sexta-feira, 27 de agosto de 2010

FETO divulga peças selecionadas da 10ª edição (Belo Horizonte, MG)


FETO divulga espetáculos selecionados de sua 10ª edição


Em 2010, festival recebeu 907 inscritos, das cinco regiões do Brasil, e terá muitas novidades

O FETO – Festival Estudantil de Teatro apresenta os espetáculos selecionados para sua 10ª edição e garante boas surpresas. Na edição deste ano, 907 estudantes se inscreveram, o que representa um crescimento de 63,5% em relação à edição de 2009, que teve 576 inscritos: prova do estabelecimento de redes colaborativas entre grupos, estudantes e arte-educadores ao longo de 12 anos e dez edições. Além disso, na edição deste ano, todas as regiões do país foram representadas por 12 estados: Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Amazonas, Pará e Pernambuco.

Os 15 espetáculos selecionados para o Festival incluem sete na categoria Escola de Teatro, produções de estudantes de instituições de ensino de artes cênicas, nos níveis técnico e superior, e oito na categoria Teatro na Escola, produções de estudantes de ensino fundamental, médio e graduação. Os espetáculos selecionados estão distribuídos nas modalidades Teatro de Palco, de Rua e em Espaço Alternativo, que se apresentarão entre os dias 20 e 30 de outubro em Belo Horizonte. Paralelo aos espetáculos, a programação do FETO 2010 contará também com oficinas, debates e apresentação de espetáculos profissionais em diversos pontos da cidade.

A curadoria responsável pela seleção dos espetáculos foi composta por cinco profissionais das artes cênicas, sendo: o diretor teatral Geraldo Octaviano, o pesquisador Leandro Acácio, a atriz e educadora Gláucia Vandeveld, a atriz Renata Cabral e o ator e diretor Fábio Furtado. A seleção foi feita com base no regulamento do Festival e a partir do material enviado pelos grupos. “Presenciamos produções com diversas linguagens de vários estados do Brasil, espetáculos que vão ilustrar o panorama atual do teatro estudantil no Brasil e suas peculiaridades”, comenta Gláucia Vandeveld, componente da curadoria do FETO 2010. A lista completa dos grupos selecionados pode ser conferida no www.fetobh.art.br.

“Estamos muito felizes com as inscrições. Recebemos trabalhos de todas as regiões do país e isso é resultado de um trabalho de articulação nacional que desenvolvemos, aliado a uma estratégia de divulgação nacional por meio de mídias sociais e da imprensa. Infelizmente ainda não é possível recebermos todos os espetáculos inscritos, mas o festival está aberto a todos que queiram participar”, comenta Bárbara Bof, idealizadora e coordenadora geral do FETO.

O FETO é uma realização da Associação No Ato Cultural, focado no trabalho com educação e cultura. O programa Vivo Encena apresenta esta décima edição, que conta com os benefícios da Lei Federal Rouanet de Incentivo à Cultura, apoio institucional do Instituto Unimed BH e patrocínio da Vivo, além dos benefícios da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, por meio do patrocínio da Contax.

ESPETÁCULOS – CATEGORIA ESCOLA DE TEATRO (ordem alfabética)

• As Criadas

Cia Teatral Confraria Tambor / Uberlândia/ MG

• Diário de um Pássaro

Móbile Companhia Circocênica/ Belo Horizonte /MG

• O Beijo no Asfalto

Cia Móvel de Teatro Uni-BH/ Belo Horizonte/ MG

• O Homem do Banco Branco e a Amoreira

Minha Nossa Cia de Teatro/ Curitiba / PR

• O Que fazem as Meninas quando Desabrocham

Grupo Okearô de Teatro Independente/ São João de Meriti / RJ

• S.

Grupo (Montagem) / Rio de Janeiro /RJ

• Suave (in) Pura Brancura

Grupo [entre] teatro Dança/ Contagem /MG

ESPETÁCULOS – CATEGORIA TEATRO NA ESCOLA (ordem alfabética)

• A Comédia da Esposa Muda

Cia Teatral Solares/ Santa Luzia/ MG

• Confusão Caipira

Grupo Teatral Escóis / Antonio Carlos / MG

• Fala Mulher

Grupo Fragmentos/Belo Horizonte / MG

• O Casamento da Fia Leiloada

Caderno Teatral Pedro II / Belo Horizonte/ MG

• Público

Grupo Arteiros / Recife / PE

• Quem é Gente Grande?

Grupo de Teatro AnoniMattos /Brasília/ DF

• TragédioNation!

Abreu a Cena/ Belo Horizonte / MG

• Um Certo Príncipe

Grupo Brinquedo Torto / Santo André/ SP

SERVIÇO E DATAS IMPORTANTES

APRESENTAÇÕES

Ocorrerão do dia 20 a 30 de Outubro de 2010.

ENCERRAMENTO

A cerimônia de encerramento deve ser realizada no dia 30 de outubro.

MAIS INFORMAÇÕES

Bruno Moreno: (31) 9816-5011 e 9233-1341

Sosti: (31) 8433-4719

No Ato Cultural: (31) 2555-8575.

Site: http://www.fetobh.art.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário