quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Livro sobre o Theatro Mvnicipal de São Paulo é lançado (São Paulo, SP)




Lançamento do livro “Theatro Mvnicipal de São Paulo: 100 anos – Palco e Plateia da Sociedade Paulistana” será sexta-feira 2 de dezembro, na Livraria Cultura

Livro conta cem anos de história do Teatro Municipal de São Paulo e traz acervo inédito

Produzida e editada pela Dado Macedo Edições, a obra traz relatos históricos e imagens que são verdadeiras relíquias de acervo – em grande parte, inéditas ao público – e conta com novos registros sob a ótica do renomado fotógrafo e arquiteto Cristiano Mascaro.
Com o título Theatro Mvnicipal de São Paulo: 100 anos - Palco e Plateia da Sociedade Paulistana, realização de um antigo sonho do produtor cultural Carlos Eduardo Macedo, a publicação conta a trajetória do teatro e sua relação com a cidade de São Paulo.
O lançamento acontece como parte das festividades do Teatro Municipal de São Paulo que, em 2011 completa o primeiro século de existência como um dos maiores ícones da cultura brasileira, da arquitetura paulistana, protagonista da urbanização da cidade e da Semana de 22.
Com 200 páginas e aproximadamente 300 fotos e ilustrações, a obra narra fatos importantes da cidade a partir da construção do Teatro, idealizada no final do século XIX pelo arquiteto Ramos de Azevedo. Na publicação, pesquisada pela historiadora e jornalista Márcia Camargos, são retratadas todas as fases deste patrimônio histórico, que, além dos modernistas, foi palco para grandes nomes, entre Maria Callas, Villa-Lobos, Enrico Caruso, Arturo Toscanini, Cláudio Arau, Arthur Rubinstein, Ana Pawlova, Nijinsky, Isadora Duncan, Nureyev, Margot Fonteyn, Baryshnikov, Duke Ellington, Miles Davis,Ella Fitzgerald, Astor Piazzolla e tantos outros, responsáveis por incluir a cena paulistana no eixo da cultura de vanguarda mundial.

Herança

Segundo o editor Carlos Eduardo Macedo, a iniciativa de publicar a história do Teatro Municipal vem de longa data, herdada pelo também editor Luciano Cerri, falecido em 1998. “Podemos afirmar que a saga deste projeto tem início em 1973, quando o jovem Cerri salvou de um final trágico um acervo contendo todos os programas da história do Teatro”, conta Macedo.
“Na época, a editora responsável pelos programas do Teatro faliu, e o destino de tal acervo seria certamente o lixo. Cerri, que trabalhava na editora por causa de sua paixão pela ópera e pelo mundo das artes em geral, resgatou esse material e somou à coleção que já possuía. Parte do acervo foi doado ao teatro na década de 80”. Macedo comenta que o editor manteve o arquivo preservado pelo resto da vida, até que, quatro anos antes de sua morte e já debilitado, Cerri lhe apresentou o que seria o primeiro esboço do livro.

Lançamento

Na sexta-feira 2 de dezembro, ocorre a noite de autógrafos na Livraria Cultura do Conjunto Nacional (Avenida Paulista, n° 2073, Bela Vista São Paulo – próximo à estação Consolação do Metrô). O evento acontece das 18h30 às 21h30, no piso térreo da loja principal, com a presença dos autores da obra.
Sobre a DMP

A Dado Macedo Produções Artísticas surgiu em 1995 com a missão de promover iniciativas de resgate, preservação, divulgação, e intercâmbio  da cultura brasileira. Atua na área de criação, planejamento e execução de projetos culturais, além de interagir com o terceiro setor para oferecer ao mercado práticas voltadas a sustentabilidade, responsabilidade social e promover a inclusão social, direito humanos e a cidadania. Presta também assessoria em leis de incentivo fiscal, com o objetivo de ajudar a ampliar o número de empresas e entidades que patrocinam cultura no Brasil, através do serviço de bureau que orienta os interessados a planejar suas ações no âmbito cultural. A Dado Macedo Edições surgiu para atender a demanda de publicações editoriais da própria produtora.

 INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Theatro Mvnicipal de São Paulo: 100 anos – Palco e Plateia da Sociedade Paulistana
Editado por  Dado Macedo Edições
ISBN 978-85-65117-00-5
200 páginas
1ª edição
2001
R$ 98,00

 Erika Alexandra Balbino
Baobá Comunicação, Cultura e Conteúdo
Rua Porangaba, nº 149, Bosque da Saúde
04136-020 - São Paulo - SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário