quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Nativação apresenta A Busca - Qual o Sentido da Vida (São Paulo, SP)


Emerson Natividade em "A Busca"

NATIVAÇÃO - GRUPO DE PESQUISA TEATRAL apresenta

A Busca

Pió íne to nóima tis zoís? (Qual o sentido da vida?)

Sinopse

“O Grupo de Pesquisa Teatral Nativação propondo a democratização”. Em algum lugar um indivíduo chamado Vidarta questiona o mundo em que vive e sua própria existência usando por base a filosofia universal. Nessa busca, revela-se a importância relativa dos anseios materiais, da luta política e das diretrizes morais que permeiam as relações sociais e principalmente, as relações humanas. O texto aborda de Sócrates, Pitágoras, Heráclito, Nitz, Freud, Jung, Bob Marley, Che Guevara, Jesus Cristo, etc...

“Nosso trabalho não objetiva somente uma conscientização social, mas principalmente, uma conscientização humana.”

Grupo Nativação

O Grupo de Pesquisa Teatral Nativação foi criado no dia 04 de maio de 2002, por Emerson Natividade. O trabalho do grupo é voltado a uma profunda pesquisa teatral, tentando buscar algo que foi perdido na história teatral, e assim sendo, acreditamos que somente através de “tal” é possível um trabalho responsável, harmônico e qualitativo.

O Grupo nasceu de um trabalho voltado ao suigeneris, ou seja, a transformação, o diferente, o desconhecido, o novo. Buscamos no trabalho uma ação diferente ao corpo, um movimentar objetivo, algo dinâmico propondo na ação o não pensamento, para não cair no clichê técnico. Além do que, buscamos seriedade e profissionalismo. Tentando levar ao teatro uma arte real. Em nosso trabalho podemos identificar a política, o comércio, o sexo, o animal, o indivíduo, etc. Universal, impermanente, material e espiritual.

Assuntos abordados no primeiro trabalho, que faz parte da linha teatro do absurdo, – vida, sociedade, cultura, dança, ilusionismo, política, mundo, planeta, morte, (racional e irracional – espiritualidade). Esta primeira montagem incluiu dois textos – “Viagem” e “Vida Mundo; Dança Morte”, ambos de autoria de Emerson Natividade, com direção teatral do próprio. São textos com poucas personagens, vislumbrando pouco cenário, intensa iluminação, isto é, objetivando o ator em cena, dentro de um conjunto cênico.

O segundo trabalho do grupo, em 2003, seguindo a linha do teatro realista, foi “Oração Para Um Pé de Chinelo”, de Plínio Marcos, com direção de Dizoneth. Ficou em cartaz no Teatro Augusta, Teatro Alfredo Mesquita e NCN – USP. Mesmo com a mudança de gênero teatral, o grupo segue a mesma filosofia.

De janeiro de 2004 a dezembro de 2007, o Grupo Nativação estreou e desenvolveu um monólogo, também com dramaturgia de Emerson Natividade, “A Busca - (Qual o sentido da vida?)”. Retomando a temática do início de trabalho. “A Busca” faz parte de uma trilogia, que será completada pelas montagens dos textos “Analogia” e o “Pensamento”.

Voltamos com esse trabalho de pesquisa no segundo semestre de 2010, com o monologo A Busca (Qual o sentido da vida?).

Nenhum comentário:

Postar um comentário