segunda-feira, 28 de março de 2011

Histórias da Carochinha no Teatro de Câmara Túlio Piva (Porto Alegre, RS)


Histórias da Carrocinha estréia neste sábado

Contos de Javier Villafañe são apresentados pelo irreverente cachorro Abelardo

Integrando as comemorações dos 20 anos da companhia A Caixa do Elefante, estréia no dia 02 de abril, às 16h, Histórias da Carrocinha, destinado ao público infantil. A montagem fica em cartaz até o dia 24 de abril, sempre aos sábados e domingos, às 16h.

As Histórias da Carrocinha são apresentadas pelo irreverente cachorro Abelardo, boneco já conhecido do público porto-alegrense. Ao todo, são 14 bonecos manipulados por Mário de Ballentti e Paulo Balardim, que englobam ainda outras técnicas de manipulação, como varas e luva com varas.

Já com quatorze anos de sucesso, “Histórias da Carrocinha” é uma homenagem ao grande mestre-bonequeiro argentino Javier Villafañe, que com sua “Andariega” percorreu a América - Latina e o mundo contando suas histórias por meio de seus títeres. Utilizando três textos do mestre Javier, “O Padeiro e o Diabo” (“El Panadero y el Diablo”), “A Rua dos Fantasmas” (“La Calle de los Fantasmas”) e “O Vendedor de Balões” (“El Vendedor de Globos), esse universo é salientado ainda mais pelo cenário, que nos remete à Andariega - pequena carroça que servia de palco para Javier Villafañe - e da linguagem dos bonecos de luva, técnica de manipulação usada pelo artista argentino.

Resumo das histórias:

O Vendedor de Balões - Um vendedor é abordado pelo Sr. Unhoso, que tem em mente furar todos os seus balões com suas longas e pontudas unhas.

A Rua dos Fantasmas - O corajoso Joãozinho e sua noiva Maria se vêem às voltas com uma família de fantasmas que insiste em assombrá-los.

O Padeiro e o Diabo - Um destemido padeiro enfrenta o pior de todos os diabos: o Diabo dos Três Rabos.

EXPOSIÇÃO

Outra atração para quem for assistir ao espetáculo é visitar a exposição CAIXA DO ELEFANTE: 20 ANOS, em cartaz no saguão do Teatro de Câmara. O público pode conhecer os diversos trabalhos da companhia realizados em teatro e vídeo. Idealizada pelo fundador do grupo - o artista plástico Mário de Balenti - a mostra inclui fotos e instalações que retratam a trajetória de um dos grupos mais premiados do Estado. Entre os div ersos fotógrafos que participam, estão: Myra Gonçalves, Cláudio Etges, Fabiana Beltrami, Mario de Ballenti, Paulo Balardim, Roseane de Souza, entre outros. A mostra fica aberta à visitação até 17 de abril.

SERVIÇO:

O Quê: “Histórias da Carrocinha” - espetáculo teatral (infantil) com a companhia A Caixa do Elefante.

Quando: De 02 a 24 de abril de 2011, aos sábados e domingos, às 16h.

Onde: Teatro de Câmara Túlio Piva (Rua da República, 575), fone: (51) 3289-8093, Cidade Baixa, Porto Alegre.

Quanto: INTEIRA: R$ 20,00. Desconto de 50% para idosos e associados ao SATED. Estudantes e sócios do Clube do Assinante ZH (+ 1 acompanhante) tem 20% de desconto.

Gênero: Teatro de bonecos

Duração: 45 minutos

Classificação etária: Livre

Capacidade: 210 lugares

Recursos: Estacionamento (vagas limitadas) e ar condicionado

Contatos com o grupo: (51)7815.9544

Apoio: RBS TV - TV COM - TV E - Rádio FM Cultura 107,7 - Clube do Assinante ZH

Este projeto foi contemplado pela Fundação Nacional de Artes – FUNARTE no Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2010

Para mais informações, acesse: http://www.caixadoelefante.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário