segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Indicados ao Prêmio CPT 2011, categorias adulto e infantil (São Paulo)



 Lista de indicados ao Prêmio CPT 2011
1° e 2° Semestres 

Comissão julgadora do Prêmio CPT 2011.
1° Semestre:
Evaristo Martins de Azevedo Maria Tendlau Roberto Rosa Sebastião Milaré
Alexandre Mate (Colaborador)
2° Semestre:
Evaristo Martins de Azevedo Roberto Rosa Alexandre Mate
Simone Grande 

Lista de indicados:
1º Semestre
1 - Dramaturgia: criação individual ou coletiva em espetáculo apresentado em sala convencional, rua ou espaço não convencional
1. “Rudifran Pompeu" por “Marulho – O Caminho do Rio", Grupo Redimunho
2. “Verônica Gentilin e argumento de Nelson Baskerville” por "Luis Antônio Gabriela", Cia Muzungá de Teatro
3. “Leonardo Moreira” por "O Jardim", Cia. Hiato
2º Semestre
1 - Dramaturgia: criação individual ou coletiva em espetáculo apresentado em sala convencional, rua ou espaço não convencional
1. “Eduardo Moreira” por Prometheus: “A tragédia do fogo”, Cia. Teatro Balagan
2. “Julio Santi” por “O mestre de Obra”
3. “Paulo Faria” por “Cine Camaleão, a boca do lixo”, Grupo Pessoal do Faroeste
1º Semestre
2 - Direção: criação individual ou coletiva em espetáculo apresentado em sala convencional, rua ou espaço não convencional
1. “Leonardo Moreira” por “O Jardim”, Cia. Hiato
2. “Nelson Baskerville” por “Luis Antônio Gabriela”, Cia Muzungá de Teatro
3. “Francisco de Medeiros” por “Espectros”, Cia. Mamba de Artes
2º Semestre
2 - Direção: criação individual ou coletiva em espetáculo apresentado em sala convencional, rua ou espaço não convencional.
1. “Cristiane Paoli Quito” por “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”, Grupo 59 de Teatro
2. “Sérgio de Carvalho” por “Ópera dos Vivos”, Cia. do Latão
3. “Ângelo Brandini” por “O Príncipe da Dinamarca”, Cia. Vagalum Tum Tum
1º Semestre
3 - Elenco: em espetáculo apresentado em sala convencional, rua ou espaço não convencional
1. Cia. Hiato, por “O Jardim”
2. Cia. Clariô, por “Urubu Come Carniça e Voa”
3. Cia. Antropofágica, por “Entre a Coroa e o Vampiro – Terror e Miséria no Novo Mundo Parte 2″
2º Semestre
3 - Elenco: em espetáculo apresentado em sala convencional, rua ou espaço não convencional
1. Grupo 59 de Teatro, por “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá e Mockinpó – Estudo sobre um homem comum”.
2. Pessoal do Faroeste por “Cine Camaleão, a boca do lixo”
3. Coletivo Negro por “Movimento nº1: O Silêncio de Depois”
4. Cia. Vagalum Tum Tum por “O Príncipe da Dinamarca”
1º Semestre
4 - Trabalho apresentado em sala convencional
1. “O Jardim”, da Cia. Hiato – Direção Leonardo Moreira
2. “Carne, Patriarcado e Capitalismo”, da Cia. Kiwi de Teatro – Direção Fernando Kinas
2º Semestre
4 - Trabalho apresentado em sala convencional
1. “Crônica da Casa Assassinada” – Direção Gabriel Villela
2. “Circuito Ordinário” – Direção Otávio Martins
3. “Cabaret Stravaganza”, da Cia. Teatral Os Satyros - Direção: Rodolfo Garcia Vázquez
1º Semestre
5 - Trabalho apresentado em rua
1. “Aqui não Senhor Patrão”, do Núcleo Pavanelli
2. "A Noiva do Defunto", do Grupo Andaime de Teatro (Piracicaba)
2º Semestre
5 - Trabalho apresentado em rua
1. “Bandido é quem anda em Bando”, da Cia. dos Inventivos
2. “A Exceção e a Regra”, da Cia. Estável de Teatro
3. “Gran Circo Internazionale”, do Grupo Zibaldone (Ribeirão Preto)
1º Semestre
6 - Trabalho apresentado em espaços não convencionais
1. “Urubu Come Carniça e Voa”, Cia. Clariô
2. “Pretérito Imperfeito”, Cia. Teatro Documentário
2º Semestre
6 - Trabalho apresentado em espaços não convencionais
1. “Prometheus: A Tragédia do Fogo”, Cia. Teatro Balagan
2. “Cidade Fim. Cidade Coro. Cidade Reverso”, Teatro de Narradores
3. “Ópera do Vivos”, Cia. do Latão
1º Semestre
7 - Trabalho para platéia infanto juvenil: apresentado em sala convencional, rua ou espaço não convencional
1. “Logun-Edé – Uma Pequena Yorubópera”, Grupo Pé de Moleque
2. “O Tribunal de Salomão e o Julgamento das Meias Verdades Inteiras”, Barração Cultural
2º Semestre
7 - Trabalho para platéia infanto juvenil: apresentado em sala convencional, rua ou espaço não convencional
1. “O Príncipe da Dinamarca”, Cia. Vagalum Tum Tum
2. “A cortina da babá”, Grupo Sobrevento
3. “O Pato, a Morte e a Tulipa”, Cia. de Feitos
4. “Biliri e o pote vazio”, Equipe do Centro da Terra
1º Semestre
8 - Grupo ou Companhia revelação: do interior, litoral ou capital do Estado
1. Cia de Teatro de Heliópolis
2. PH2 Estado de Teatro
3. Grupo Contadores de Mentira (Suzano)
2º Semestre
8 - Grupo ou Companhia revelação: do interior, litoral ou capital do Estado
1. Grupo 59 de Teatro
2. Coletivo Negro
3. Cia de 2 (São Jose dos Campos)
1º Semestre
9 - Trabalho apresentado no interior e litoral paulista: em sala convencional, rua ou espaço não convencional
1. “Lúdico Circo da Memória”, Corpo Estável de Teatro de Jundiaí
2. "Ditinho Curadô", Grupo Teatral Nativos Terra Rasgada
2º Semestre
9 - Trabalho apresentado no interior e litoral paulista: em sala convencional, rua ou espaço não convencional
1. “Ubu Rei”, Cia. de Teatro Bocaccaccione (Ribeirão Preto)
2. “Diário Baldio”, Cia. Barracão (Campinas)
3. “A Noiva do Defunto”, Cia. Andaime (Piracicaba)
4. “Agda”, Boa Companhia e Grupo Matula (Campinas)
1º Semestre
10 - Projeto Visual: compreendendo a integração orgânica entre os elementos plásticos e visuais do espetáculo e sua realização cênica - iluminação, cenografia, figurino, adereços e maquiagem
1. “Senhora de Dubuque” - Direção: Leonardo Medeiros. Cenografia: Mira Andrade, Figurino: Verônica Julian, Iluminação: Beto Bruel, Projeções: João Paulo Azevedo (Vídeo e Fotos).
2. “A Tempestade” – direção: Marcelo Lazaratto. Cenário: André Cortez, Iluminação: Davi de Brito e Vânia Jaconis, Figurino: Beth Filipecki, Renaldo Machado e Ed Galvão, Criação de Vídeo: Erike Busoni, Bonecos: Giramundo, Design de Bonecos: Beatriz Apocalypse, Construção e Acabamento de Bonecos: Beatriz Apocalypse, Ulisses Tavares, Israel Augusto, Giovanna Guimarães, Endira Drumond e Camila Polatscheck, Cenógrafa Assistente: Carol Bucek, Criação de Adereços: Cesar Rezende, Visagismo: Kleber Montanheiro, Maquiagem: Patrick Guisso, Atelier de Criação, Desenvolvimento e Confecção: Rogério França e Fernanda Garcia, Tricô: Ticiana Passos, Costureira: Maria Suely, Alfaiate: Hélio Vasconcelos.
3. “Luis Antônio Gabriela”- Cia Muzungá de Teatro - Direção: Nelson Baskerville. Iluminação: Marcos Felipe e Nelson Baskerville, Cenário: Marcos Felipe e Nelson Baskerville, Figurinos: Camila Murano, Visagismo: Rapha Henry – Makeup Artist, Vídeos: Patrícia Alegre.
4. “O Jardim” – Cia. Hiato - Direção e Dramaturgia: Leonardo Moreira
Cenário: Marisa Bentivegna e Leonardo Moreira, Iluminação: Marisa Bentivegna, Figurinos: Theodoro Cochrane.
2º Semestre
10 - Projeto Visual: compreendendo a integração orgânica entre os elementos plásticos e visuais do espetáculo e sua realização cênica - iluminação, cenografia, figurino, adereços e maquiagem
1. “Cine Camaleão, a boca do lixo” – Grupo Pessoal do faroeste – Direção: Paulo Faria. Direção de arte: Paulo Faria, Cenário e Figurino: F. E. Kokocht e Paulo Faria, Estagiários: Oficina de figurino e cenografia, Visagismo: Salão C. Kamura, Maquiadores: Márcio Granado e Natália Alves, Iluminação: Dário José, Paulo Faria e Tomate Saraiva, Estagiários: Oficina de iluminação, Direção de Vídeo: Dário José e Sérgio “Pizza” Gambier, Direção de Palco: Sandro Alves, Costureiros: F. E. Kokocht, Juliana Miyuki, Cenotécnicos: Robson Teuri e Higor Vasconcelos.
2. “Orfeu Mestiço – Uma Hip-Hópera Brasileira” – Núcleo Bartolomeu de Depoimentos - Direção e figurinos: Claudia Schapira, Cenografia: Daniela Thomas, Assistentes de Cenografia: Bianca Turner, Mari Alves Pinto, Stella Tennenbaum, Produção de Arte: Bianca Turner, Costureira: Cleuza Amaro Barbosa da Silva, Vídeo: Tatiana Lohmann e ZoomB Laboratório Audiovisual, Operadora de vídeo: Catarina Assef, Consultoria de vídeo: Luiz Duva, Desenho de Luz: Francisco Turbiani (sob orientação de Cibele Forjaz), Operadores de luz: Francisco Turbiani e Carolina Autran, Programação visual: Sato (Casadalapa), Assistência de arte: Amanda Vieira, Administração: Mariza Almeida.
3. Cidade Fim. Cidade Coro. Cidade Reverso – Teatro de Narradores - Concepção e direção geral: José Fernando de Azevedo, Direção de arte: Viviane Kiritani, Desenho de luz: Guilherme Bonfanti e Celso Linck, Apoio teórico: Luiz Recamán, Câmera e edição de imagens: Danilo Dilettoso, Técnico de áudio: Emiliano Brescacin, Assistentes de direção de arte: Ana Paula de Oliveira, Danilo Eric e Raquel Pavanelli, Coordenação técnica de cena: Danilo Eric, Cenotécnicos: Clayton Caetano e Joelson Shampoo, Maquinistas: Leandro Paneque, Luiz do Carmo, Juliano Amad, Pedro Henrique e João Fidelis, Costureira e modelagem:
Judite de Lima e Sandra P. Dias Kiritani, Contra-regra: Cláudio Antonio da Silva e Denilson Monteiro, Operação de luz: Bruno Garcia e Diogo Cardoso, Programação visual: Celso Linck, Edição e projeção: Danilo Dilettoso, Adereço: Francisco Mateus dos Santos Filho.
4. A Cortina da Babá – Grupo Sobrevento - Direção: Sandra Vargas e Luiz André Cherubini, Cenário e figurinos: André Cortez, Assistência de figurinos: Thaís Larizzatti, Iluminação: Renato Machado, Assessoria técnica: Alexandre Fávero / Clube da Sombra, Concepção visual das silhuetas: Luis Felipe Cambuzano, Construção dos bonecos: Anderson Gangla e Agnaldo Souza, Assistência de construção de bonecos: Giuliana Pellegrini e J. E. Tico, Montagem e operação de luz: Marcelo Amaral, Cenotecnia e contra-regragem: Agnaldo Souza, Operação de som e de luz: J. E. Tico.
1º Semestre
11 - Projeto Sonoro: compreendendo a integração orgânica entre os elementos sonoros do espetáculo e sua realização cênica - palavra, canto, trilha original ou adaptada, arranjos e sonoplastia
1. Lucas Vasconcelos, por “Entre a Coroa e o Vampiro – Terror e Miséria no Novo Mundo Parte 2″ - Cia. Antropofágica de Teatro
Músicos: Bruno Miotto, Bruno Mota, Frederico César e Lucas Vasconcelos.
2. Beto Quadros, por “Um dia Ouvi a Lua” – Cia. Teatro da Cidade
Direção Musical: Beto Quadros, Assistente Direção Musical: André Braga, Arranjos musicais: Ernani Maletta e Beto Quadros. (São José dos Campos)
2º Semestre
11 - Projeto Sonoro: compreendendo a integração orgânica entre os elementos sonoros do espetáculo e sua realização cênica - palavra, canto, trilha original ou adaptada, arranjos e sonoplastia
1. Ju Vieira por “Opereta de Botequim” - Engenho Teatral
Músicas: Juh Vieira, Textos e letra das músicas: Beto Nunes, Irací Tomiatto, Juh Vieira e Luiz Carlos Moreira, Preparação rítmica: Hiles Moraes
2. Gregory Slivar por “Prometheus e a tragédia do fogo” – Cia. Teatro Balagan, Responsável pelo Coro: Márcia Jacob, Preparação Vocal: Jean Pierre Kaletrianos,
3. Roberta Estrela D’Alva e Eugênio de Lima por “Orfeu Mestiço – Uma Hip-Hópera Brasileira” – Núcleo Bartolomeu de Depoimentos
Direção musical: Eugênio Lima e Roberta Estrela D`Alva, Atores-MCs: Cristiano Meirelles, Daniele Evelise, Eugênio Lima, Luaa Gabanini, Ricardo Leite e Roberta Estrela D’Alva, Músicos-Ogãs: Cássio Martins (violão e contrabaixo), Eugênio Lima (DJ), Alan Gonçalves (percussionista) e Grupo Treme Terra: Bruna Braga, Bruna Maria, Daniel Laino, Giovane Di Ganzá, João Nascimento e Lígia Nicacio. Preparação vocal e partiturização: Andréia Drigo.
1º Semestre
12 - Ocupação de espaço: compreendendo sala convencional, rua ou espaços não convencionais, no interior, litoral ou capital do Estado
1. Grupo Redimunho por “Marulho – O Caminho do Rio" - Ocupação de Espaço na Rua Álvaro de Carvalho, 75 – Centro - SP
2. Cia. Antropofágica por “Entre a Coroa e o Vampiro – Terror e Miséria no Novo Mundo Parte 2″ - Ocupação de Espaço na Rua Turiassú, 481 – Perdizes SP.
2º Semestre
12 - Ocupação de espaço: compreendendo sala convencional, rua ou espaços não convencionais, no interior, litoral ou capital do Estado
1. Cia. Teatro Documentário por “Pretérito Imperfeito” – Ocupação da Casa na Rua Maria José, 120 – Bixiga SP
2. Cia. Nova de Teatro por “Camiños Invisibles” – Ocupação do Espaço Ademar Guerra do Centro Cultural São Paulo.
3. Cia. do Latão por “Ópera dos Vivos” - Ocupação do Sesc Belenzinho e do Espaço Ademar Guerra do Centro Cultural São Paulo.
1º Semestre
13 - Publicação dedicada ao universo do teatro: suas diversas vertentes, relações e linguagens, em projetos de grupos e companhias teatrais, instituições ou similares
1. Marcio Aurélio: O que Estava Atrás da Cortina? de Aguinaldo Ribeiro da Cunha, Editora Imprensa Oficial
2. Peões em Cena - Grupo de Teatro Forja de Tin Urbinatti, Editora Hucitec
3. Bonecaria Panorama do Teatro de Animação na Cidade de São Paulo da Cia. Pia Fraus.
2º Semestre
13 - Publicação dedicada ao universo do teatro: suas diversas vertentes, relações e linguagens, em projetos de grupos e companhias teatrais, instituições ou similares
1. Brasil PQ’11 – Quadrienal de Praga – Espaço e Designer cênico – Editora Funarte Rio de Janeiro – Ministério da Cultura.
2. Theatro Municipal de São Paulo: 100 anos – Palco e Plateia da Sociedade Paulistana, produzido e editado pela Dado Macedo Produções Artísticas (DMP), organizado por Carlos Eduardo Martins Macedo e com textos assinados pela pesquisadora e jornalista, Márcia Camargos.
3. O Melhor de Luis Alberto de Abreu – Organização Adélia Nicoletti – Editora Perspectiva
4. O Poeta da Cena - retrata obra de Antunes Filho – Fotos de Emidio Luisi e textos de Sebastião Milaré - Edições Sesc-SP.
1º Semestre
14 - Grupo ou Cia com sede em “espaços fora de circuito comercial ou tradicional”
1. Cia. Encena – Jardim Jussara - São Paulo
2. Trupe Olho da Rua - Santos
3. Pombas Urbanas – Cidade Tiradentes – São Paulo
2º Semestre
14 - Grupo ou Cia com sede em “espaços fora de circuito comercial ou tradicional”
1. Trupe Artemanha de Investigação Urbana – Ocupação de Espaço Nathalia Rosemberg – Praça do Campo Limpo – São Paulo
2. Cia. Buraco D’Oráculo – Casa D’oráculo – Vila Silvia – Estação Engenheiro Goulart da CPTM – São Paulo
1º Semestre
15 – Prêmio Especial
1. Prêmio CPT 2011 – 1º Semestre
Dedicado a Abdias do Nascimento - In memoriam
Homenagem a este grande homem do Teatro Brasileiro
2º Semestre
15 – Prêmio Especial
1. Ao trabalho crítico e ininterrupto de Mariangela Alves de Lima de janeiro de 1972 a dezembro de 2011.
2. Pela contribuição, sobretudo como pesquisadora do teatro paulistano, a Maria Thereza Vargas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário