segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Centro de Reciclagem de Atores ,programação set/2010 (Rio de Janeiro, RJ)

Daniel Herz é um dos palestrantes de setembro

Seguem abaixo informações sobre o projeto e os 4 diretores que vão ministrar as aulas em setembro.


CRA – CENTRO DE RECICLAGEM DE ATORES

Está funcionando no Teatro Maria Clara Machado – Planetário, o Centro de Reciclagem de Atores, voltado para a reciclagem e o treinamento continuado de atores profissionais. Todas as segundas-feiras das 19h às 22h, durante o ano haverá aula com um professor diferente a cada semana.

Entre os ministrantes da reciclagem estarão renomados diretores como Moacir Chaves, Domingos de Oliveira, Christiane Jatahy, Marcio Libar, Hamilton Vaz Pereira, Jefferson Miranda, Ivan Sugahara, entre outros.

Coordenando o CRA, a Diretora Geral do coletivo Clube da Cena e uma das diretoras Artísticas do Teatro Maria Clara Machado – Planetário, Cristina Fagundes.

Há abertura de novas vagas para o workshop mensalmente e o preenchimento das vagas é feito via seleção de currículo. O projeto é voltado apenas para atores com registro profissional.

Os interessados em ingressar no CRA, devem enviar currículo para cris1@ism.com.br

A mensalidade é de 250 reais e as vagas são limitadas. Indicando um amigo que também venha a ser selecionado você ganhará 20% de desconto na primeira mensalidade.

Mais informações: 21 9666-9954

Seguem abaixo os ministrantes do CRA em SETEMBRO:

DIA 06 – THIERRY TRÉMOUROUX

DIA 13 – CARLA CHUEKE

DIA 20 – DANIEL HERZ

DIA 27– MICHEL BERCOVITCH

SOBRE OS MINISTRANTES:

DIA 06 – THIERRY TRÉMOUROUX

Ator e diretor belga radicado no Brasil, formado em psicologia, trabalhou durante 15 anos na França ao lado de artistas como Jean-Claude Carrière e Yoshi Oïda, ambos colaboradores de Peter Brook, de Zygmunt Molik, co-fundador do Teatro Laboratório de Grotowski e de Stefano Scribani do Piccolo Teatro del Milano. No Brasil desde 1994, co-fundou o grupo l'acte – Atos da Criação Teatral – realizando grandes parcerias com artistas do teatro contemporâneo da Europa. Autores como Novarina, Gombrowicz, Valletti, Lagarce e Reinshagen, foram assim introduzidos no país.

Com o grupo l'acte dirigiu durante dois anos, o Teatro Aliança Francesa de Botafogo/RJ, realizando neste espaço diversas criações artísticas. Foi membro do Laboratório do Ator/Funarte, ministrando ateliês de formação para atores e de dramaturgia no Brasil. Associou-se, como ator convidado, à produtores e diretores de teatro, cinema e televisão como Monique Gardenberg (Os Sete Afluentes do Rio Ota; Tim Jazz; Ó pai, ó), Bia Lessa (Medéia, As Três Irmãs, Casa de Bonecas), Miguel Farias (O Shangô de Baker Street, Vinícius) Zelito Viana (Villa Lobos) e Ricardo Waddington (Rede Globo). Em 2007, foi curador dos encontros "Passage à l´acte" trazendo artistas internacionais como Hassane Kuyaté, François Berreur etc.

Entre as direções realizadas seus principais trabalhos são: "Depois da Chuva", de Sergi Belbel; "Aqui Jaz Marylin Monroe", "92-58-89", de Gerlind Reinshagen; "Santo Elvis" e "Monsieur Armand, Vulgo Garrincha", de Serge Valletti; "Ivone, Princesa da Borgonha" de Witold Gombrowicz, e "Diante da Palavra", de Valère Novarina. Dirigiu criações coletivas para a Casa das Artes de Laranjeiras como "Don Juan", profissão ator, "E viveram felizes para sempre?" e "E Até que a morte nos separe". Em 2008 foi diretor da Cia Aplauso. Em 2009 montou "Don Juan – DJ", "A Inquietude" de Valère Novarina e o encontro musical "Ponts" em Lons Le Saunier/FR, dentro da programação France-Brésil. Paralelamente, participou como ator da turnê mundial de "A Gaivota" com direção de Enrique Diaz e da turnê nacional de "Apropriação" a partir da obra de Harold Pinter com direção de Bel Garcia. Atualmente, além de circular com "A Inquietude" de Valère Novarina com Ana Kfouri, Thierry está em turnê internacional com a peça "Otro" do Coletivo Improviso, direção de Enrique Diaz e Cristina Moura.

DIA 13 – CARLA CHUEKE

Produtora de elenco com vasta experiência, atuando sobretudo com casting para publicidade e cinema, ministra o workshop Rumos para o Ator, onde orienta os atores a se colocarem no mercado, abordando assuntos como: apresentação em testes, marketing pessoal, preparação do material de trabalho, Profissão do ator, agente empresarial, gestão de carreira, produção de elenco e mais...

Alguns trabalhos realizados:

PUBLICIDADE

Campanhas Cerveja Antarctica (todas)

Produtora: Cine Cinematografica

Direção: Clovis Mello

Veiculação: Nacional

Campanhas Sandálias Havaianas (todas)

Produtora: Cine Cinematografica

Direção: Clovis Mello

Veiculação: Nacional

Campanhas Skol

Produtora: Cine Cinematografica

Direção: Clovis Mello

Veiculação: Nacional

COB – A Paixão nos Une

Produtora: o2 Filmes

Direção: Fernando Meirelles

Veiculação: Mundial – apresentação em Copenhagen em Agosto 2009

Bradesco Vai que............

Produtora: o2 Filmes

Direção: Fernando Meirelles

Veiculação: Nacional

Campanha Postos Ipiranga

Produtora: Zeppelin Filmes

Direção: Rodrigo Pesavento

Veiculação: Nacional

CLIPS

Festa / Ivete Sangalo

Produtora: Tv Zero

Direção:André Horta

Qual é?? / Marcelo D2

Produtora: Julio Xavier

Direção: Johny Araujo

CINEMA

O Tempo das Uvas 1997

Dulce Conforto Produções Artísticas

Direção: Juarez Precioso

2 vezes com Helena 2000

Fraiha Produções

Direção: Mauro Farias

Jacobina 2001

Produtora: LC Barreto

Direção: Fabio Barreto

A Incrível historia da mulher que mudou de cor 2003

Produtora: LC Barreto

Direção: Marcelo Santiago

Sonhos e Desejos 2005

Produtora: LC Barreto

Direção: Marcelo Santiago

O Ultimo Virgem 2010

Direção : Wagner Santisteban

DIA 20 – DANIEL HERZ

Ator, professor e diretor de teatro, é diretor artístico dos Atores de Laura desde 1992 e do Teatro Miguel Falabella. Atuou em diversas produções teatrais entre as quais: "Nossa Senhora das Flores", adaptação para a cena do romance de Jean Genet (1987) e "O jovem Törless", adaptação do romance de Robert Musil, encenada no CCBB em 1996. Destacou-se como encenador nas últimas duas décadas, tendo recebido prêmios de melhor direção pelos espetáculos "Romeu e Isolda" (1996), "Decote" (1997), "A flauta mágica" (2000), "As artimanhas de Scapino" (2002).

Em 2000 encenou no CCBB "Esplêndidos", peça rejeitada por Jean Genet, que até então só havia sido montada na França e na Inglaterra. É responsável igualmente pela direção de "Zastrozzi", de George Walker, que compartilhou com o protagonista Selton Mello (2002), "Otelo da Mangueira", de Gustavo Gasparani (2006) e "Tom e Vinicius – o musical", de Daniela Pereira e Eucanaã Ferraz, em cartaz no Rio de Janeiro em 2009. Em 2010 dirigiu O Barbeiro de Ervilha, adaptação de Vanessa Dantas da ópera O Barbeiro de Sevilha de Gioacchino Rossini, para teatro infantil.

Diretor de uma das mais relevantes companhias teatrais do Rio de Janeiro, a Cia Atores de Laura, onde também assina dramaturgia nas criações coletivas, Daniel é professor de teatro há mais de 20 anos, dando aulas na oficina regular da Casa de Cultura Laura Alvim e na Firjan, entrou outros espaços. Entre seus espetáculos:

A Entrevista (Rio de Janeiro - 1993)

Cartão de Embarque (Rio de Janeiro - 1994)

Romeu e Isolda (Rio de Janeiro - 1995)

Sonhos Shakespearianos de uma Noite de Inverno (Rio de Janeiro - 1995)

Decote (Rio de Janeiro - 1996)

A Casa Bem Assombrada (Rio de Janeiro - 1998)

O Julgamento (Rio de Janeiro - 1998)

O Mundo Não Me Quis (Rio de Janeiro - 1998)

A Flauta Mágica (Rio de Janeiro - 1999)

As Rosas de Nossa Senhora (Rio de Janeiro - 1999)

Auto da Índia ou Arabutã (Rio de Janeiro - 2000)

Esplêndidos (Rio de Janeiro - 2000)

As Artimanhas de Scapino (Rio de Janeiro - 2002)

As Artimanhas de Scapino (São Paulo - 2003)

O Conto do Inverno (Rio de Janeiro - 2004)

A Glória de Nelson (Rio de Janeiro - 2005)

N. I. S. E. (Rio de Janeiro - 2006)

Tom & Vinícius - O Musical (São Paulo - 2008)

DIA 27 – MICHEL BERCOVITCH

Michel Bercovitch é ator, diretor e produtor com diversos trabalhos no teatro, cinema e televisão. É professor de teatro há mais de 20 anos e está á frente há mais de 10 anos da Cia Prática de Teatro.

Fez seus primeiros estudos de teatro em 1982, com Miguel Falabella. Participou de diversas montagens do TACA (Teatro Amador do Colégio Andrews).

Freqüentou os cursos de Carlos Wilson, no Tablado em 1986, e ali atuou no papel de Hänschen Rilow, em "O Despertar da Primavera", de Frank Wedekind, dirigido por Cacá Mourthé. Participou, também, de "Quatro Meninas", adaptação teatral do romance "Little Women", de Louise May Alcott; "Odisséia", de Homero, e "Van Gogh", de João Uchoa, no Teatro dos Quatro, todas dirigidas por Carlos Wílson.

Em 1988, atuou em "Camaleão na Lua", de Maria Clara Machado. No ano seguinte, integrou o elenco de "Os Doze Trabalhos de Hércules", adaptação da obra de Monteiro Lobato.

Esteve matriculado, entre 1989 e 1990, no Programa para Estudantes Estrangeiros da Universidade de Tel Aviv, onde fez cursos de teatro e literatura dramática, entre outros. De volta ao Rio, atuou em "Romeu e Julieta", de William Shakespeare, que comemorava os quarenta anos do Tablado.

Produziu, em 1992, juntamente com Marcelo Serrado, Oberdan Junior e Selton Mello, "Os Meninos da Rua Paulo", de Ferenc Molnar, dirigida por Ricardo Kosovsky. Professor de teatro desde 1990, no Colégio Divina Providência, em seguida no Teatro de Bolso (1991), no Teatro Ipanema (1992-1993), no Café-Teatro Othon (1993), no Centro Laban de Artes do Movimento, e também na Oficina de Artes.

Em 1993, dirigiu montagem experimental de "Sonho de Uma Noite de Verão", de William Shakespeare. Foi assistente de direção de Antônio Abujamra em "O Inferno São os Outros" (Huis Clos), de Jean-Paul Sartre.

Estreou, em 1994, com Felipe Martins a co-direção de "O Despertar da Primavera", de Frank Wedekind.

Em 1995 e 1996, dirigiu, no projeto Prática 95, os seguintes espetáculos: "Beijo no Asfalto", de Nelson Rodrigues; "O Pagador de Promessas", de Dias Gomes e "Sonho de Uma Noite de Verão", de Shakespeare. Recebeu onze indicações ao Prêmio Festival de Teatro do Rio de Janeiro.

Atuou, em 1996, no espetáculo "O Jovem Törless", de Robert Musil, dirigido por Ivone Hofmann. Nesse mesmo ano, fundou a Companhia Prática de Teatro e o espaço Aquário, espaço cultural. A Companhia estreou "O Despertar da Primavera", em 1996, no Teatro Ipanema.

Em 1997, dirigiu "Nossa Cidade", de Thorton Wilder e Titus Andronicus, de Shakespeare.

Dirigiu e atuou na montagem da peça "Muito Barulho por Nada", de Shakespeare, em 1998.

Em televisão, participou das novelas "Perigosas Peruas", "O Rei do Gado", na minissérie "Chiquinha Gonzaga", da TV Globo.

No cinema, atuou como ator do filme "Woman on Top", com direção de Fina Torres e produção da Fox.

Em 1999, dirigiu o espetáculo "O Zelador", de Harold Pinter, foi indicado ao Prêmio Shell de melhor diretor e ganhou o Prêmio Bravo! - Revelação 1999.

Estreou, em 2001, "Viagem ao Centro da Terra", espetáculo itinerante no qual trabalhou como diretor-assistente. O espetáculo foi vencedor na categoria especial do Prêmio Shell neste ano. Colocou em cartaz no Teatro Ipanema e, em seguida, no Teatro Gláucio Gill, a direção e produção do espetáculo infantil "As Aventuras de Tom Sawyer". O espetáculo recebeu os prêmios Maria Clara Machado de Teatro infantil de melhor adaptação, melhor atriz e melhor espetáculo.

Em 2002, atuou no filme "Lost Zweig" , de Silvio Back e integrou o elenco de "Casa de Boneca", de Ibsen, com direção de Aderbal Freire-Filho. Dirigiu a peça "Reveillon", de Flávio Márcio, e o novo espetáculo infantil da Cia Prática de Teatro, "A Jornada do Rei Artur".

Esteve em cartaz, em 2003, como ator no espetáculo "Zastrozzi", de George Walker, dirigido por Daniel Herz e Selton Mello e também com a direção de "O Cara que Dançou Comigo", de Mário Bortolotto.

Em 2004, dirigiu as montagens de "Assim é Se Lhe Parece", de Luigi Pirandello e "Jogos de Massacre", de Eugène Ionesco, além de participar da turnê nacional de "O Zelador".

Em 2005, estreou em seu primeiro longa metragem, "Cabra Cega" de Toni Venturi, grande vencedor do Festival de Brasília. Filmou "Desafinados", de Walter Lima Junior, no papel de Leon. Ainda em 2005, participou da novela "Alma Gêmea", no papel de Ciro. No mesmo ano, dirigiu a peça "Jogos na Hora da Sesta", de Roma Mahieu, que cumpriu temporada no Teatro do Leblon. Também participa do espetáculo "Beijo no Asfalto", de Nelson Rodrigues, na casa de Cultura Laura Alvim, comemorando os dez anos da Companhia Prática de Teatro.

Atuou na novela "Paixões Proibidas", da TV Bandeirantes, em 2006.

Em 2008, Michel Bervovitch faz uma participação especial na novela "Beleza Pura", da Rede Globo.

Ainda em 2008, o ator participa do especial de fim de ano da Record "Os Óculos de Pedro Antão". Adaptação para TV de um conto de Machado de Assis, o especial é parte da programação de fim de ano da Record, em homenagem ao centenário da morte do escritor brasileiro.

Entre 2009 e 2010, Michel está em cartaz no teatro com a peça "Gorda", de Neil Labute, protagonizada por Fabiana Karla. Por seu desempenho nessa peça, Michel Bercovitch foi indicado para o prêmio Shell Rio de Janeiro de melhor ator em 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário