quinta-feira, 10 de junho de 2010

XIV FESCETE anuncia homenagem a Sergio Mamberti (Santos, SP)


XIV FESCETE resgata o espírito de criança


Com o tema “Recriando Sentidos”, o Festival de Cenas Teatrais terá a presença do ator santista Sérgio Mamberti, que será o homenageado deste ano

Um grande elogio à imaginação e criatividade para o resgate da cultura através da criança. É isso o que pretende ser o XIV FESCETE - Festival de Cenas Teatrais, organizado pelo TESCOM Escola de Teatro e Agência de Artistas e Técnicos, e que acontece entre 18 de junho e 2 de julho. Nesta edição, o tema é “Recriando Sentidos”, e o homenageado será o ator e dramaturgo santista Sérgio Mamberti, conhecido entre os mais jovens como o Tio Victor, do Castelo Rá-Tim-Bum. Ele é o atual presidente da Fundação Nacional das Artes, a Funarte, ligada ao Governo Federal.

O festival começa na sexta, dia 18, a partir das 19h30, na Praça dos Andradas, com o Cortejo Teatral “Recriando Sentidos”, que terá a presença de diversos artistas da Baixada Santista. Em seguida, às 20h30, no Teatro Guarany, acontece a Cerimônia de Abertura e homenagem a Sérgio Mamberti. A solenidade também contará com leitura dramática de textos inéditos de Patrícia Galvão, selecionados pela Dra. Lúcia Maria Teixeira Furlani, baseados em suas obras sobre a artista santista, que em 2010 faria 100 anos. O próprio Sérgio Mamberti, além da atriz Rafaela Perticarrari, farão esta apresentação.

Até 2 de julho, diversos espaços culturais de Santos abrigarão o festival, nas categorias competitivas: Adulto, Mirim, Monólogo e Estudantil (Fundamental e Médio) e o 6º Concurso Estudantil de Poesias (parceria do FESCETE com o curso de Letras da Unimonte). Além disso, o festival contará com rodas de partilha, workshops gratuitos, mesas-redondas (painel de discussões), exposições, espetáculos convidados e eventos paralelos. O centenário de Pagu também será lembrado durante a programação. O agitador cultural Toninho Dantas, falecido há um mês, e que esteve presente em edições anteriores do festival, será outra personalidade lembrada.

“Queremos resgatar o espírito de criança, com novas propostas, novas visões. O Sérgio Mamberti é um exemplo disso, por todo seu talento e dedicação na recriação de sentidos, descortinando a criança que há em cada um de nós”, diz Pedro Norato, presidente do TESCOM e coordenador do festival, junto com Karla Lacerda.

Norato lembra que o festival, que já completou 13 anos de história, tem mais de 100 mil apreciadores desde seu início, e envolve mais de mil artistas de Santos e Região, além de outras cidades do Estado, incluindo a Capital. Entre os objetivos do FESCETE estão fomentar a cultura por meio do teatro, formar plateias, lançar novos talentos da Região e propor a pesquisa entre os grupos teatrais.

O XIV FESCETE é uma realização do TESCOM Escola de Teatro e Agência de Artistas e Técnicos, em parceria com a Prefeitura Municipal de Santos - Secretaria de Cultura, com apoio cultural da TV Tribuna, SESC-Santos, Petrobras, Secretaria de Estado da Cultura/Governo do Estado de São Paulo.

Informações e programação completa pelo site www.estudiotescom.com.br ou pelo telefone 3233-6060.

O Homenageado

Nascido em Santos no ano de 1939, Sérgio Mamberti tem uma sólida carreira de ator e diretor, tanto nos palcos como no cinema e na tevê.

Jovem, passou pela União do Teatro Amador de Santos, grupo criado por Patrícia Galvão. Em 1961, concluiu a Escola de Arte Dramática (EAD), e estreou profissionalmente no ano seguinte, em Antígone América, texto de Carlos Henrique Escobar dirigido por Antônio Abujamra, e produção de Ruth Escobar. Sua projeção como ator, porém, acontece em 1967, com o personagem Veludo, de Navalha na Carne, do conterrâneo Plínio Marcos, com direção de Jairo Arco e Flexa, Nos anos seguintes participa de grandes produções teatrais, ganhando reconhecimento e prêmios. Em sua carreira nos palcos, trabalhou com pessoas como Paulo José, Regina Duarte, Beatriz Segall, Paulo Autran e Paulo Betti.

Além de alguns sucessos no cinema, como O Bandido da Luz Vermelha (1968), de Rogério Sganzerlla; Toda Nudez Será Castigada (1973), de Arnaldo Jabor, Mamberti aparece em papéis de destaque em vários filmes bem-sucedidos, tais como O Homem do Pau Brasil (1980), de Joaquim Pedro de Andrade; A Hora da Estrela (1985), de Suzana Amaral; e A Dama do Cine Shangai (1987), de Guilherme de Almeida Prado.

Assíduo ator de televisão, também esteve em muitas novelas, como As Pupilas do Senhor Reitor, de 1970, Brilhante, de 1981, Vale Tudo em 1988, e Anjo Mau, de 1998.

Ainda na televisão, um de seus papéis mais conhecidos foi o Tio Victor, no Castelo Rá-Tim-Bum, série infantil produzida pela TV Cultura, nos anos 90. A série foi o maior sucesso da emissora, e o bordão “Raios e trovões”, até hoje é repetido por fãs do ator.

OFICINAS

XIV FESCETE oferece oficinas culturais gratuitas


Cursos de interpretação, mangá, moda e cultura caiçara fazem parte da programação do festival

Cumprindo sua missão de contribuir para o enriquecimento da vida cultural da Baixada, principalmente entre os mais jovens, o XIV FESCETE – Festival de Cenas Teatrais, vai oferecer gratuitamente durante a programação quatro oficinas culturais, destinados a crianças, jovens e adultos. As incrições são limitadas.

A primeira das oficinas é de Interpretação Teatral para Iniciantes, com 15 vagas. As aulas acontecem nos dias 19, 20, 23, 25 e 28 de junho, sempre das 10 às 12 horas, e terão aplicações técnicas de dinâmicas de grupo que permitem, num primeiro momento, explorar as habilidades criativas dos participantes, melhorando a performance perceptiva e interpretativa dos alunos. O conteúdo das oficinas aborda os seguintes pontos: observação, percepção, ritmo, improvisação, estudos teóricos e TCC.

A segunda oficina é de Noções Básicas do Traço do Mangá, que será ministrada por Rafael Andolfato, nos dias 22, 24, 29 de junho e 1º de julho, das 10 às 12 horas. O mangá é uma técnica de desenho em quadrinhos originária do Japão, de onde se difundiu para o resto do mundo. Para esta oficina, são oferecidas 10 vagas.

Durante o FESCETE também será promovido o Workshop de Moda e Carreira de Modelo (Passarela – Foto e Vídeo), com coordenação de Ciro Álvaro de Faria. Mestre e especialista em preparar talentos nas áreas de moda, dança, música, televisão, teatro e artes em geral, ele é responsável por captar, preparar e projetar modelos como Reynaldo Gianecchini, Cássio Reis, Thalma de Freitas, Ana Paula Arósio, entre outros. A oficina ocorre no dia 26, às 20 horas, no Teatro Guarany, e também será realizada seleção para o Desfile Performático, que acontece no encerramento do festival, no Teatro Coliseu, em 2 de julho.

A última das atividades é a Oficina Teatral "Cultura Caiçara", que acontece nos dias 29 e 30, das 14 às 18 horas.

Para as oficinas de interpretação de mangá, o recomendado é que as inscrições devem ser feitas antecipadamente no TESCOM - Escola de Teatro e Agência de Artistas e Técnicos, onde acontecem as aulas. Para as duas outras oficinas as inscrições acontecem até o dia dos eventos. O TESCOM fica na Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 195, Macuco. Mais informações pelo telefone 3233-6060.

PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL
 
Programação XIV FESCETE


Sexta, dia 18

Praça dos Andradas e Teatro Guarany

O festival é aberto a partir das 19h30, com o Cortejo Teatral “Recriando Sentidos”, que terá a presença de diversos artistas da Baixada Santista. Em seguida, às 20h30, no Teatro Guarany, acontece a Cerimônia de Abertura e homenagem a Sérgio Mamberti. A solenidade também contará com leitura dramática de textos inéditos de Patrícia Galvão, selecionados pela Dra. Lúcia Maria Teixeira Furlani, baseados em suas obras sobre a artista santista, que em 2010 faria 100 anos. O próprio Sérgio Mamberti, além da atriz Rafaela Perticarrari, farão esta apresentação.

Sábado, dia 19

TESCOM – Escola de Teatro (Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 195, Macuco)

Das 10 às 12 horas, é realizado o Workshop de Interpretação Teatral para Iniciantes, com os adolescentes inscritos.

Às 19 horas, acontece o Expotescom, com Painel Verde, que tem como tema “Recriando Sentido com a Sustentabilidade”. A coordenação é do fotógrafo Tito Wagner, e tem como artistas convidados Anaakauí, Anak Albuquerque, Luciano Briquet, Giovane Nazareth, Pedro Ranciaro.

Às 20 horas, tem início a mostra competitiva, na categoria Monólogo, com entrada a R$ 10,00. Serão apresentadas as cenas “Lenda do Setenta da Grade” (Cia. do Porão), “Werther” (Presepada), “Sônia” (Barata-Lispector), “A Gota D’água” (Ésquilo), “Antes do Café” (Taetro de Teatro), e “Memórias Emparedadas” (Grupo Zauara – Corpo de Arte). Em seguida, às 22 horas, tem Roda de Partilha da categoria.

Sesi (Av. Nossa Senhora de Fátima, 366, Jardim Santa Maria)

Em duas sessões, às 14 e às 16 horas, será apresentado o espetáculo/musical “Ibejis”, com direção de Paulo Faria, livre para todos os públicos. As encenações fazem parte do projeto “Viagem Teatral”. Os interessados devem retirar ingresso uma hora antes de cada sessão, no próprio Sesi.

Sesc (Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida)

A partir das 15 horas, é promovida a mesa redonda Recriando Sentidos: “A Mulher em Cena”, com especialistas da área cultural. O debate não é recomendado para menores de 16 anos, e os ingressos, gratuitos, devem ser retirados com antecedência no próprio Sesc.

Em seguida, será feita a leitura dramática do texto “A Segunda Pele”, com Kátia Baliano e Yara Nascimento. O texto é de Vera Souza Dantas, jornalista e especialista em Psicologia Jungiana. A direção é de Roberto Peres. O homenageado desta edição do FESCETE, o ator santista Sérgio Mamberti, fará uma participação especial.

Domingo, dia 20

TESCOM – Escola de Teatro

Das 10 às 12 horas, segue o Workshop de Interpretação Teatral para Iniciantes.

À noite, às 20 horas, começa a mostra competitiva, categoria Adulto (R$ 10,00 a entrada), com as cenas “Será o Benedito ou O Roubo do Santo” (Extravazante/Vivenciando a Arte), “Olhos de Pagu” (Arte e Estudo), “Esperando Godot” (Cia. Acro de Teatro) e “Babel” (Vivenciando a Arte). Logo depois, às 22 horas, acontece a Roda de Partilha da categoria.

Segunda-feira, dia 21

Teatro Guarany

Após Intervenção Cênica dos Doutores da Cultura, às 19h30 o local recebe mais cenas da mostra competitiva, categoria Adulto, com “Nosso Tempo” (Grupo Viva a Vida de Teatro para Afásicos), “Auto da Barca do Inferno” (Urani), “Sapatos Pretos” (Artistas em Ação – Secretaria de Cultura de São Vicente), “Barata-Lispector” (Barata-Lispector), “Olhos de Fazer Morder – Parte I” (TEP – Teatro Experimental de Pesquisas). Às 22 horas, tem Roda de Partilha da Categoria. Os ingressos para estas cenas são vendidos somente antecipadamente, no Tescom (Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 195, Macuco), a R$ 7,00.

Terça-feira, dia 22 de junho

TESCOM – Escola de Teatro

Das 10 às 12 horas, ocorre o curso Noções Básicas do Traço do Mangá, com Rafael Andolfato. São dez vagas.

Sesc-Santos - foyer

Às 18h30, é aberta a Exposição Itinerante 3D Baixo Impacto - “Experimentação e Descoberta”. A mostra tem concepção e coordenação de Tito Wagner, e fica no local dias 22 e 23.

Às 19 horas, tem início a mostra competitiva, categoria Estudantil, com as cenas “Sonho de uma Noite de Verão” (Núcleo de Teatro Anglo Santos), “Por Telefone” (Grupo Atrás da Cortina – Colégio Nascimento COC São Vicente), “A Abelha, a Cigarra, a Formiga e Outros Bichos” (OB-Cena – Objetivo em Cena São Vicente), “O Noviço” (Grupo de Teatro Liceu São Paulo), “Por Pensamentos, Palavras e Atos...” (Núcleo de Artes Cênicas Universitas), “O Misterioso Caso de Hannah Baker” (Cia. Teatral Pé no Palco – Colégio do Carmo), “DRT” (Grupo Atrás da Cortina – Colégio Nascimento COC São Vicente). Os ingressos são R$ 6,00.

Quarta-feira, dia 23 de junho

TESCOM – Escola de Teatro

Segue o Workshop de Interpretação Teatral para Iniciantes, das 10 às 12 horas.

Sesc-Santos

As cenas da categoria Estudantil têm início às 19 horas, com “Pescadores da Felicidade (Trup Triarte – Escola de Educação Especial 30 de Julho), “A Joaninha em 3 Atos” (OB-Cena – Objetivo em Cena Ponta da Praia), “Parlapatões, Patifes e Paspalhões” (Grupo Teatro Renascer – CER Jardim Rio Branco), “Anneliese” (Colégio COC Novomundo Praia Grande), “Nascido Para Torcer” (Troços em Cena – Colégio Leão XII), “A Bruxinha que Era Boa” (Cia. Teatral Colégio Onis), “Um Ensaio para Sônia” (Núcleo de Teatro Jean Piaget). Os ingressos custam R$ 6,00.

Teatro Guarany

A partir das 20 horas, o Grupo Alenvox apresenta “Seleção Brasileira”, com clássicos MPB em arranjos a quatro vozes, piano e percussão. Vocais: Bia Bolosco, Luis Weiss, Rafael Oliva. Direção musical, piano e vocal: Cybelle Pilipavicius. A entrada é gratuita.

Quinta-feira, dia 24 de junho

TESCOM – Escola de Teatro

Das 10 às 12, segue o curso Noções Básicas do Traço do Mangá, com Rafael Andolfato.

Às 17 horas, tem Roda de Partilha da Categoria Estudantil, das apresentações ocorridas no dia anterior.

A partir das 20 horas, será realizada a “Noite Integrada de Arte”, com apresentação do show “Pagu e Tantas Outras”, com o Grupo Multiversos, formado por Fabio Machado (violão), Márcio Dias (carrón), Neco (percussão) e Márcia Okida (voz). Os ingressos custam R$ 10,00.

Sexta-feira, dia 25 de junho

Tescom – Escola de Teatro

O Workshop de Interpretação para Iniciantes continua, entre as 10 e 12 horas.

Às 20 horas, ocorrem as apresentações da categoria Adulto. Serão encenadas “Aqueles Dois... Aqueles Todos” (Arte e Estudo), “Pés de Sado Mãos de Maso” (Tantras Coisas), “Os Gregos É que Sabiam o que Diziam... ou A História dos Cavaleiros, das Rãs e dos Pássaros” (Cia. das Artes e Etc. E Tal). Os ingressos são vendidos a R$ 10,00. Logo depois, às 22 horas, acontece a Roda de Partilha da Categoria.

Sábado, dia 26 de junho

Teatro Guarany

Às 14h45, tem intervenção dos Doutores da Cultura. Logo em seguida, a partir das 15 horas, acontecem as apresentações da categoria Mirim (ingressos vendidos antecipadamente no Tescom, a R$ 7,00). Serão encenados “O que É Melhor?” (Presepada Teens – Arte e Estudo), “A Floresta dos Sonhos” (Dom Liborzinho - Arte e Estudo Mirim), “O Natal de Juan e John” (Oficinas Culturais Secult São Vicente), e “Era uma Vez uma Bruxinha... Boa (Presepada Kids/Arte e Estudo Mirim). Às 17h30 tem Roda de Partilha da Categoria.

A partir das 20 horas, tem início o Workshop de Moda e Carreira de Modelo (Passarela – Foto e Vídeo), com Ciro Álvaro de Faria, com entrada franca. Mestre e especialista em preparar talentos nas áreas de moda, dança, música, televisão, teatro e artes em geral, ele é responsável por captar, preparar e projetar modelos como Reynaldo Gianecchini, Cássio Reis, Thalma de Freitas, Ana Paula Arósio, entre outros. Também acontece seleção para o Desfile Performático que acontecerá no encerramento do XIV FESCETE, no Teatro Coliseu, dia 2 de julho.

Sesi-Santos

Fazendo parte do projeto Viagem Teatral, às 20 horas será encenado o espetáculo adulto de horror-comédia “Nervo Craniano Zero”, com direção de Paulo Biscaia Filho. A peça não é recomendada para menores de 18 anos, e os ingressos devem ser retirados uma hora antes, no próprio Sesi.

Domingo, dia 27 de junho

TESCOM – Escola de Teatro

A partir das 9 horas, acontece a Roda de Partilha da categoria Estudantil.

Às 20 horas, seguem as apresentações da mostra competitiva, categoria Adulto, com as cenas “Stela, um Sonho de Liberdade” (Gextus – UniSantos), “Fando e Lis” (Arte e Estudo) e “Ametista” (Grupo Artístico Rinocerontes). Os ingressos são R$ 10,00. Às 22 horas, tem Roda de Partilha da categoria.

Sesc-Santos – Auditório

O local recebe a mesa-redonda “Produção Cultural”. Com a participação de autoridades, artistas e profissionais da Baixada Santista ligados ao teatro e às artes em geral, a mesa pretende discutir e oferecer novas soluções e rumos para a produção artística e cultural da região. As vagas, gratuitas, são limitadas, e os interessados devem retirar os ingressos com antecedência. Não recomendado para menores de 16 anos.

Sesi-Santos

Às 19 horas tem mais uma sessão do projeto Viagem Teatral, com o espetáculo adulto de horror-comédia “Nervo Craniano Zero”, com direção de Paulo Biscaia Filho. A peça não é recomendada para menores de 18 anos, e os ingressos devem ser retirados uma hora antes, no próprio Sesi.

Segunda-feira, dia 28 de junho

TESCOM – Escola de Teatro

Das 10 às 12 horas, é realizada mais uma aula do Workshop Gratuito de Interpretação Teatral.

As apresentações da categoria Adulto acontecem a partir das 20 horas, com “Caçadores da Desilusão” (Trupe Mato Verde Louro), “A Cantora Careca” (Arte e Estudo) e “Retiro dos Sonhos” (Taetro de Teatro). Em seguida, às 22 horas, é realizada a Roda de Partilha da categoria. Os ingressos são vendidos a R$ 10,00.

Terça-feira, dia 29 de junho

TESCOM – Escola de Teatro

Dando prosseguimento ao curso Noções Básicas do Traço do Mangá, com Rafael Andolfato, acontece mais uma aula, das 10 às 12 horas.

Das 14 às 18 horas, Oficina Teatral “Cultura Caiçara”. Gratuito. Inscrições no Tescom com até 30 minutos de antecedência.

Às 20 horas, ocorre o Cardápio Cênico - “Humor e Improviso”, com Fabíola Nascimento, João Paulo Pires, Márcia Marques e Zé Carlos Gomes. A entrada custa R$ 10,00.

Quarta-feira, dia 30 de junho

Teatro Guarany

Após intervenção dos Doutores da Cultura, às 19h15, o teatro recebe apresentações da categoria Adulto, a partir das 19h30, com as cenas “A-do(r)-le-ta(l)” (Eles), “Noites Brancas” (Cia. das Artes e Etc. e Tal), “Vincent” (Grupo Artístico Teatral Rinocerontes) e “Olhos de Fazer Morder – Parte II” (TEP – Teatro Experimental de Pesquisas). Às 22 horas, acontece a Roda de Partilha da Categoria. Os ingressos são vendidos antecipadamente, no Tescom, a R$ 7,00.

TESCOM

Das 14 às 18 horas, Oficina Teatral “Cultura Caiçara”. Gratuito. Inscrições no Tescom com até 30 minutos de antecedência.

Quinta-feira, dia 1º de julho

TESCOM – Escola de Teatro

Das 10 às 12 horas é realizada a última aula do curso Noções Básicas do Traço do Mangá, com Rafael Andolfato.

Teatro Guarany

Às 20 horas, tem apresentação do Espetáculo “Ventos Caiçaras”, no Núcleo Rosa do Mar, do Teatro do Pé. A direção é de Mateus Faconti. A entrada é gratuita, e não é recomendada para menores de 12 anos.

Sexta-feira, dia 2 de julho

Teatro Coliseu

O encerramento do XIV FESCETE acontece a partir das 20 horas, com Desfile Performático, com montagem e direção de Ciro Álvaro de Faria. A criação e confecção das roupas foram realizadas pelos alunos do curso de Design de Moda da Unimonte.

A cerimônia de encerramento também inclui entrega dos prêmios aos destaques desta edição, além da premiação do 6º Concurso Estudantil de Poesia, uma parceria entre o FESCETE e o curso de Letras da Unimonte.

Endereços:

• TESCOM – Escola de Teatro (Av. Cons. Rodrigues Alves, 195 - Macuco)

Tel: (13) 3233-6060

• Praça dos Andradas – Centro (em frente à Rodoviária de Santos)

• Teatro Guarany (Pça dos Andradas, 100 - Centro)

• Sesi Santos (Av. Nossa Senhora de Fátima, 366 – Santa Maria)

• Sesc Santos (Av. Conselheiro Ribas, 136 – Aparecida)

• Teatro Coliseu (Rua Amador Bueno, 237 – Centro)

Observações:

Imagens Digitais:

Fotografia e Filmagem Digital

Interessados devem solicitar os registros com antecedência:

Responsável: Tito Wagner – (13)9108-8512 ou (13)3027-7486

ACONTECE/FESCETE TV ARTE:

Exibições de Programas Especiais – TV ARTE

Realização: TV Primeira – São Vicente

Produção Cia. Recriapalhando.

Programação também pelo site:

http://www.estudiotescom.com.br/

Serviço

XIV FESCETE – Festival de Cenas Teatrais - “Recriando Sentidos”

De 18 de junho a 02 de julho

Locais:

Tescom (Av. Rodrigues Alves, 195 - Macuco)

Teatro Guarany (Pça dos Andradas, 100 - Centro)

Sesi Santos (Av. Nossa Senhora de Fátima, 366 – Santa Maria)

Sesc Santos (Av. Conselheiro Ribas, 136 – Aparecida)

Teatro Coliseu (Rua Amador Bueno, 237 – Centro)

Preços: R$ 6,00 a R$ 10,00 (Parte das apresentações é gratuita)

Mais informações para a imprensa ou agendamento de entrevista:

TESCOM: (13) 3233-6060

Pedro Norato: (13) 9111-0722

Atenciosamente,

Márcio Garoni

Jornalista

Tel: (13) 8112-4303

MSN: marciogaroni@hotmail.com

Gtalk: marciogaroni@gmail.com

Skype: marciogaroni

Imprensa TESCOM - Escola de Teatro & Agência de Artistas e Técnicos

Márcio Garoni

Jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário