sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Teatro Rá-Tim-Bum, da Cultura, tem programação suspensa (São Paulo,SP)


Teatro Rá-Tim-Bum


Um dos únicos espaços dedicados à nossa arte na TV brasileira, o Teatro Rá-Tim-Bum, acaba de ter sua produção suspensa, devido às mudanças que estão acontecendo na TV Cultura desde que João Sayad assumiu a presidência.

Apesar de saber que as chances são poucas, acho que vale a pena nos mobilizarmos para tentar reverter essa decisão, mostrando ao novo presidente da Fundação Padre Anchieta que ele chegou ao cargo já pegando uma contra-mão. Ao invés de cancelar, ele deveria ampliar o alcance do programa, produzindo espetáculos de grupos e companhias de outros Estados, espalhando esses trabalhos por todo o país. Nada mais do que a atividade que se espera de uma TV pública.

Abaixo o link da Central de Relacionamento no site da TV Cultura para quem desejar manifestar a sua opinião:

http://www2.tvcultura.com.br/faleconosco/

Abaixo a carta da equipe:

Queridos parceiros do Teatro Rá-Tim-Bum

Em meio às mudanças pelas quais a Fundação Padre Anchieta -TV Cultura vem passando, a produção do programa Teatro Rá-Tim-Bum foi interrompida, e não há previsão de retomada.

Nessas 32 adaptações contamos com a parceria de cerca de 25 companhias de teatro e o apoio da Cooperativa Paulista de Teatro. Sem esquecer dos grupos e companhias de teatro que estavam em fase de negociação e pelos variados motivos não puderam ser concretizadas. E ficamos na expectativa de um dia resgatar essas parcerias.

Entendemos que nossa missão desde 2006 foi levar às crianças e aos adultos um programa de qualidade - a magia do teatro, um meio cultural e artístico tão importante - na programação da TV brasileira. Inclusive a oportunidade de levar às crianças de outros Estados a rica produção do teatro infanto-juvenil paulista.

Sempre procuramos preservar a linguagem dos espetáculos ao adaptar as peças de teatro para o meio de comunicação de massa. Em muitos momentos os resultados foram elogiados e em outros criticados, o que prova nossa natureza experimental e dinâmica, papel fundamental da TV Pública.

Compartilhamos com vocês tanto as alegrias das conquistas como as duras dificuldades estruturais que vivemos na TV Cultura. Muitos obstáculos foram superados graças à criatividade, esforço e talento valorosos de cada profissional envolvido para a realização desse projeto.

Com o Teatro Rá-Tim-Bum ajudamos a cumprir uma das funções básicas da TV Pública: socializar a produção de Cultura.

Nós agradecemos pelo carinho, disposição e principalmente pela fé na importância de nosso trabalho. A cada um de vocês o nosso muito obrigada.

EQUIPE TEATRO RA-TIM-BUM

Link do programa:

http://www.tvcultura.com.br/teatroratimbum/

Link de alguns dos espetáculos já gravados

http://www.tvratimbum.com.br/secoes/videos/index.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário