quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Festival de Guaramiranga traz três debatedores (Guaramiranga, CE)

Zeca Ligiéro, um dos debatedores do Festival

XVII Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga confirma os três debatedores da Mostra Nordeste


O Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga - FNT já tem confirmados os três debatedores da Mostra Nordeste da 17ª edição, que acontece de 04 a 11 de setembro serrana cearense. São eles, Tiago Fortes, Zeca Ligiéro e Armindo Bião.

Nove espetáculos participam da Mostra Nordeste, sendo um de cada estado. Os espetáculos são encenados à noite e, pela manhã, acontece o Ciclo de Debates, aberto aos grupos e público em geral. Cada dia a discussão gira em torno da peça apresentada na noite anterior.

Este ano participam da Mostra Nordeste do FNT os seguintes espetáculos:

VÔO AO SOLO - Invisível Companhia de Teatro (AL). Direção: Marco Antônio de Campos;

UMA VEZ NADA MAIS – Carambola (BA). Direção: Hebe Alves;

AS TRÊS IRMÃS – Grupo de Estudos e Trabalhos em Stanislavski – GETS (CE). Direção: Graça Freitas;

PAI E FILHO – Pequena Companhia de Teatro (MA). Direção: Marcelo Flecha;

A CASA DE BERNARDA ALBA – Grupo Harém de Teatro (PI). Direção: Arimatan Martins;

RASIF – MAR QUE ARREBENTA – Coletivo Angu de Teatro (PE). Direção: Marcondes Lima;

MILAGRE BRASILEIRO – Coletivo de Teatro Alfenim (PB). Direção: Márcio Marciano;

DEUS DANADO – Cia A Máscara de Teatro (RN). Direção: Marcelo Flecha;

CACUETE – A INCRÍVEL PERFORMANCE DE CRENDICES – Projeto Cacuete (SE). Direção: Maycira Teles Leão.

Além da Mostra Nordeste, o FNT conta em sua programação com espetáculo nacional convidado para a abertura e as Mostras FNT no Maciço, Palco Ceará, Infantil e Te-Ato à Meia-Noite, estas somente com grupos cearenses. Ao longo dos oito dias de Festival, acontecem ainda oficinas, apresentação de teses ou dissertações de pesquisadores, lançamentos, entre outras atividades que compõem o Programa de Formação do FNT.

O XVII Festival Nordestino de Teatro é uma realização da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA). Patrocínio: Oi. Apoio cultural: Oi Futuro. Apoio institucional: Prefeitura Municipal de Guaramiranga. Este projeto é apoiado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

OS DEBATEDORES

Tiago Fortes

É mestre em Artes Cênicas pela UNIRIO e professor de interpretação no curso de Licenciatura em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Ceará - UFC, além de ser ator, diretor e pesquisador de teatro.

Zeca Ligiéro

É artista, escritor, diretor teatral, PhD (NYU) e professor da UNIRIO e pesquisador Cientista na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ. No Brasil, é diretor do Instituto Hemisférico de Performance e Política, cuja sede está em Nova York. Coordena o Núcleo de Estudos das Performances Afros-Ameríndias – NEPAA e é curador do Acervo Augusto Boal, ambos na UNIRIO. Dirigiu diversas peças no Brasil, nos EUA e na Colômbia. Tem livros publicados em português, espanhol e inglês.

Armindo Bião

É ator e encenador em cerca de 50 obras teatrais e audiovisuais, premiado por seu trabalho em teatro (1980, 2001, 2008) e por suas atividades acadêmicas (1998, 1999, 2007) na Bahia. É também Chevalier des Arts et des Lettres da República Francesa. Pesquisador 1A do CNPq, Armindo Bião é Professor Titular Associado, no Brasil, à Universidade Federal da Bahia – UFBA, e, na Europa, à Université de Paris Ouest Nanterre La Défense e à Maison des Sciences de l’Homme Paris Nord. Atua nas áreas das Artes do Espetáculo (Etnocenologia, Interpretação Teatral, Teatro de Cordel, Treinamento com Máscaras) e da Cultura Baiana (Matrizes Estéticas e Relações Internacionais).

SERVIÇO

XVII Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT) – De 04 a 11 de setembro de 2010 em Guaramiranga (CE). Informações: 85-3246.2353 e 3246.2339 (Fortaleza), 85-3321.1405 (Guaramiranga). fnt@agua.art.br  / http://www.agua.art.br/ .

11/08/2010

DÉGAGÉ

Assessoria de Imprensa

Jornalistas Responsáveis: Sônia Lage e Eugênia Nogueira

(85)3252.5401 / 9989.5876 / 9989.3913

degage@degage.com.br / http://www.degage.com.br/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário