terça-feira, 22 de novembro de 2011

III Festival Palco Giratório Jacarepaguá-Brasil, Praia Seca (Rio de Janeiro)



Na 5ª e última semana do III Festival Palco Giratório Jacarepaguá-Brasil será apresentada, na Praça Seca, o espetáculo de intervenção urbana "Caminhos". Abaixo a programação do fim de semana. Anexo fotos.


Dia 24/11, quinta-feira, às 18:30h, no Teatro Escola Sesc – Espetáculo “Evangelho Segundo São Mateus”, com o grupo Delírio, do Paraná – TEXTO e DIREÇÃO: Edson Bueno | ELENCO: Regina Bastos, Luiz Carlos Pazello, Marcelo Rodrigues, Janja e Diego Marchioro | SINOPSE: Comédia a partir do acontecimento dramático do desaparecimento de um filho e seu hipotético retorno à casa dos pais depois de um longo período, mãe, namorada, irmão e pai iniciam uma investigação emocional e psicológica pelos caminhos percorridos pelo rapaz em sua longa ausência. O conflito familiar é o ponto de partida para uma longa reflexão sobre a condição humana, no que ela tem de bela, doce, engraçada, cruel e trágica. Mateus, o filho que retorna, é um segredo a ser desvendado pelo público. Os personagens dialogam abertamente com a plateia sobre suas expectativas, medos, ansiedades e desejos. Tentam viver seus personagens e, simultaneamente, refletem sobre a condição de atores que representam um drama, nem sempre agradável, diante de um público nem sempre receptivo. Um exercício de radicalidade dramatúrgica e rompimento dos padrões naturais de interpretação. | CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: 14 anos | DURAÇÃO: 70 minutos

Dia 25/11, sexta-feira, às 18:30h, no Teatro Escola SescEspetáculo “DentroFora”, com o grupo In.co.mo.de-te, do Rio Grande do Sul – DIREÇÃO: Carlos Ramiro Fensterseifer | ELENCO: Nelson Diniz e Liane Venturella | SINOPSE: Drama. Metáfora sobre o ser humano contemporâneo. Conta o momento em que duas personagens, chamadas apenas Homem e Mulher, se encontram presas em duas caixas. A peça explicita a imobilidade do ser humano perante a vida. | CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: 14 anos | DURAÇÃO: 48 minutos

Dia 26/11, sábado, às 16:30h, na Praça Barão de Taquara, Praça SecaEspetáculo “Caminhos – Uma Intervenção Urbana”, com a Cia. Inviezada, do Rio de Janeiro – DIREÇÃO: Zé Alex | ELENCO: Alexandre Vollu, Carolina Moraes, Claudia Martins, Marcelo Valentim, Natalia Soarez, Raphael Cassou, Regina Ramos e Viviane Oliveira | SINOPSE: Neste espetáculo itinerante o espectador é convidado a “ouvir” a sua cidade, o seu cotidiano, o seu entorno e a observar o seu meio de outro ângulo. Caminhos é um mergulho no mundo e nas questões do homem, da contemporaneidade e das relações com o meio que o cerca. A cidade passa então a ser não apenas o cenário, mas também fonte de inspiração para a construção dos personagens e do conteúdo dramatúrgico. O texto é construído não só pelos atores durante o trajeto, mas também pelo espectador. Assim como a própria cidade, com seus carros, ruas, prédios e pessoas que vão e vêm, a narrativa entra em consonância com o movimento da urbe. O texto encontra as suas imagens e palavras nas cenas do cotidiano de uma grande metrópole. | CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: 14 anos | DURAÇÃO: 50 minutos

Dia 27/11, domingo, às 18:30h, no Teatro Escola SescEspetáculo “Cabanagem”, com o grupo O Corpo de Dança do Amazonas, do Amazonas – CONCEPÇÃO e COREOGRAFIA: Mário Nascimento | DIREÇÃO ARTÍSTICA: Monique Andrade e Getúlio Lima | ELENCO: Adan Souza, Adriana Góes, André Duarte, Ângela Duarte, Baldoino Leite, Fabian Aarão, Flávio Soares, Gentil Neto, Getúlio Lima, Helen Rojas, Liene Neves, Marilucy Lima, Meire Jane Melo, Rosely Reis, Sumaia Farias e Valdo Malaq | SINOPSE: Espetáculo não-narrativo, apropria-se da essência da Cabanagem e utiliza a linguagem do coreógrafo Mário Nascimento para traduzir o espírito de resistência, de luta, de revolta e de preservação das culturas do local. A Cabanagem foi uma revolta popular na qual negros, índios e mestiços se insurgiram contra a elite política regencial. Diversas batalhas fizeram com que o movimento ficasse marcado pela violência. A pesquisa para o espetáculo partiu da literatura de Márcio Souza e Marilene Corrêa. | CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: Livre | DURAÇÃO: 50 minutos

SERVIÇO
 III Festival Palco Giratório Jacarepaguá-Brasil
Teatro Escola SESC | Avenida Ayrton Senna nº 5677, Jacarepaguá
Praça Barão de Taquara| Av. Cândido Benício, Praça Seca
Informações: (21) 3214-7404, das 9h às 19h
Ingressos: GRÁTIS
-- 

assessoria de imprensa Ney Motta
21 8718-1965 | contato@neymotta.com.br
www.neymotta.com.br


Release 
Único circuito de artes cênicas de grande porte a percorrer o Brasil, em itinerância, acontece em Jacarepaguá até o dia 27 de novembro.

Acontece no período de 27 de outubro até 27 de novembro de 2011, no TEATRO ESCOLA SESC, a terceira edição do FESTIVAL PALCO GIRATÓRIO JACAREPAGUÁ-BRASIL com apresentações que compõe um mosaico de 21 espetáculos vindos de 10 estados brasileiros. 16 grupos do Amazonas, Ceará, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe, cujos trabalhos foram selecionados para circulação durante o ano corrente, no Circuito Palco Giratório, promovendo uma infinidade de experiências estéticas em centenas de cidades de todos os estados brasileiros, apresentam durante 1 mês de programação, no Teatro Escola Sesc, espetáculos com linguagens de diferentes vertentes: teatro adulto, de bonecos, de rua, de animação, de intervenção urbana, infantil, musical, circo e dança contemporânea.

Uma das singularidades do projeto Festival Palco Giratório é que ele tornou-se o único circuito de artes cênicas de grande porte a percorrer o Brasil, em ininerância, privilegiando as mais diferentes formas de linguagem.

– A ideia do Festival surgiu no desenvolvimento do projeto como uma forma de criar um diálogo entre as artes cênicas e a cidade. Ao todo são 9 festivais Palco Giratório durante o ano, acontecendo nas cidades: Fortaleza, Rio, Florianópolis, Porto Alegre, São Paulo, Curitiba, Porto Velho, Recife e Cuiabá – comenta Sidnei Cruz, assessor de cultura da Escola SESC de Ensino Médio.

A programação oferece ainda: oficinas de teatro com os grupos; conversas com o público, após cada apresentação; e o Pensamento Giratório, quando um mediador convidado debate com o grupo e o público a cerca de um assunto escolhido pelo grupo, geralmente seu tema de pesquisa. Tudo de graça!


1ª SEMANA: 27/10 ATÉ 30/10
Dia 27/10, quinta-feira, às 18:30h – Espetáculo “Acorda Zé, a comadre tá de pé”, com o Grupo Teatral Moitará/RJ
Dia 28/10, sexta-feira, às 18:30h – Espetáculo “Cartas de Rodez”, com a Amok Teatro/RJ
Dia 29/10, sábado, às 18:30h – Espetáculo “Kabul”, com a Amok Teatro/RJ
Dia 30/10, domingo, às 18:30h – Espetáculo “De-Vir”, com a Cia Dita/CE

2ª SEMANA: 03 ATÉ 06/11
Dia 03/11, quinta-feira, às 15h – Espetáculo “Frankenstein”, com a Cia Polichinelo/SP
Dia 04/11, sexta-feira, às 18:30h – Espetáculo “Rebú”, com o grupo Teatro Independente/RJ
Dia 05/11, sábado, às 18:30h – Espetáculo “Cachorro!”, com a Cia Teatro Independente/RJ
Dia 06/11, domingo, às 18:30h – Espetáculo  “A Galinha Degolada”, com a Persona Cia de Teatro/SC

3ª SEMANA: 10/11 ATÉ 13/11
Dia 10/11, quinta-feira, às 18:30h – Espetáculo “Concerto de Ispinho e Fulô”, com a Cia do Tijolo/SP
Dia 11/11, sexta-feira, às 18:30h – Espetáculo “Uma toada para João e Maria”, com a Cia do Tijolo/SP
Dia 12/11, sábado, às 18:30h – Espetáculo “A tecelã”, com o grupo Caixa do Elefante/RS
Dia 13/11, domingo, às 16:30h – Espetáculo “É nóis na xita”, com o grupo Namakaca/SP

4ª SEMANA: 17/11 ATÉ 20/11
Dia 17/11, quinta-feira, às 18:30h – Espetáculo “No pirex”, com o grupo Armatrux, de Minas Gerais
Dia 18/11, sexta-feira, às 18:30h – Espetáculo “Leve”, com o grupo Coletivo Lugar Comum, de Pernambuco
Dia 19/11, sábado, às 15h – Espetáculo “O fio mágico”, com o grupo Mão Molenga Teatro de Bonecos, de Pernambuco
Dia 19/11, sábado, às 16:30h – Espetáculo “O mundo tá virado”, com o grupo Imbuaça, de Sergipe
Dia 20/11, domingo, às 18:30h – Espetáculo “A grande serpente”, com o grupo Imbuaça, de Sergipe

5ª SEMANA: 24/11 ATÉ 27/11
Dia 24/11, quinta-feira, às 18:30h – Espetáculo “Evangelho Segundo São Mateus”, com o grupo Delírio, do Paraná
Dia 25/11, sexta-feira, às 18:30h – Espetáculo “DentroFora”, com o grupo In.co.mo.de-te, do Rio Grande do Sul
Dia 26/11, sábado, às 16:30hEspetáculo “Caminhos – Uma Intervenção Urbana”, com a Cia. Inviezada, do Rio de Janeiro
Dia 27/11, domingo, às 18:30h – Espetáculo “Cabanagem”, com o grupo O Corpo de Dança do Amazonas, do Amazonas

Nenhum comentário:

Postar um comentário