segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Teatro de Maquinaria lança projeto em financiamento coletivo (São Paulo)



 Caros amigos e companheiros de arte em todo o Brasil,
 segue uma proposta que envolve o Teatro de Maquinaria - http://www.teatrodemaquinaria.com - e o SIBITE - http://www.sibite.com.br.  

É muito importante para o Teatro de Maquinaria  contar com a colaboração de todos vocês. Seja acompanhando, compartilhando, repassando, divulgando ou contribuindo de alguma forma com nossa proposta, que através do SIBITE, plataforma virtual de financiamento coletivo, busca recursos da iniciativa pública e privada para a realização de um projeto de montagem pautado na experimentação. 
  O Teatro de Maquinaria foi criado em 2009 e tem como pressuposto estimular a pesquisa para a criação de ações artísticas no campo do Teatro, do Vídeo e da Intervenção Urbana. Formado por Fabricio Moser, Angela Rechia, Ana Paula Brasil, Luciana Fins, Marcio Antunes, Rodrigo Reinoso e Vicente Leal, além de uma série de colaboradores de todo o Brasil e do mundo radicados na cidade, o núcleo tem como uma de suas motivações explorar artesanalmente as maquinarias disponíveis nas linguagens tecnológicas do mundo contemporâneo, utilizando estes meios como ferramentas para a criação e reflexão artística. Seus estudos relacionam a poética de produção cênica e audiovisual em busca da criação de uma comunicação teatral própria.
O projeto Crepúsculo aos Pés da Pedra, busca recursos para a montagem de um espetáculo teatral e para, inicialmente, realizar  uma temporada de apresentações à preços populares na cidade do Rio de Janeiro. A montagem estabelece um ousado diálogo entre as artes cênicas e audiovisuais, partindo intimamente dos temas, elementos e procedimentos da sétima arte para a construção de sua linguagem teatral. O projeto estético do espetáculo parte da releitura de “Sunset Boulevard – Crepúsculo dos Deuses”, clássico do gênero cinematográfico de 1950. Nele, absorvemos a concepção noir para a direção de arte, trazemos a presença de um diretor de fotografia e procedimentos como enquadramento, plano e sequência para a experiência de criação. A iluminação cênica aparece como ferramenta para montagem e plataformas, travelings e gruas auxiliam a condução da narrativa, cenograficamente falando. Em termos de forma e linguagem, opta pela articulação entre o estilo melodramático e a exímia execução das maquinarias cinematográficas pelos atores e, musicalmente,incorpora a poética do show musical e do videoclipe no criação da trilha sonora.
O projeto está inscrito na Lei Rouanet de incentivo à cultura!
SIBITE viabiliza projetos culturais nacionais através de financiamento coletivo
O SIBITE é a primeira rede social cultural do Brasil e entra no ar com a adesão de profissionais renomados nas mais diversas áreas. O sibite se apresenta como um pássaro pequeno,típico do nordeste brasileiro e famoso por ser livre para voar. Inspirado na liberdade dessa ave, o portal Sibite –http://www.sibite.com.br – surge com uma proposta ousada, mas que já ganhou a adesão de grande parte da classe artística brasileira: tornar acessível e democrático o processo de produção cultural no país. Criado pelos empresários Bruno Beauchamps, Felipe Gini, Luiza Faria, Natalia Brusky e Raphael Beltran, o portal é apoiado em quatro pilares principais – projetos independentes, financiamento colaborativo (crowdfunding), rede social e informação – tem como ideia central estimular o relacionamentoentre agentes do setor, além de disponibilizar informações sobre o meio.
O SIBITE é a primeira plataforma online do segmento a misturar investimentos de pessoas físicas e jurídicas, e se apoia numa estratégia simples: captar verba coletiva para execução dos projetos postados, previamente selecionados por um time de curadores de diversas áreas artísticas.Qualquer participante poderá investir em projetos da sua área de interesse com cotas a partir de R$ 1 a R$ 10 mil. Esse formato de financiamento permite que o público atue como coprodutor, sendo responsável pela realização efetiva do projeto ou não. Por trás de cada iniciativa estão, ainda, os embaixadores e conselheiros do SIBITE, profissionais reconhecidos em suas áreas de atuação e com um perfil alinhado aos valores do portal. Bruno Mazzeo, Claude Troisgros, Leoni, Fabio Porchat, Carlos Vergara, Carlos Malta, Beto Brant, Ernesto Píccolo, Talita Rebouças, Eder Santos, Marcos Magalhães e Rafael Grampásão alguns dos nomes que irão respaldar os projetos das suas áreas através documentários, trocas de informações e sugestões, buscando sempre estimular a produção e identificar novos talentos.
PORQUE VIRAR UM PARCEIRO DO PROJETO
Você pode investir a quantia que quiser e o seu retorno vai ser a contrapartida mais próxima desse valor.
O QUE É CONTRAPARTIDA?
São os benefícios que os coprodutores ganham investindo no seu projeto. Quanto maior o investimento, mais atraente deve ser a contrapartida.
O QUE FAZER PRA INVESTIR?
Para investir basta que você acesse o SIBITE e se registre na rede social!
FORMAS DE PAGAMENTO
É possível investir através de cartões decrédito Visa e Mastercard e via boleto eletrônico.
LINK PARA O VÍDEO DE APRESENTAÇÃO DO PROJETO
http://vimeo.com/25220024
Gratos pela atenção desprendida,
Teatro de Maquinaria e SIBITE

Nenhum comentário:

Postar um comentário