Dez diferentes categorias concorrem ao Prêmio Zilka Sallaberry de Teatro Infantil em noite de festa e homenagem a Tatiana Belinky
Dia 29 de março às 20h no Oi Casa Grande - Rio de Janeiro
A quarta edição do Prêmio Zilka Sallaberry de Teatro Infantil - iniciativa do CEPETIN - Centro de Pesquisa e Estudo do Teatro Infantil, sob o patrocínio da OI, anuncia os vencedores desta que é a única premiação dedicada aos melhores do teatro infantil no Rio de Janeiro, dia 29 de março, às 20h. Neste ano a homenageada é Tatiana Belinky, uma das mais importantes escritoras infanto-juvenis contemporâneas. Embora russa, está radicada no Brasil há quase oitenta anos.
Cena de O Milagre do Santinho Desconfiado
Serão dez premiados nas categorias: Espetáculo, Texto, Direção, Ator, Atriz, Cenário, Figurino, Iluminação, Música e a categoria Prêmio Especial. A cerimônia no Teatro Oi Casa Grande estará reunindo convidados entre profissionais que concorrem ao Prêmio Zilka Sallaberry de Teatro Infantil (veja lista ao final do texto), artistas e técnicos da área teatral, gestores, atores e atrizes.
Uma maratona teatral numa disputa que vem crescendo ano a ano.
Produções que estiveram em cartaz em 2009 nas cidades do Rio de Janeiro e Niterói foram assistidas pelo júri composto por Caíque Botkay (compositor, diretor musical, diretor cênico, autor), Sura Berditchevsky (atriz, diretora, autora, produtora e professora de teatro), Daniel Herz (ator, diretor teatral, autor, diretor artístico) e Carlos Augusto Nazareth (dramaturgo e crítico teatral). São quatro finalistas em cada uma das categorias. Em 2010 o júri ganha a competente contribuição de mais um integrante, Macksen Luiz.
A cerimônia de premiação deste ano terá como conceito a cultura popular brasileira. Carlos Augusto Nazareth - dramaturgo, diretor, crítico de teatro e coordenador do Prêmio Zilka Sallaberry, antecipa alguns detalhes do evento: "convidamos o Jongo da Serrinha para uma participação emblemática em nossa festa, que começará nas escadarias do teatro e continuará no palco com uma apresentação do jongo. Durante a entrega dos prêmios aos vencedores, haverá uma demonstração de cantigas angolanas e na entrada serão servidas pequenas cocadas brancas e pretas, características de Angola, terra do jongo. Nosso cenário será virtual, porém bebendo na cultura popular o que une as duas pontas - do popular e da tecnologia. Numa entrega de Prêmio Teatro os astros principais são os vencedores, sem dúvida. Mas o prazer de um bom espetáculo, como o que queremos realizar este ano, não pode ser negado aos que ali vão aplaudir os indicados e vencedores do Premio Zilka Sallaberry de Teatro Infantil" contempla o diretor.
A homenageada especial deste ano será Tatiana Belinky - nas primeiras edições os homenageados foram o diretor e fundador do Grupo Ventoforte - Ilo Krugli, o ator e diretor Fabio Sabag e o teatro "O Tablado".
Tatiana Belinky
Tatiana Belinky nasceu em São Petersburgo (Rússia) no dia 18 de março de 1919. Chegou com a família ao Brasil aos dez anos de idade. No ano de 1948, começa a trabalhar em adaptações, traduções e criações de peças infantis para a prefeitura de São Paulo em parceria com o marido. Em 1952 encenam "Os Três Ursos" em pedido da TV Tupi, que atinge grande sucesso. O êxito deste trabalho foi definitivo para a carreira da escritora iniciante: o casal é convidado a ter um programa fixo na emissora. Dentro da casa, Tatiana e Júlio fazem a primeira adaptação de o "Sítio do Picapau Amarelo", de Monteiro Lobato. O trabalho do casal na Tupi seguiria até 1966. Neste ínterim, Tatiana Belinky recebe seus primeiros prêmios como escritora, além de tornar-se presidente da CET (Comissão Estadual de Teatro de São Paulo).
Em 1972 passa a trabalhar na TV Cultura e em grandes jornais do estado de São Paulo, como a Folha de São Paulo, o Jornal da Tarde e O Estado de São Paulo, escrevendo artigos, crônicas e crítica de literatura infantil.
Finalmente, em 1985, Tatiana Belinky desponta como escritora de livros, colaborando em uma série infanto-juvenil. Em 1987 publica o primeiro livro: "Limeriques", pela editora FTD, baseando-se nos limericks irlandeses. A partir desta publicação, Tatiana passa a trabalhar fervorosamente sobre novas criações, chegando a escrever mais de cem obras. Suas publicações são acompanhadas por vários prêmios literários, entre eles o célebre Prêmio Jabuti, recebido em 1989.
De sua vasta obra, destacam-se "Coral dos Bichos", "Limeriques", "O Grande Rabanete", "Di-versos russos", "Limerique das Coisas Boas", entre outros. Nestes últimos anos, Tatiana Belinky tem também publicado livros de crônicas e memórias.
O Prêmio Zilka Sallaberry de Teatro Infantil conta com o apoio cultural do Oi Futuro e TV Globo.
Veja abaixo a lista completa de indicados:
MELHOR ESPETÁCULO
1 O Cano
2 A Mulher que Matou os Peixes e Outros Bichos
3 Ogroleto
4 O Milagre do Santinho Desconfiado
MELHOR TEXTO
INDICADO /ESPETÁCULO
1 Grupo Udigrudi - O Cano
2 Karen Acioly - Fedegunda
3 Marília Gama Monteiro - O Milagre do Santinho Desconfiado
4 Marcio Libar - Triciclo
MELHOR DIREÇÃO
INDICADO /ESPETÁCULO
1 Leo Sykes - O Cano
2 Cristina Moura - A Mulher que Matou os Peixes e Outros Bichos
3 Karen Acioly - Ogroleto
4 Lucia Coelho - O Milagre do Santinho Desconfiado
MELHOR ATRIZ
INDICADO /ESPETÁCULO
1 Brunella Provvidente -Quixotesca e Pançuda
2 Laila Zaid - O Segredo de Cocachim
3 Carolina Kasting - Ogroleto
4 Isabel Francisco - O Planeta Lilás
MELHOR ATOR
INDICADO /ESPETÁCULO
1 Christian Coelho - O Cavalinho Azul
2 Maurício Grecco - Ogroleto
3 Fabiano Freitas, Martin Lima e Ricardo Gadelha - Triciclo
4 Marcelo Dias - O Milagre do Santinho Desconfiado
MELHOR MÚSICA
INDICADO /ESPETÁCULO
1 GRUPO Udigrudi - O Cano
2 Lucas Marcier - A Mulher que Matou os Peixes e Outros Bichos
3 Martin Lima - Triciclo
4 Marcelo Alonso Neves - O Milagre do Santinho Desconfiado
MELHOR CENÁRIO
INDICADO /ESPETÁCULO
1 Luciano Porto e GRUPO Udigrudi - O Cano
2 Mari Stockler - A Mulher que Matou os Peixes e Outros Bichos
3 Ney Madeira - Como Nascem as Estrelas
4 Derô Martín, Maíra Knox, Mauricio Grecco e Karen Acioly - Ogroleto
MELHOR FIGURINO
INDICADO /ESPETÁCULO
1 Célia Bispo - Através do Espelho o que Alice Encontrou Lá
2 Alexandre Colla - Lampiãozinho e Maria Bonitinha
3 Fernanda Sabino, Henrique Gonçalves e Karlla de Luca - A Lenda do Príncipe que Tinha Rosto
4 Ney Madeira - Como Nascem as Estrelas
MELHOR ILUMINAÇÃO
INDICADO /ESPETÁCULO
1 Jorginho de Carvalho - A Lenda do Príncipe que Tinha Rosto
2 Jorginho de Carvalho - Ogroleto
3 Jorginho de Carvalho - O Milagre do Santinho Desconfiado
4 Aurélio de Simone - Como Nascem as Estrelas
PRÊMIO ESPECIAL
Grupo Udigrudi em O Cano pela pesquisa de linguagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário