terça-feira, 6 de dezembro de 2011

As Três Velhas, de Jodorowsky, no Centro Cultural São Paulo (SP)



 
 “As Três Velhas”, de Alejandro Jodorowsky,
no CCSP

Após sucesso de público e de crítica no Espaço Galpão do Folias, a montagem que conta com Maria Alice Vergueiro, Luciano Chirolli, Danilo Grangheia e Marco Luz, continua temporada na capital paulista no CCSP.

 “Noite escura da alma/ Não peço uma estrela / Somente um vagalume”
Trecho da peça “As Três Velhas”, de Alejandro Jodorowsky

Tudo começou há três anos, quando Maria Alice Vergueiro e Luciano Chirolli decidiram retomar uma antiga parceria e fundaram a companhia Teatro Pândega. Em 2010, pisaram juntos nos palcos paulistanos, ao lado de Pascoal da Conceição, e trouxeram pela primeira vez ao Brasil o original de “As Três Velhas”, do chileno Alejandro Jodorowsky.
A estreia deu início a uma turnê de sucesso que levou o universo peculiar de Jodorowsky não só ao público de São Paulo em 2011, como também ao Rio de Janeiro, Brasília, Londrina (FILO), Florianópolis e, recentemente no Galpão do Folias, (SP). 
Após turnê nas quatro cidades brasileiras, o Teatro Pândega presenteia o público de SP, cidade de origem do grupo, com o retorno de “As Três Velhas”. Desta vez, o teatro escolhido foi a intimista e experimental Sala Jardel Filho do Centro Cultural São Paulo (CCSP). A nova temporada traz o premiado na categoria de ator, pelo APCA 2010, Danilo Grangheia, no papel da personagem Graça, contracenando com Luciano Chirolli (Melissa), prêmio Shell de Melhor Ator no ano de 2010, com “As Três Velhas”.


O universo Melodramático Grotesco de Alejandro Jodorowsky

Duas marquesas decadentes, octogenárias, Melissa (Luciano Chirolli) e Graça (Danilo Grangheia), vivem em uma mansão em ruínas, devastadas pela fome e pelo abandono, sempre vigiadas pela centenária criada Garga (Maria Alice Vergueiro). Como numa fábula, uma única noite de assombrosas revelações familiares transformará para sempre a história dessas estranhas figuras. Riso e tragédia se misturam em um gênero inesperado, batizado pelo próprio autor, Alejandro Jodorowsky, de melodrama grotesco.

O Teatro Pândega, companhia fundada há três anos por Maria Alice Vergueiro, Fábio Furtado e Luciano Chirolli, será o primeiro grupo a encenar “As Três Velhas”. “Até hoje só a Bélgica fez uma montagem desse texto, utilizando marionetes. O que estamos realizando é inédito mundialmente”.  – afirma Maria Alice Vergueiro.

A peça une os históricos de Maria Alice Vergueiro e Jodorowsky, ambos da mesma geração e com atuações no teatro de vanguarda.


Alejandro Jodorowsky

Nascido em 1929, em Tocopilla, no Chile, Alejandro Jodorowsky, artista da contracultura, começou a ganhar reconhecimento internacional nos contestadores anos 1960 e 1970 e foi apontado como um dos precursores da arte multimídia. Artista de múltiplos talentos, além de cineasta e dramaturgo, também se consagrou como quadrinista após o sucesso de “Incal”, em parceria com Moebius.

Autor de seis longas-metragens, seu primeiro filme “Fando e Lis”, apresentado durante o Festival de Acapulco, México, causou enorme alvoroço. “El Topo”, sua segunda película, utiliza o western norte-americano como ponto de partida para o desenrolar da viagem espiritual humana. Graças à admiração expressa de Yoko Ono e John Lennon, “El Topo” alcançou enorme repercussão no cinema não-comercial.

Uma das inspirações para a presente montagem de “As Três Velhas” foi o cult “Santa Sangre”, um de seus filmes mais recentes e prestigiados.

Ficha Técnica:

Realização e Produção: Luciano Chirolli Produções Artísticas
Texto: Alejandro Jodorowsky
Idealização: Teatro Pândega
Direção: Maria Alice Vergueiro
Elenco: Maria Alice Vergueiro, Luciano Chirolli, Danilo Grangheia e Marco Luz
Tradução: Fábio Furtado
Assistência de Direção: Carolina Splendore, Aila Rodrigues e Viviane Palandi
Direção de Produção e Administração: Marcio Gallacci
Produção Executiva: Elisete Jeremias
Assistente de Produção e Direção de Palco: Tiago Miranda
Direção de Arte: Simone Mina e Carol Bertier
Desenho de Luz: Alessandra Domingues
Programação Visual: Simone Mina e Carolina Bertier
Design Gráfico: Natália Zapella
Fotógrafo: Fábio Furtado
Desenhos: Ricardo Reis
Trilha Sonora Original: Otavio Ortega
Cenotécnia Artística: Cenotech Cenografia


SERVIÇO:
“As Três Velhas”, de Alejandro Jodorowsky
Com Maria Alice Vergueiro, Luciano Chirolli e Danilo Grangheia
Direção: Maria Alice Vergueiro
Período: de 24 de novembro a 18 de dezembro
Duração: 60min
Local: CCSP (Centro Cultural SP) – Sala Jardel Filho
Horários e Dias: sempre de quinta a sábado às 21hs e domingos às 20hs
Valores dos Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia)
Endereço: Rua Vergueiro, 1000. 
Número de lugares: 321 lugares
Desaconselhável para menores de 18 anos
Venda de ingressos: na bilheteria (terça a domingo, das 10h às 22h), pelo tel. 4003-2050 (Ingresso Rápido) ou pelo site www.ingressorapido.com.br.

Possui acesso e facilidades para portadores de necessidades especiais
 Café
Estacionamento ao lado.  
Somente dinheiro


                                                 Assessoria de Imprensa “As Três Velhas”:
Assessoria de Imprensa: Baobá Comunicação
11 3482-2510 | 11 3482-6908

Brunno Almeida Maia
Baobá Comunicação, Cultura e Conteúdo
Rua Porangaba, nº 149, Bosque da Saúde
04136-020 - São Paulo - SP
(11) 3482-2510 | 3482-6908

Nenhum comentário:

Postar um comentário