quinta-feira, 12 de agosto de 2010

"As Criadas", de Jean Genet, estreia no Satryros 2 (São Paulo, SP)

As Criadas, com Monalisa Capella (à esq., abaixo)

O espetáculo “As Criadas”, do polêmico escritor francês, prorroga sua temporada até dia 26 de agosto, no Espaço dos Satyros 2, sempre às quintas-feiras, às 21 horas. Jean Genet foi dramaturgo e criminoso condenado que se tornou uma das figuras mais importantes no teatro avant-garde. A direção desse texto abusado ficou por conta da premiada Elvira Gentil que, aos 80 anos, continua em plena atividade.


Núcleo Paulista de Artes apresenta “As Criadas”, de Jean Genet.

Sinopse

Duas mulheres. Irmãs. Amantes. Rivais. Criadas. Na ausência da Patroa, satirizam a sua condição humilde, personificando fantasias de libertação e luxúria. Ora servas, ora senhoras. Num jogo em que se confundem poder e submissão, amor e ódio, pela Patroa e de uma pela outra. E é preciso levar o jogo até ao fim. Pelo menos, até o despertador tocar.

Realização: Núcleo Paulista de Artes da Cooperativa Paulista de Teatro.

Texto: Jean Genet.

Tradução: Alfredo Mesquita

Direção: Elvira Gentil.

Elenco: Beth Lima, Vanice Pedrazzini e Monalisa Capella.

Cenário: Lirian Pedrazzini.

Supervisão de cenário: Renato Scripilliti.

Figurinos: Eneida Palermo.

Iluminação: Valdecir Araújo.

Sonoplastia: Carlos Henrique (Poli).

Assistente de direção: Vanice Pedrazzini.

Produção Executiva: Eneida Palermo.

Assistente de produção: Etel Buss.

Cenotécnico: Jorge Ferreira

Operador de luz e som: Valdecir Araújo

Assessoria de Imprensa: Jardel Teixeira.

Cartaz e programa: Lígia Furlan e Xandi Vaz.

Temporada: 15 de julho a 19 de agosto de 2010.

Quando: às quintas-feiras.

Horário: 21h.

Classificação: não recomendado para menores de 14 anos.

Duração: 90 minutos.

Ingressos: R$ 20,00 e R$10,00 para estudantes, melhor idade e classe teatral.

Local: Espaço dos Satyros 2, Praça Franklin Roosevelt,134, Consolação, São Paulo, SP, próximo a Estação República do Metrô, tel.(11) 3258-6345.

Lotação: 70 lugares.

Jean Genet

Esse ladrão, vagabundo e homossexual francês impressionou pensadores como Jean-Paul Sartre e Jean Cocteau com seus textos que elevam os transgressores a heróis dentro de uma áurea quase mística, mas que ao mesmo tempo disseca sentimentos universais em todas as relações de poder como o desejo, humilhação e a impotência. No Brasil, ficou conhecido por sua peça “As Criadas”, em que duas empregadas oprimidas pela Madame simulam seu assassinato — um marco do chamado “teatro do absurdo”.

O Texto

Segundo palavras do próprio Jean Genet, o autor, duas atrizes desenvolvem um jogo teatral ao serem “As Criadas” dentro de um procedimento perturbador, revelador de suas personalidades, com comprometimento psicológico diluído pela condição de subalternas, aprisionadas no extrato social a que pertencem, mesmo que a classe social a qual servem motive um procedimento de extirpação dos obstáculos que, supostamente, possa levá-las à redenção.

Elvira Gentil

Diretora, atriz, professora de teatro e prêmio APCA, participou de montagens operísticas e musicais. Atua, principalmente, na direção teatral e intercâmbios internacionais. Elvira Lima Gentil nasceu no dia 13 de setembro de 1930, em Votorantin, São Paulo. Formada como atriz na Escola de Arte Dramática (EAD) na turma de 1963/1964, fez o Curso de Preparação de Ator dentro do método de Stanislavski, com Eugênio Kusnet em 1968, além de ser estagiária no Curso de Teatro no H. B. Studio em Nova Iorque/USA em 1972. Entre 2009 e 2010 foi aluna de Chico de Assis no Curso de Dramaturgia e, no segundo semestre de 2009 iniciou o Curso de Artes Cênicas na Faculdade Paulista de Artes. Elvira também foi Coordenadora Cultural da Secretaria do Menor do Estado de São Paulo, de 1987 a 1994. Nos dois últimos anos, paralelamente às montagens teatrais, participou da curadoria dos 2º e 3º Festival de Teatro Ibero Americano no Memorial da América Latina.

As Atrizes...

Beth Lima

Atuou, entre outras peças, em “As Troianas” de Eurípedes, direção de Alexandre Dressler; “Alice Candura Pura Pura,” de Naum Alves de Souza, Maria Luisa Fonseca e Luís Carlos Cardoso; “A Casa de Bernarda Alba” de Garcia Lorca, direção de Laerte Morrone; “Mulher Verso Frente” de Afonso Gentil, direção de Elvira Gentil.

Monalisa Capella

Participou de diversas montagens dirigidas pelos diretores Wladimir Capella, Elvira Gentil e Jaime Celiberto, como “A Cartomante”, de Machado de Assis, em Portugal; “Tristão e Izolda”, ”Miranda” e “Avoar” textos de Waldmir Capella; “Bidu Sayão”, de Adir de Lima e Décio Gentil para o Festival Fazer a Festa na cidade do Porto em Portugal.

Vanice Pedrazzini

“Um Estudo em Vermelho”, de Conan Doyle e “O Diário de Anne Frank”, estão entre suas primeiras participações no palco. Entre vários outros espetáculos destaca as 2 versões (uma foi para Portugal) de “No Natal a Gente vem te buscar”, de Naum Alves de Souza, dirigidas por Elvira Gentil, “O Montador”, de Adir de Lima e Décio Gentil, ao lado de Laerte Morrone, que, por sua vez a dirigiu em “A Casa de Bernarda Alba” de Lorca. Nova visita a Portugal, ao lado de Miriam Mehler em “Bidú Sayão, uma Homenagem”, da dupla Adir de Lima e Décio Gentil. Em 2007 fez temporada no Teatro Sérgio Cardoso, sala Paschoal Carlos Magno, com “Revisão de \prova”, de Décio Gentil, direção de Elvira Gentil, novamente com Miriam Mehler.

O Projeto

Trazer à cena “As Criadas” desse escritor “maldito”, cuja vida pessoal e cuja obra provocaram tanta controvérsia, é trazer às pessoas de hoje, jovens ou adultos, a reflexão de que o mundo não mudou, pois, agora com muito mais requintes de ironia, sarcasmo e maldade mal disfarçada, percebemos a injustiça solta, contribuindo para a criação de transgressores “monstros” que, no desespero, impiedosamente atacam essa sociedade injusta e impune.

O Grupo

O Núcleo Paulista de Artes da Cooperativa Paulista de Teatro surgiu 1994 com a montagem da peça “O montador” de Adir de Lima e Décio Gentil, sob direção de Elvira Gentil, Laerte Morrone e Vanice Pedrazzini participaram do elenco. O grupo também realizou as peças: “Revisão de Prova” com Mirian Mehler, Mario Cesar Camargo no elenco, direção de Elvira Gentil e texto de Décio Gentil, em 2007. O Núcleo se uniu a Fernando Calvozo e juntos montaram “A Noiva do Condutor” de Noel Rosa com Denise de Freitas e “Bidu Sayão – Uma Homenagem” com Mirian Mehler, Leona Cavalli, Vanice Pedrazzini e a cantora lírica Solange Siquirolli, também texto de Décio Gentil em parceria com Adir de Lima. Com o espetáculo “Bidu Sayão – Uma Homenagem” fez turnê em Portugal e participou do Festival Fazer a Festa em Porto. Essa parceria também levou a Portugal: “No Natal a Gente Vem te Buscar” de Naum Alves de Souza e “A Cartomante” de Machado de Assis.

Informações

Jardel Teixeira

(11) 6409-7072

(11) 3909-7822

Nenhum comentário:

Postar um comentário