segunda-feira, 28 de março de 2011

As Filhas de Bernarda, Lorca no Galpão Arthur Netto (Mogi das Cruzes, SP)


“As Filhas de Bernarda”

Estarão no Galpão Arthur Netto.

Dança Contemporânea inspirada num texto de teatro.

E no domingo, um workshop com o grupo para atores, bailarinos e performers.

Tudo Gratuito!

É só aparecer!

Serviço

O que: As Filhas de Bernarda (espetáculo de dança contemporânea)

Sinopse: O espetáculo traz para cena bailarinas que revelam o universo de clausura criado dentro da casa de Bernarda, que possui simultaneamente a vida, representada pelos corpos pulsantes de suas filhas e a morte carregada pela presença de Bernarda, do luto e das fotografias que se empalidecem com o tempo.

Quem: Mercearia de Idéias

Onde: Galpão Arthur Netto - Avenida Fausta Duarte de Araújo, 23 – Jd. Santista – Mogi das Cruzes (próximo ao Hospital Ipiranga)

Quando: 26 e 27 de março, sábado e domingo, 20h.

Quanto: GRATUITO

Contato: (11) 3433 9841 ou galpaoarthurnetto@uol.com.br



Serviço 2

O que: Workshop com o grupo Mercearia de Idéias

Público Alvo: Bailarinos, atores e performers.

Onde: Galpão Arthur Netto - Avenida Fausta Duarte de Araújo, 23 – Jd. Santista – Mogi das Cruzes (próximo ao Hospital Ipiranga)

Quando: 27 de março, domingo, 14h30 às 17h30.

Quanto: GRATUITO (Basta comparecer ao Galpão 10 minutos antes com roupa adequada a atividade física)

Contato: (11) 3433 9841 ou galpaoarthurnetto@uol.com.br



Manoel Mesquita Junior

Galpão Arthur Netto

(+55 11) 3433 9841

(+55 11) 9986 7304

galpaoarthurnetto@uol.com.br

www.galpaoarthurnetto.zip.net

Cultura é Cidadania

De: Galpão Arthur Netto / mailto: - galpaoarthurnetto@uol.com.br

Enviada em: quarta-feira, 16 de março de 2011 13:12

Para: 'Galpão Arthur Netto '

Assunto: 'As Filhas de Bernarda' no Galpão

Prioridade: Alta

Pessoal, boa noite!

Segue material sobre o espetáculo “As Filhas de Bernarda”, que será apresentado no Galpão nos dias 26 e 27, sábado e domingo, às 20h.

Em anexo encontram-se fotos do espetáculo.

Novamente, qualquer dúvida é só ligar pra gente.

Abração e obrigado a todos!

Manoel Mesquita Junior

Galpão Arthur Netto

(+55 11) 3433 9841

(+55 11) 9986 7304

galpaoarthurnetto@uol.com.br

www.galpaoarthurnetto.zip.net

Cultura é Cidadania

AS FILHAS DE BERNARDA no Galpão

Nos próximos dias 26 e 27 de março, sábado e domingo, às 20h, será apresentado no Galpão Arthur Netto o espetáculo “As Filhas de Bernarda”, do Núcleo Mercearia de Idéias. Segundo a equipe que coordena o espaço, esse é o primeiro espetáculo de dança contemporânea a se apresentar no Galpão e já está causando bastante expectativa. “O público presente ao Galpão Arthur Netto nos espetáculos está crescendo a cada apresentação e agora estamos ansiosos por saber qual será a reação da platéia a um espetáculo de dança contemporânea”, diz Alessandra Galindo, coordenadora do espaço. “Como temos apresentado basicamente espetáculos teatrais e musicais esse espetáculo é marcante, pois abre a possibilidade de trazer apresentações de uma arte de que gostamos muito e que também tem muitos apreciadores no Alto Tietê, que é a dança contemporânea”, completa Alessandra.

As Filhas de Bernarda foi o representante do Brasil no último Festival Internacional de Dança Contemporânea, realizado no Equador.

As apresentações serão gratuitas, pois o espetáculo foi contemplado no PROAC-SP (Programa de Ação Cultural do Estado de SP). Os ingressos devem ser retirados com pelo menos duas horas de antecedência no próprio Galpão Arthur Netto.

O espetáculo

As filhas de Bernarda é um trabalho de dança que se inspira livremente no universo criado por Federico Garcia Lorca em seu texto “A casa de Bernarda Alba”. No espetáculo o grupo Mercearia de Idéias traz para a cena bailarinas que revelam o universo de clausura criado dentro da casa de Bernarda, que possui simultaneamente a vida, representada pelos corpos pulsantes de suas filhas e a morte carregada pela presença de Bernarda, do luto e das fotografias que se empalidecem com o tempo.

Nessa montagem, segundo o grupo, “encaramos o desafio de abordar a poesia de Lorca em sua potência plástica e imagética centrada nas figuras femininas que compõe a peça, misturando e colocando no mesmo plano a poesia e a dança, construindo uma dramaturgia própria dentro do espetáculo.”

Workshop

Junto com as apresentações o grupo realizará, no dia 27, domingo, das 14h30 às 17h30, um “workshop” direcionado a atores, bailarinos e performers, iniciantes ou experientes sobre o processo de construção do espetáculo. Segundo Tetembua Dandara, produtora do grupo, “o workshop foi desenvolvido a partir do processo de criação do espetáculo ‘As Filhas de Bernarda’. Neste processo, o coreógrafo Luiz Fernando Bongiovanni instigou as bailarinas a uma exploração individual das possibilidades coreográficas de uma proposta única: os 9 points e a escrita universal. Esta proposta, desenvolvida por William Forsyth, apropriada pelo coreógrafo permite que cada performer desenvolva uma movimentação própria a partir de seu repertório, contudo, dando margem a novas possibilidades. O objetivo final é oferecer aos participantes uma vivência do processo a que o grupo foi submetido.

A atividade também será gratuita e para realizá-la é só comparecer ao Galpão no horário indicado.

FICHA TÉCNICA

Direção: Luiz Fernando Bongiovanni

Elenco: Carina Nagib, Karime Nivolone, Liana Zakia, Vanessa Pinto, Elenita Queiroz

Cenografia: Luiz Fernando Bongiovanni

Figurino: Cássio Brasil

Iluminação: Melissa Guimarães

Sonosplastia: Luiz Fernando Bongiovanni

Produção: Tetembua Dandara

"Tudo soa. Sussurros emitem ecos... os quais se quisermos, além dos cães, nós os podemos escutar (!)"

Nara Borges

naraborgesss.blogspot.com

naranymireya@gmail.com

narany_mutholoka@hotmail.com

Tel: (11) 2778-2150

Nenhum comentário:

Postar um comentário