quinta-feira, 18 de março de 2010

Prêmio Zilka Sallaberry de Teatro Infantil homeageia Tatiana Belinky (RJ)

PREMIAÇÃO DESTACA OS MELHORES DO TEATRO INFANTIL


Dez diferentes categorias concorrem ao Prêmio Zilka Sallaberry de Teatro Infantil em noite de festa e homenagem a Tatiana Belinky

Dia 29 de março às 20h no Oi Casa Grande - Rio de Janeiro

A quarta edição do Prêmio Zilka Sallaberry de Teatro Infantil - iniciativa do CEPETIN - Centro de Pesquisa e Estudo do Teatro Infantil, sob o patrocínio da OI, anuncia os vencedores desta que é a única premiação dedicada aos melhores do teatro infantil no Rio de Janeiro, dia 29 de março, às 20h. Neste ano a homenageada é Tatiana Belinky, uma das mais importantes escritoras infanto-juvenis contemporâneas. Embora russa, está radicada no Brasil há quase oitenta anos.


Cena de O Milagre do Santinho Desconfiado

Serão dez premiados nas categorias: Espetáculo, Texto, Direção, Ator, Atriz, Cenário, Figurino, Iluminação, Música e a categoria Prêmio Especial. A cerimônia no Teatro Oi Casa Grande estará reunindo convidados entre profissionais que concorrem ao Prêmio Zilka Sallaberry de Teatro Infantil (veja lista ao final do texto), artistas e técnicos da área teatral, gestores, atores e atrizes.

Uma maratona teatral numa disputa que vem crescendo ano a ano.

Produções que estiveram em cartaz em 2009 nas cidades do Rio de Janeiro e Niterói foram assistidas pelo júri composto por Caíque Botkay (compositor, diretor musical, diretor cênico, autor), Sura Berditchevsky (atriz, diretora, autora, produtora e professora de teatro), Daniel Herz (ator, diretor teatral, autor, diretor artístico) e Carlos Augusto Nazareth (dramaturgo e crítico teatral). São quatro finalistas em cada uma das categorias. Em 2010 o júri ganha a competente contribuição de mais um integrante, Macksen Luiz.

A cerimônia de premiação deste ano terá como conceito a cultura popular brasileira. Carlos Augusto Nazareth - dramaturgo, diretor, crítico de teatro e coordenador do Prêmio Zilka Sallaberry, antecipa alguns detalhes do evento: "convidamos o Jongo da Serrinha para uma participação emblemática em nossa festa, que começará nas escadarias do teatro e continuará no palco com uma apresentação do jongo. Durante a entrega dos prêmios aos vencedores, haverá uma demonstração de cantigas angolanas e na entrada serão servidas pequenas cocadas brancas e pretas, características de Angola, terra do jongo. Nosso cenário será virtual, porém bebendo na cultura popular o que une as duas pontas - do popular e da tecnologia. Numa entrega de Prêmio Teatro os astros principais são os vencedores, sem dúvida. Mas o prazer de um bom espetáculo, como o que queremos realizar este ano, não pode ser negado aos que ali vão aplaudir os indicados e vencedores do Premio Zilka Sallaberry de Teatro Infantil" contempla o diretor.

A homenageada especial deste ano será Tatiana Belinky - nas primeiras edições os homenageados foram o diretor e fundador do Grupo Ventoforte - Ilo Krugli, o ator e diretor Fabio Sabag e o teatro "O Tablado".


Tatiana Belinky

Tatiana Belinky nasceu em São Petersburgo (Rússia) no dia 18 de março de 1919. Chegou com a família ao Brasil aos dez anos de idade. No ano de 1948, começa a trabalhar em adaptações, traduções e criações de peças infantis para a prefeitura de São Paulo em parceria com o marido. Em 1952 encenam "Os Três Ursos" em pedido da TV Tupi, que atinge grande sucesso. O êxito deste trabalho foi definitivo para a carreira da escritora iniciante: o casal é convidado a ter um programa fixo na emissora. Dentro da casa, Tatiana e Júlio fazem a primeira adaptação de o "Sítio do Picapau Amarelo", de Monteiro Lobato. O trabalho do casal na Tupi seguiria até 1966. Neste ínterim, Tatiana Belinky recebe seus primeiros prêmios como escritora, além de tornar-se presidente da CET (Comissão Estadual de Teatro de São Paulo).

Em 1972 passa a trabalhar na TV Cultura e em grandes jornais do estado de São Paulo, como a Folha de São Paulo, o Jornal da Tarde e O Estado de São Paulo, escrevendo artigos, crônicas e crítica de literatura infantil.

Finalmente, em 1985, Tatiana Belinky desponta como escritora de livros, colaborando em uma série infanto-juvenil. Em 1987 publica o primeiro livro: "Limeriques", pela editora FTD, baseando-se nos limericks irlandeses. A partir desta publicação, Tatiana passa a trabalhar fervorosamente sobre novas criações, chegando a escrever mais de cem obras. Suas publicações são acompanhadas por vários prêmios literários, entre eles o célebre Prêmio Jabuti, recebido em 1989.

De sua vasta obra, destacam-se "Coral dos Bichos", "Limeriques", "O Grande Rabanete", "Di-versos russos", "Limerique das Coisas Boas", entre outros. Nestes últimos anos, Tatiana Belinky tem também publicado livros de crônicas e memórias.

O Prêmio Zilka Sallaberry de Teatro Infantil conta com o apoio cultural do Oi Futuro e TV Globo.

Veja abaixo a lista completa de indicados:

MELHOR ESPETÁCULO

1 O Cano

2 A Mulher que Matou os Peixes e Outros Bichos

3 Ogroleto

4 O Milagre do Santinho Desconfiado

MELHOR TEXTO

INDICADO /ESPETÁCULO

1 Grupo Udigrudi - O Cano

2 Karen Acioly - Fedegunda

3 Marília Gama Monteiro - O Milagre do Santinho Desconfiado

4 Marcio Libar - Triciclo

MELHOR DIREÇÃO

INDICADO /ESPETÁCULO

1 Leo Sykes - O Cano

2 Cristina Moura - A Mulher que Matou os Peixes e Outros Bichos

3 Karen Acioly - Ogroleto

4 Lucia Coelho - O Milagre do Santinho Desconfiado

MELHOR ATRIZ

INDICADO /ESPETÁCULO

1 Brunella Provvidente -Quixotesca e Pançuda

2 Laila Zaid - O Segredo de Cocachim

3 Carolina Kasting - Ogroleto

4 Isabel Francisco - O Planeta Lilás

MELHOR ATOR

INDICADO /ESPETÁCULO

1 Christian Coelho - O Cavalinho Azul

2 Maurício Grecco - Ogroleto

3 Fabiano Freitas, Martin Lima e Ricardo Gadelha - Triciclo

4 Marcelo Dias - O Milagre do Santinho Desconfiado

MELHOR MÚSICA

INDICADO /ESPETÁCULO

1 GRUPO Udigrudi - O Cano

2 Lucas Marcier - A Mulher que Matou os Peixes e Outros Bichos

3 Martin Lima - Triciclo

4 Marcelo Alonso Neves - O Milagre do Santinho Desconfiado

MELHOR CENÁRIO

INDICADO /ESPETÁCULO

1 Luciano Porto e GRUPO Udigrudi - O Cano

2 Mari Stockler - A Mulher que Matou os Peixes e Outros Bichos

3 Ney Madeira - Como Nascem as Estrelas

4 Derô Martín, Maíra Knox, Mauricio Grecco e Karen Acioly - Ogroleto

MELHOR FIGURINO

INDICADO /ESPETÁCULO

1 Célia Bispo - Através do Espelho o que Alice Encontrou Lá

2 Alexandre Colla - Lampiãozinho e Maria Bonitinha

3 Fernanda Sabino, Henrique Gonçalves e Karlla de Luca - A Lenda do Príncipe que Tinha Rosto

4 Ney Madeira - Como Nascem as Estrelas

MELHOR ILUMINAÇÃO

INDICADO /ESPETÁCULO

1 Jorginho de Carvalho - A Lenda do Príncipe que Tinha Rosto

2 Jorginho de Carvalho - Ogroleto

3 Jorginho de Carvalho - O Milagre do Santinho Desconfiado

4 Aurélio de Simone - Como Nascem as Estrelas

PRÊMIO ESPECIAL

Grupo Udigrudi em O Cano pela pesquisa de linguagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário