sexta-feira, 19 de março de 2010

Deu no Estadão: Prefeitura isenta setor artístico do ISS / São Paulo (SP)

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), sancionou nesta sexta, 19, uma lei que isenta de pagamento do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) diversos setores artísticos. Estão enquadrados na lei espetáculos teatrais, dança, balés, óperas, concertos de música erudita, recitais de música, shows de artistas brasileiros (espetáculos do tipo Guns 'N Roses não entra), circo, bailes, desfiles, trios elétricos, blocos de carnaval ou folclore a também exibição cinematográfica (desde que seja em cinemas acessíveis a partir da rua, o que exclui cinemas de shopping ou em galerias).


Todas essas áreas pagavam, até hoje, 2% de ISS. A isenção retroage à situação tributária do ano 2000. A partir de 2001, começou a ser cobrada a taxa de 5% de ISS, que a administração pública, na época, atribuía a um engano. Mas a cobrança só foi diminuída para 2% em 2005. O valor, ainda assim, era considerado sacrificante pelos produtores paulistanos, que julgam que, por ser cobrado o valor em cima do bruto da bilheteria, a oneração podia chegar a 6%. A isenção vale a partir de hoje.

"Esse ato é resultado de uma luta de alguns anos e significará uma boa economia em nossas produções", disse o ator Odilon Wagner, presidente da Associação de Produtores Teatrais Independentes (APTI). "A produção cultural tem sido tão castigada nestes últimos tempos, que uma pequena desoneração como essa vai trazer um certo alívio." Segundo Wagner, a briga para derrubar a cobrança tem 10 anos e intensificou-se durante a última campanha eleitoral para a Prefeitura de São Paulo. Kassab assumiu o compromisso durante a campanha e agora efetiva o benefício. (colaborou Priscila Trindade, do estadão.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário