sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Os 39 Degraus, espetáculo no Teatro Shopping Frei Caneca (São Paulo,SP)


Dan Stulbach e Danton Mello


em

OS 39 DEGRAUS

de Patrick Barlow

Direção de Alexandre Reinecke

Tradução e adaptação de Clara Carvalho e Alexandre Reinecke

Estreia dia 28 de agosto

Teatro Shopping Frei Caneca

Misture uma obra-prima do cineasta consagrado Alfred Hitchcock com um saboroso romance de espionagem, acrescente uma pitada de “Monty Python” (série cômica britânica) e experimente a peça Os 39 Degraus, escrita por Patrick Barlow. A montagem estreia dia 28 de agosto, no Teatro Shopping Frei Caneca.

Fora do país, você encontrará esta receita batizada de The 39 Steps. Com temporadas simultâneas em West End (Londres) e na Broadway (Nova Iorque), o clássico filme de espionagem de Alfred Hitchcock, The 39 Steps, transformou-se em uma comédia de enorme sucesso. A versão teatral recebeu inúmeros prêmios, entre eles dois Tony, o Drama Desk Award e o de Melhor Comédia.

No Brasil, a direção de Os 39 Degraus é de Alexandre Reinecke, que também assina a tradução e adaptação brasileira, juntamente com Clara Carvalho. O resultado é uma comédia de suspense, maravilhosamente criativa e emocionante.

O elenco reúne os atores Dan Stulbach, que interpreta Richard Hannay, Danton Mello, que vive o Homem 1, Fabiana Gugli, desempenhando três papéis (Annabella, Pamela e Margaret), Henrique Stroeter (Homem 2) e Paulo Ivo (stand in de Stulbach e Mello).

Em Os 39 Degraus, Richard, um belo sedutor incorrigível, conhece a linda agente secreta, com sotaque alemão, Annabela Schimit (Fabiana Gugli). Encantado, ele a leva para o seu apartamento, onde ela é misteriosamente assassinada.

Esse acontecimento detona toda a trama de suspense policial. Richard, único suspeito, foge com a intenção de investigar as informações passadas por Annabela, salvar seu país e provar a sua inocência.

A história acontece em Londres e parte da Escócia, no período Pré Segunda Guerra Mundial. Durante a sua caminhada, o conquistador conhece uma moça chamada Pamela (Fabiana Gugli), que hora o denuncia, hora envolve-se amorosamente com ele e o ajuda durante as fugas.

A terceira personagem vivida por Fabiana é Margaret, uma caipira da roça escocesa. Por ter um affair com Richard, ela o ajuda a fugir da polícia durante sua estada na escócia.

Além das diversificadas atuações de Dan Stulbach e Fabiana Gugli, Danton Mello e Henrique Stroeter dão vida a 30 personagens, entre espiões, capangas, mulheres, fazendeiros etc. “No vai e vem das interpretações desses dois atores, somam-se cerca de 130 trocas de personagens”, esclarece Reinecke.
Segundo o diretor, esse trabalho é “uma grande e deliciosa brincadeira, um desafio que apresenta várias técnicas e gêneros teatrais, como o melodrama, a dupla de clowns, o teatro de sombra, a mímica e muita expressão corporal”.

Para ele, sua direção se diferencia pela busca de uma execução virtuosa e liberdade de adaptação condizente ao gosto do público brasileiro. “O que existe já é genial. É o tipo de peça que nos aparece uma vez na vida. Um prato cheio para artistas realmente envolvidos com a arte do teatro”.

“Por sorte temos um grupo de atores dedicados e concentrados no trabalho. Todos interagem para depurar ao máximo as indicações do texto, corpo e direção. Realmente uma bela montagem”, completa Alexandre.

OS 39 DEGRAUS

TEATRO SHOPPING FREI CANECA (600 lugares)

Rua Frei Caneca, 569 - 6º andar – Consolação

Informações: (11) 3472-2226/ 2229/ 2230

Bilheteria: Terça a domingo, das 13h às 19h. Em dias de espetáculo, até o início da apresentação.

Aceita os cartões de crédito Visa, Mastercard, Dinners e Amex. Débito: Redeshop e Visa Electron

Vendas pela internet: http://www.ingressorapido.com.br/

Vendas pelo telefone: 4003.1212

Sexta, às 21h30 / Domingo, às 18h30 – R$ 70

Sábado, às 21h – R$ 80

Duração: 100 minutos

Gênero: Comédia de Suspense

Classificação Etária: 12 anos

Sessão especial para convidados e imprensa:

Segunda-feira, dia 30 de agosto, às 21h.

Estreia dia 28 de agosto, sábado, às 21h.

Temporada: até 28 de novembro.

Ficha Técnica:

Autor - Patrick Barlow

Tradução e Adaptação - Clara Carvalho e Alexandre Reinecke

Direção - Alexandre Reinecke

Elenco - Dan Stulbach, Danton Mello, Henrique Stroeter, Fabiana Gugli e Paulo Ivo

Assistente de Direção e Direção Corporal - Carol Mariottini

Desenho de Luz - Paulo Cesar Medeiros

Direção Cenográfica - Cyro Del Nero (in memoriam)

Assistente de Cenografia – Caio Franzolin

Figurino - Cássio Brasil

Trilha sonora - Daniel Maia

Direção de Produção - Sérgio D'Antino

Produção Executiva - Renata Alvim

Assistente de Produção - Cuca Couto

Produção: Bottega D'Arte 2000 e Yuka Produções Artísticas

ALEXANDRE REINECKE - Direção/Versão

Alexandre consolidou sua carreira em 2000, quando foi assistente de direção de Paulo Autran, na peça “Dia das Mães”. Desde então dirigiu 24 peças dos mais variados gêneros, entre elas, as comédias “Quarta-Feira, Sem falta, Lá em Casa”, “Senhoras e Senhores”, “Sua Excelência o Candidato”, “Arsênico e Alfazema”, que também traduziu e adaptou, “Seria Cômico Se Não Fosse Sério”. Está em cartaz com a comédia francesa “Toc Toc”, há três anos em cartaz, “Adorei o Que Você Fez”, “TPM Katrina”, “O Homem das Cavernas” e “Trair e Coçar, é só Começar”, entre muitas outras montagens clássicas e de sucesso, entre elas “Oração Para Um Pé-de-Chinelo”, de Plínio Marcos, que recebeu dois Prêmios Shell e um APCA.

CLARA CARVALHO - Trabalhos em tradução

2009 – “O Clã das Divorciadas”, de Alil Vardar, a ser encenada em 2010. 2009 – “Adorei o que Você Fez!”, de Carole Greep. 2008/2009 – “Retratos Falantes”, de Alan Bennett, direção de Eduardo Tolentino. 2008 – “Revendo Senhorita Júlia”, de Patrick Marber. 2008/2009/2010 – “Toc Toc”, de Laurent Baffie, direção de Alexandre Reinecke, e muitos outros. Últimos espetáculos/ Prêmios em teatro: 2009 – “Dueto da Solidão”, de Sérgio Roveri, direção de Sérgio Ferrara. 2008 – “O Ensaio, de Jean Anouilh”,direção de Eduardo Tolentino. 2008 – “Retratos Falantes”, de Alan Bennett, direção de Eduardo Tolentino, entre outros.

DAN STULBACH (Richard Hannay)

Começou no teatro amador em uma adaptação de “Sonhos de uma Noite de Verão”, de Shakespeare. Sua estreia profissional foi protagonizando “Peer Gynt”, de Ibsen. Fã de Paulo Autran, que conheceu no início da carreira e, depois, tornou-se amigo, atuou em “Visitando Sr. Green”. Participou das minisséries “Os Maias”, “JK”, “Amazônia”, “Queridos Amigos” e “Som e Fúria” e das novelas “O Amor está no Ar” e “Esperança”. Ficou nacionalmente conhecido ao interpretar Marcos, em “Mulheres Apaixonadas”. Depois, atuou em “Senhora do Destino”. O seu primeiro longametragem foi “Cronicamente Inviável” (2000), dirigido por Sérgio Bianchi. Também esteve em “Mater Day” (2001), “Viva Voz” (2004), “Mais uma Vez Amor” (2205) e “Dias e Noites (2008).

DANTON MELLO (Homem 1)

Começou a carreira fazendo comerciais de TV. Em 1985 estreou na novela “O Gato Comeu” (TV Globo). Logo, se tornou um dos atores mais populares. Atuou “Novo Amor”, “Mandala”, “Vale Tudo”, “Tieta”, “Despedida de Solteiro”, “Guerra sem Fim”, “A Viagem”, “Dona Anja”, “Torre de Babel”, “Terra Nostra”, “Jamais te Esquecerei”, “Cabocla”, “Cobras & Lagartos”, “Sinhá Moça”, “Caminho das Índias”, “Tempos Modernos”. Entre as minisséries e seriados estão: “Família Brasil”, “Malhação” e “Hilda Furacão”. No cinema, atuou em “Benjamim”, “O Preço da Paz”, “Tudo Isto é Fado”, “Araguaya - A Conspiração do Silêncio”, “Quanto Vale ou é por Quilo?”, “Ouro Negro”, “A Saga do Petróleo Brasileiro” e “Intruso”. Estreou no teatro, em 1991, em “Romeu e Julieta”. Voltou ao teatro, em 2008, com a peça “Vergonha dos Pés”.

HENRIQUE STROETER (Homem 2)

Henrique Stroeter é faz parte do “Grupo Parlapatões”. No Brasil, participou dos principais festivais de teatro e circo, como o FIAC (Festival Internacional de Teatro), em São Paulo, Festival de Teatro de Curitiba, FILO (Festival de Teatro de Londrina), Festival Internacional de Teatro e Circo, em Belo Horizonte e outros. Fora do país participou do Festival de Edimburgo, na Escócia, do Festival de Almada, em Portugal, e do Festival de Almagro e Cadiz, na Espanha. Foi o representante oficial do Brasil na Expo 98, em Lisboa. No espetáculo “Não Escrevi Isto” recebeu o Prêmio Shell (Cenografia) e Prêmio Estímulo em 1998; “Pantagruel”, Prêmio Estímulo (2001), “As Nuvens e/ ou um Deu$ Chamado Dinheiro”, “O bricabraque” e “Prego na Testa”, em 2005, recebeu o Prêmio Shell.

FABIANA GUGLI (Annabella Schmidt / Pamela / Margaret)

Participou da Cia. de Ópera Seca, fundada por Gerald Thomas, onde atuou em 14 funções sob sua direção. A peça “Terra em Trânsito”, escrita especialmente para ela, lhe rendeu indicação ao Prêmio Shell de Melhor Atriz. Em dezembro (2009), a montagem fez curta temporada, versão em Inglês, no Teatro La MaMa (NY). Outros trabalhos com Gerald: “Circo de Rins e Fígado”, “Rainha Mentira”, “Luartrovado”, “Ventriloquist”, “Deus Ex-Machina”, “Nietzsche X Wagner”, a ópera “Tristão e Isolda”, “Solos Secos”, “Príncipe de Copacabana”, “Esperando Beckett” e “Tragédia Rave Anchorpectoris”. Antes da Cia. Ópera Seca participou de “Antes do Café”, “Tartufo”, “Bonitinha Mas Ordinária” e “Fragmentos”. Atuou no premiado filme “O Cheiro do Ralo” e em “Os Normais”. A atriz tem extensa formação em danças clássica e moderna. Estuda por longos períodos no Merce Cunningham Studio, NY.

PAULO IVO – Stand In de Stroeter e Mello

Participou do grupo Ornintorrico em dois espetáculos “Mahagony” e “Teladeum”. Atuou em “Você vai ver o que você vai ver”, “Vem buscar-me que ainda sou Teu” – premiado como melhor ator pelo Prêmio Apetesp. Fez “Guerra Santa”, “O Mambembe”, “Operação Abafa”, “Art”, “Adorei o que Você Fez”, “Toc Toc” e outros. Montou quatro musicais, baseados em teatro de revista. Em TV participou de programa infantil para a Diney, nas novelas globais “Dona Anja”, “O Direito de Nascer”, “Belíssima”, “A Favorita” e “Passione”. Trabalha com a voz há 30 anos (dublagem, locução e canto). E a voz da emissora MTV, há 18 anos.

ALFRED HITCHCOCK

Alfred Hitchcock foi e continua sendo o diretor definitivo do gênero suspense. Seus filmes “Os Pássaros”, “Disque M para Matar”, “Vertigo, Janela Indiscreta” e “Psicose” são grandes clássicos do cinema mundial.

Sua carreira estende-se do início dos filmes falados - final dos anos 20 - a idade de ouro das estrelas e estúdios nos anos 50 e 60. Sua arredondada figura de lábios grossos tornou-se uma imagem tão forte quanto seus próprios filmes. (A famosa aparição de sua silhueta, como um fantoche, é uma homenagem desta produção). Conhecido como Mestre do Suspense, ele nasceu no leste de Londres, em 1899, e morreu em Los Angeles, em 1980.

Um comentário:

  1. Olá!
    Me chamo Luís Carlos sou aluno da Escola Wolf Maya, e assisti a peça e posso dizer de "Boca Cheia", que de todas que tive oportunidade de apreciar foi uma das MELHORES, ressalto por que é um trabalho muito complexo, mas que percebi que foi realizado maravilhosamente, pelos atores aqui consagrados!
    Por coicidência neste dia que presenciei, havia nascido a filha de Dan Stulbach, o que me emocionou muito, pois senti quanto aquela noite estava sendo especial.
    Enfim aqui fica meus parabens e espero em breve estar junto a eles contracenando peças iguais a essa.

    ResponderExcluir