quinta-feira, 11 de março de 2010

Cia. Bruta volta com "Cine Belvedere", no Casarão Belvedere (São Paulo, SP)

CINE BELVEDERE




ESPETÁCULO DA CIA. BRUTA DE ARTE ABRE A PROGRAMAÇÃO 2010 DO CASARÃO DO BELVEDERE A PARTIR DE 13 DE MARÇO

Na montagem, dirigida por Roberto Audio (Teatro da Vertigem), o público percorre os cômodos

do casarão para acompanhar a história de uma família, criada a partir de pesquisa sobre os sonhos

Com a nova temporada do espetáculo “Cine Belvedere”, a partir de 13 de março de 2010 (sábado), às 21h, o Casarão do Belvedere, inicia sua programação cultural em 2010. A montagem, que vai ocupar o casarão – edifício de 430m² construído na Rua Pedroso, na Bela Vista – marca a estreia da Cia Bruta de Arte como grupo independente, depois da experiência de quatro anos de seus atores no Núcleo Experimental do Satyros. A temporada vai até o dia 27 de junho de 2010, sempre aos sábados (21h) e domingos (19h).

Cine Belvedere é resultado de um ano e meio de pesquisa sobre o universo onírico e os distúrbios do sono, coordenada por Roberto Audio (Teatro da Vertigem), que também dirige o espetáculo. O público será conduzido pelas salas e áreas externas do casarão, onde acompanhará diversos momentos da vida de uma família, cujas histórias foram preservadas por meio de um diário de sonhos.



“Como num filme, cada gesto e cada imagem, de realidade, sonho ou devaneio, ajudam a construir os arranjos e desarranjos dos personagens – dos pais às filhas, dos empregados às amantes do patriarca. Neste casarão vazio de móveis, nesta família cheia de vazios, o sonho pode ser a única realidade”, explica Audio. Ele acrescenta ainda que “a relação com o espaço do casarão e suas histórias foi decisiva para o processo criativo e o aprofundamento da pesquisa. Descobrindo novas sincronias, a companhia pode mergulhar na passagem do tempo para realizar esse novo trabalho, Cine Belvedere.”

Sinopse

Christoph Lichtmann é um antigo diretor e produtor de cinema que sofre de uma doença rara que o impossibilita de dormir e conseqüentemente de sonhar. Todas as noites, em suas madrugadas solitárias, reprisa os sonhos de sua própria família relatados à criada Pacha, responsável pelas anotações. Na passagem do tempo, que ele não sente, apropria-se de sonhos que não são seus e sonha pelos sonhos dos outros. Talvez para encontrar a si mesmo ou então descobrir que ele também é apenas um sonho de alguém.



Cia. Bruta de Arte

Grupo composto por 14 atores formou-se em janeiro de 2008, depois da experiência de seus atores no NES - Núcleo Experimental dos Satyros – onde encenaram, entre 2004 e 2007, os espetáculos Ensaio Sobre Nelson (orientação de Nora Toledo e Jarbas Capusso Filho), Rua Taylor (direção de Alberto Guzik), Vestir o Corpo de Espinhos (direção de Alberto Guzik), Montagem Regressiva e El Truco (ambas dirigidas por Roberto Audio). Com Vestir o Corpo de Espinhos, o grupo participou, em 2006, do festival internacional Play Off, nas cidades alemãs de Essen, Herne, Dusseldorf e Gelsenkirchen, com jovens talentos do teatro de vários países.

Depois da bem-sucedida temporada de El Truco, em 2007, os atores decidiram formar sua própria companhia – e convidaram o diretor Roberto Audio, que já os havia dirigido em Montagem Regressiva e El Truco, para realização do atual trabalho.

Casarão do Belvedere - Projetado pelo arquiteto Raphael Lanzara, esse amplo sobrado com 430 m², distribuídos entre 11 cômodos, foi construído em 1927, sendo habitado por quatro gerações de descendentes de seus construtores, a família de Ernest Sohn (imigrante francês). Em dezembro de 2002 o imóvel é tombado pelo CONPRESP da cidade de São Paulo. Em janeiro de 2003, Paulo Goya, ator e atualmente o Presidente da OSCIP Espaço Cultural Dona Julieta Sohn, como herdeiro do imóvel propõe à família a transformação do imóvel em espaço cultural. O espetáculo “Assombrações do Recife Velho”, da Cia Fofos Encenam abriu a trajetória de cerca de 30 peças montadas no espaço.



Em 2010, além do Casarão abrigar projetos de teatro, começa a implementar sua programação musical e das artes visuais. Tem como objetivo a restauração, a urbanização do entorno que foi-se deteriorando com o passar dos anos.
Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=8TYiZhrkafo 

CINE BELVEDERE (http://www.ciabrutadearte.blogspot.com/ )

SERVIÇO

Estreia: dia 13 de março, às 21h

Temporada: até o dia 27 de junho. Sábados, 21h, e domingos, 19h.

Casarão do Belvedere: Rua Pedroso, 267, Bela Vista. (Próximo ao Metrô São Joaquim).

Tel: 11 3266 5272

Capacidade: 16 lugares por sessão.

Ingressos: R$ 30.

Duração: 100 minutos.

Classificação: 16 anos.

Estacionamento: Rua Martiniano de Carvalho, 439 - R$5,00

FICHA TÉCNICA

Direção: Roberto Audio

Assistente de direção: Washington Calegari Texto e dramaturgia: Cia. Bruta de Arte Iluminação: Guilherme Bonfanti Assistente de Iluminação: Grissel Piguellin Figurinos: Keila Akemi e Angela Ribeiro Elementos cenográficos: Paulo Vereda Máscaras: José Torero - Cabeça Peixe Abissal:Helder da Rocha Assistente de cena e contra regra: Dagoberto Macedo

Trilha Sonora: Helder da Rocha e Cia Bruta de Arte Assistente de produção: Denise Janoski

Produção: Cia Bruta de Arte Co-Produção: Casarão do Belvedere

PERSONAGENS E ELENCO

Christoph Lichtmann – Paulo Maeda Franka Lichtmann - Thammy Alonso Annete Lichtmann - Maria Campanelli Haas Eva Lichtmann - Angela Ribeiro Helga Lichtmann - Ana Lúcia Felipe

Bettina Lichtmann – Fabiana Souza Rudolph Morak - Helder da Rocha Pacha - Marba Goicochea Talulah Tetembua - Teka Romualdo Mohammed Madi - Wagner Mendonça

Otto Heiser - Thiago Franco Balieiro Amelie Rousseau - Ana Pereira Thomas Gross - Wanderley Salgado Nikola Baümgartner – Ricardo Socalschi

Informações para a imprensa

Assessoria de Imprensa do espetáculo:

Sylvio Novelli - Assessoria em Comunicação

Com Sylvio Novelli e Fausto Cabral

11 3806-1636

sylvio@sylvionovelli.net  (cel: 11 9231-3211)

fausto@sylvionovelli.net  (cel: 11 9855-8144)

Nenhum comentário:

Postar um comentário