segunda-feira, 7 de junho de 2010

Domingos de Oliveira fala sobre o seu Teatro em livro


Dramaturgo comenta suas peças em biografia

da Livraria da Folha

Domingos Oliveira comenta suas peças e narra carreira no teatro

Domingos Oliveira reuniu nove peças que encenou nos últimos nove anos em "Minha Vida no Teatro", que é lançado este mês pela editora Leya. Além dos scripts, o texto "Do Tamanho da Vida", que apresenta suas observações sobre o teatro, complementa o volume.

A introdução, também assinada pelo autor, é uma bem-humorada visão de sua trajetória profissional. Cada peça é apresentada por comentários do dramaturgo que contextualizam a montagem, revelam o processo de criação do texto, a escolha dos atores e outros detalhes.

Entre os textos estão "Confronto", analisando as relações do poder com o crime; "Apocalipse", em que narra crise existencial de Deus; "Profissão Âncora", em homenagem ao escritor Oduvaldo Viana Filho; e "Confissões das Mulheres de 40".

Aos 73 anos, quase 50 deles dedicados ao teatro, seu livro não consegue separar a sua vida pessoal da carreira. Enquanto apresenta as suas peças, narra diversas histórias como sua briga com a atriz Marília Pêra, a amizade com o escritor e também diretor Vianinha, a peça escrita especialmente para Sérgio Britto.

*

O dramaturgo Domingos Oliveira assina "Minha vida no teatro". O autor, que encenou nove peças nos últimos dez anos, decidiu publicá-las juntamente com o texto "Do tamanho da vida", que registra suas observações sobre o teatro, após quase 50 anos de militância artística.


"Minha vida no teatro" - uma brincadeira confessa com o livro do autor russo Stanislavsky - começa com uma breve e bem-humorada introdução na qual o autor traça um esboço de sua trajetória profissional. Em seguida apresenta "Confronto", peça que analisa as relações do poder com o crime. Todas as peças são precedidas por comentários de Domingos que contextualizam a montagem, revelam o processo de criação do texto, a escolha dos atores e outros detalhes.

O segundo scritpt é o de "Apocalipse", texto que narra uma crise existencial de Deus, nas palavras do autor. A comédia "Largando o escritório", uma crônica sobre a classe média, dá sequência ao livro e antecede "Rita formiga", texto inspirado na amiga e atriz Maria Gladys.

A peça "Profissão âncora", baseada em "Corpo a Corpo", de Oduvaldo Viana Filho, é uma homenagem de Domingos ao autor, morto precocemente aos 38 anos. Já as "Confissões das mulheres de 40" evocam a lembrança de trabalhos anteriores - as confissões de adolescente e as das mulheres de 30 - e posteriores: a peça deu origem ao filme "Feminices".

Também estão presentes no livro as peças "Jung e eu", escrita sob encomenda para Sérgio Brito e "Todo mundo tem problemas (sexuais)", um dos grandes sucessos da carreira de Domingos Oliveira. Completam a obra as reflexões do dramaturgo sobre sua arte, publicadas anteriormente sob o título "Do tamanho da vida".

Domingos afirma que nunca pensou em escrever uma biografia, pois falar sobre sua vida externa ao teatro seria "quase como mentir". No entanto, é quase impossível separar uma coisa da outra no percurso desse artista de 73 anos de vida, quase 50 de carreira. Assim, entre um script e outro, acompanhamos deliciosas histórias entre elas a briga (e as pazes) do diretor com a atriz Marília Pêra, a amizade com o escritor e também diretor Vianinha, a peça escrita especialmente para Sérgio Britto (porque não havia personagens para um ator de 83 anos). Episódios que, juntamente com a produção de Domingos, compõem a história do teatro brasileiro.


Minha Vida no Teatro

Autor: Domingos Oliveira

Editora: Leya

Páginas: 416

Quanto: R$ 59,90

Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090

ou pelo site da Livraria da Folha:   http://livraria.folha.com.br/catalogo/1146231/minha-vida-no-teatro

Nenhum comentário:

Postar um comentário