de Adão e Eva, com texto de criação coletiva e direção de Augusto Marin. Em 2007, o resultado foi o espetáculo O Arlecchino de Dario Fo também com direção de Augusto Marin, permanecendo em cartaz até hoje.

O que é um Ponto de Cultura?

Os Pontos de Cultura são entidades que recebem apoio da Secretaria de Estado da Cultura em parceria com o Ministério da Cultura para que desenvolvam um relevante papel na comunidade nas áreas de fomento, difusão, produção e formação cultural, seja na cultura popular, audiovisual, cultura digital e entre as mais variadas expressões artísticas.

Atualmente o país conta com um total de 2.300 unidades de Pontos de Cultura, espalhadas entre todos seus estados e mais de 500 unidades só no estado de São Paulo.

FICHA TÉCNICA

Autor: Canovaccio de autoria desconhecida

Direção e adaptação: Michelle Gabriel

Elenco:

Gabi Zanola, Douglas Barbosa, Guilherme Melo, Fernanda Gazito, Sulamita Mattos, Thamiris Di Giacomo, Thais Anastacio, Leandro Pinheiro, Nubia Gennari e Falber Sousa

Iluminação: Criação dos alunos da oficina de iluminação: Gabi Zanola, Douglas Barbosa, Guilherme Melo , Fernanda Gazito, Sulamita Mattos, Thamiris Di Giacomo , Thais Anastacio e Leandro Pinheiro, sob supervisão de André Lemes

Figurinos: Concebido por Michelle Gabriel, contou com desenhos de André Lemes e dos alunos Guilherme Melo e Sulamita Mattos

Design Gráfico: Criação de Heloisa Andersen

Fotos: Augusto Paiva

Produção: Marcos Thadeus Produções

Coordenação Geral do Ponto de Cultura: Augusto Marin e Michelle Gabriel

SERVIÇO:

O quê: “A Comedia da Esposa Muda”

Onde: Teatro Commune

Endereço: Rua da Consolação, 1218 – Consolação

Telefone: (11) 3807-0792 - teatrocommune@commune.com.br

Quando: De 18 de janeiro a 23 de fevereiro, terças e quartas, às 21H (o espetáculo estreou em 07 de dezembro)

Quanto: Grátis

Capacidade: 83 Lugares

Duração: 40 min

Recomendação: Livre

André

Contatos

11-82696704 11-62989943 11-430436704

moretti.moretti@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário