segunda-feira, 22 de março de 2010

Rachel Weisz ganha prêmio de melhor atriz no teatro

Rachel Weisz como Blanche DuBois
da France Presse, em Londres

Rachel Weisz foi a vencedora na categoria melhor atriz do prestigioso prêmio Lawrence Olivier de teatro, que foi marcado pela vitória surpreendente da jovem dramaturga americana Katori Hall na categoria de nova obra teatral.

A atriz, que já ganhou um Oscar, foi premiada pela interpretação de Blanche Dubois em uma produção de "Um Bonde Chamado Desejo", de Tennessee Williams, na cerimônia celebrada domingo à noite em Londres.

A atriz britânica, vencedora do Oscar de atriz coadjuvante em 2006 por "O Jardineiro Fiel", dirigido pelo brasileiro Fernando Meireles, derrotou entre outras na categoria a americana Gillian Anderson --famosa como a agente do FBI Dana Scully na séria "Arquivo X"--, indicada por "A Casa de Bonecas".


cena de "Um Bonde Chamado Desejo", com Rachel Weisz

Outras duas estrelas de Hollywood, Jude Law (indicado a melhor ator por "Hamlet") e Keira Knightley (indicada na categoria atriz coadjuvante por "O Misantropo), saíram de mãos vazias da premiação.

A surpresa da noite foi a vitória de Katori Hall, 28, na categoria melhor nova obra teatral com "The Mountaintop". Ela se tornou a primeira dramaturga negra a receber o prêmio.

"The Mountaintop", que fala sobre a última noite de Martin Luther King antes do assassinato, bateu as favoritas "Enron" e "Jerusalém". A obra, a segunda peça escrita por Hall, estreou no segundo andar de um pub de Londres antes de ser apresentado durante nove semanas no West End.

Os maiores aplausos da noite foram recebidos pela grade dama do cinema, teatro e televisão britânica Maggie Smith, que recebeu o primeiro Olivier, honorário, pela grande contribuição ao teatro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário