sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Atores querem desculpas por deportação do Reino Unido (São Paulo, SP)


Atores brasileiros deportados de Londres querem desculpas

Grupo de teatro ia a festival britânico mas foi barrado pela imigração no aeroporto

Divulgação/AFP

Um grupo de dez atores brasileiros do grupo Curva soltou uma carta protesto contra o governo do Reino Unido após ter sido deportado do país na última segunda-feira (17). Os brasileiros foram barrados pela imigração no aeroporto de Londres, para onde foram convidados a apresentar uma peça num festival de teatro local.

A Embaixada do Reino Unido no Brasil foi contatada pelo R7 e disse que iria se posicionar assim que conseguisse averiguar o caso junto às autoridades britânicas.

Segundo o ator Celso Melez, o grupo aterrissou no aeroporto de Heatrow, em Londres, entre 14h e 15h da última segunda-feira, para participar do Camden Fringe Festival.

- Nos expulsaram como se fossemos bandidos. Os seguranças nos deram tchauzinho com sorriso sarcástico ao deixarem a gente dentro do avião.

O grupo diz que apresentou as passagens de ida e volta, o local da hospedagem e o quanto possuíam de de dinheiro. A princípio teriam sido bem tratados pelos oficiais de imigração. Após cinco horas de espera, o grupo foi informado que não poderia entrar no país porque o festival não tinha “registro oficial”.

Eles iriam apresentar a peça Otimismo, de Voltaire, com adaptação de Ralph Maizza. Enquanto estavam presos, um advogado do festival tentava liberar os atores junto às autoridades, segundo Melez.

A carta cita que o grupo estava em condições legais, já que de acordo com o site da imigração britânica, “é permitida a entrada no país de turistas e artistas para mostrarem o seu trabalho temporariamente, num período de 10 dias, não necessitando do visto de trabalho, já que não há remuneração”.

Ator quer voltar a Londres

O ator diz que o grupo quer uma retratação por parte do governo britânico, uma vez que tentou entrar no país legalmente.

- Não estamos preocupados com o prejuízo financeiro. A questão é a nossa honra. A gente quer uma retratação. Agora a coisa que mais queremos é voltar para Londres e fazer a festa lá, apresentar nossa peça.

Melez disse o grupo foi vítima de piadas por parte dos seguranças, no momento da deportação.

- Rolava uma piada entre os seguranças de que naquele dia eles haviam deportado mais brasileiro que a média. Em geral, são quatro brasileiros por dia, mas naquele dia teriam sido 14.

Os atores deportados são Celso Melez, Didio Perini, Flávia Tápias, Leandro D’Errico, Mariana Blanski, Ralph Maizza, Reynaldo Thomaz, Ricardo Gelli, Tadeu Pinheiro e Walter Figueiredo.

Um comentário:

  1. Olaa meu Nome é Priscila moro no Litoral de são Paulo estive em Londres no dia 26/02/2011 mas fui deportada e tratada como um lixoo naquele pais gostaria muito de se juntar a vcs e PARA PODER Ver O GOVERNO TOMr UMA POSÇAO A REPEITO DOQ ELES ESTAO FAZENDO COM NOS BRASILEIROS.eu estava como vcs tudo legal mandarão de vota de volta como se fosse nada meu eu to numa depree por essa situação eu estou passando meu imail..pripri_pascoal@hotmail.com pra contado vamos correr atras dessa injustiça fazer barulho a final ñ somos bandidos..eu sei que esse caso foi em 2010 se vcs conseguirão me manda um imail pra mim saber oq eu posso fazer
    pq eu queroo ser atendidaa..

    ResponderExcluir