quinta-feira, 17 de março de 2011

Atividades do Centro de Reciclagem de Atores no Maria Clara Machado (RJ)


TEATRO MARIA CLARA MACHADO / PLANETÁRIO, RJ

Em março começa o segundo ano de extra-atividades do Teatro Maria Clara Machado, como Centro de Reciclagem de Atores e o Processo de Encenação. E nomes como: Hamilton Vaz Pereira, Thierry Trémouroux, Daniel Herz e João Marcelo Pallottino.

Como é a vida do ator? Quais os caminhos para os recém-formados ingressarem no mercado de trabalho? Como esta o aquecimento da dramaturgia no Rio de Janeiro? Como se mostrar? ... Pensando nessas perguntas, a atriz e autora Cristina Fagundes, diretora artística do Teatro Maria Clara Machado, criou o CRA (Centro de Reciclagem de Atores) e segue com grande sucesso e procura para seu segundo ano.

“O CRA foi criando para atores profissionais e tem a missão de treinar, reciclar e manter aquecidos os atores que saíram das escolas profissionais de teatro e ficam perdidos com o registro nas mãos sem saber como entrar (e como é) o mercado de trabalho. Além do treinamento, vamos dar palco para os atores se mostrarem.” Explica Cristina.

No seu primeiro ano de funcionamento o CRA reuniu cerca de 200 atores profissionais, que tiveram encontros/aulas com cerca de 30 professores diferentes, gerando trocas artísticas e movimentando a classe artística. Uma característica do Centro é contar com professores/diretores que tenham nome e influencia de mercado, como Domingos de Oliveira, Amir Haddad, Daniel Herz, Christiane Jatahy, Marcio Libar, Hamilton Vaz Pereira, Jefferson Miranda, Ivan Sugahara, entre outros.

O treinamento é estruturado em módulos bimestrais, com dois diretores/professores por módulo e conta com uma noite aberta para os atores mostrarem seus trabalhos que estão na “manga” (esquetes, performances, solos...) a produtores de elenco e profissionais da área. Além disso, o curso oferece informações, contatos e dicas semanais sobre o mercado de trabalho através do Mural Virtual e conta com uma mini-biblioteca gratuita de livros da área para os atores se reciclarem. A RECICLAGEM DE ATORES, com aulas/treinamento para atores profissionais todas as SEGUNDAS das 19h às 22h, no teatro.

O PROCESSO DE ENCENAÇÃO, voltado para a criação de um espetáculo com diretores convidados. O primeiro Processo de Encenação começará dia 22 de março, sob o comando dos diretores Daniel Herz e João Marcelo Pallottino, que conduzirão uma investigação sobre a comicidade para construírem juntos um espetáculo. Após esse tempo, entrarão em cartaz com uma temporada de cinco semanas no teatro, sempre às quintas-feiras às 20h.

O processo terá duração de dois meses e meio e acontecerá todas as terças e quintas das 10h às 12h no teatro. “O ator fica muito sozinho ao sair das escolas e precisa continuar a treinar e se articular para conseguir realizar bons trabalhos.”, acredita Cristina. O preenchimento das vagas para o Reciclagem ou Processo de Encenação é realizado via seleção curricular. Ponto essencial para participar é ter o registro profissional.

Programação:

De 21 de março a 11 de abril: aulas com Hamilton Vaz Pereira

De 18 de abril a 09 de maio: aulas com Thierry Trémouroux

Dia 16 de maio: ensaio para a Noite Aberta

Dia 23 de maio: Noite Aberta do Centro de Reciclagem de Atores.

CRA – CENTRO DE RECICLAGEM DE ATORES

Teatro Maria Clara Machado (Planetário da Gávea) – Av. Padre Leonel França, 240 - Gávea

Tel.: 21 2274-7722

Sobre a idealizadora: Cristina Fagundes é uma mente inquieta, atualmente esta nos seguintes projetos: projeto clube da cena – clubedacena.blogspot.com, como diretora geral, autora e atriz; Comédia Minuto (co-autora e atriz desse micro-programa de humor pra internet que está em fase de edição), é idealizadora e coordenadora do Centro de Reciclagem de Atores, diretora artística do Teatro Maria Clara Machado, está ensaiando uma peça como atriz com o autor e diretor Leandro Muniz (um dos redatores do Tudo Junto e Misturado) e está implantando em abril o Café-Clube de Dramaturgia, no Maria Clara Machado e ainda está com dois textos seus na peça “Igual a Você”, dirigidos por Ernesto Piccolo e interpretados por Camila Morgado.

Informação de imprensa: Lidy Marx

MarxComunicação!

21 7851-4832 / ID: 83*3642

21 8105-0659 / 3439-6758

lidymarx@globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário