terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Livro sobre Antunes Filho é lançado no SESC Consolação (São Paulo)



Lançamento das Edições SESC SP do livro Antunes Filho, poeta da cena

Edições SESC SP lançam no dia 6/12, no SESC Consolação, Antunes Filho, poeta da cena, livro que reúne fotografias e textos para apresentar a trajetória do diretor de teatro e coordenador do CPT do SESC (Centro de Pesquisas Teatrais). O evento conta com a presença dos autores e do diretor Antunes Filho, além de marcar também a abertura da exposição cenográfica com base nas imagens do livro.
Diretor exponencial que desde os anos 1960 participa ativamente do movimento de renovação cênica brasileira, Antunes Filho ganha uma bela homenagem assinada pelo pesquisador Sebastião Milaré e pelo fotógrafo Emidio Luisi. Com o objetivo de apresentar ao leitor a trajetória do encenador, não somente por meio de um perfil biográfico-crítico, como também pela seleção fotográfica de cenas de espetáculos e de bastidor, Antunes Filho, poeta da cena, cobre as encenações produzidas nas últimas três décadas, a partir de Macunaíma, em 1978, até a montagem que retratou a Primeira República de Lima Barreto, Policarpo Quaresma, de 2010.
Além de reconstituir o itinerário de um artista cujo estilo cênico é inconfundível, a publicação oferece ao leitor informações e reflexões acerca da própria história do teatro brasileiro. O texto de um dos mais respeitados especialistas da obra e do método de Antunes e as imagens captadas pela lente de um fotógrafo íntimo dos palcos, completam-se para reconstruir a carreira do diretor. Milaré e Luisi, que acompanham o trabalho de Antunes há mais de trinta anos, também homenageiam os intérpretes que marcaram presença em seus espetáculos. Reconhecer as figuras de Cacá Carvalho, Giulia Gam, Tássia Camargo e Bia Lessa, clicadas em destaque ou integrando os grandes agrupamentos de atores que são a marca registrada do diretor, é um desafio para os olhos e um exercício para a memória.
Completam a publicação o prefácio do jornalista Antonio Gonçalves Filho e um extenso ensaio de Sebastião Milaré que encerra o livro e pontua os principais episódios que marcaram a vida do diretor.


ANTUNES FILHO, POETA DA CENA
EMIDIO LUISI | FOTOGRAFIAS
SEBASTIÃO MILARÉ | TEXTO

Edições SESC SP

Leia trechos do livro, veja fotografias e adquira a publicação | Loja SESC

“Este livro celebra a obra de Antunes Filho, esse devoto do teatro – sobretudo, um educador que, voltado para a multiplicação do conhecimento, busca novas referências para unir os dois polos do ser, intuitivo e o racional”, afirma o diretor regional do SESC São Paulo, Danilo Santos de Miranda
o que:
quando:
06/12, 20h
onde:
SESC Consolação | Rua Dr. Vila Nova, 245 - tel.: (11) 3234-3000
ingressos:
Grátis [Não recomendado para menores de 16 anos]
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário