segunda-feira, 7 de junho de 2010

Festival Nacional Ipitanga de Teatro 2010 (Lauro de Freitas, BA)

espetáculo "Gaiola, o Caçador"

FESTIVAL NACIONAL IPITANGA DE TEATRO REUNE ESPETÁCULOS DE NOVE ESTADOS


Lauro de Freitas será palco para um dos mais importantes festivais de teatro do Brasil, que é a 5ª edição do FIT – Festival Nacional Ipitanga de Teatro, que será realizado de 14 a 25 de julho. Uma recheada programação tendo apresentações de 33 espetáculos para todos os gostos, com peças para adultos e crianças. Nesta edição foi inserida a categoria de teatro de rua, a coordenação com este intuito deseja popularizar o teatro levando para mais próximo da comunidade espetáculos de qualidade.

As apresentações serão realizadas no Centro de Cultura de Lauro de Freitas e na Praça da Matriz – centro da cidade. Para este ano os espetáculos de teatro de rua serão centralizados porque é uma nova experiência para a produção do FIT, por se tratar de uma mostra competitiva e principalmente pela distância que teria de um local para o outro, impossibilitando os jurados de irem a outras praças, já que terão dias que serão apresentados cinco espetáculos. Mas a produção garante que a partir do próximo ano o FIT movimentará as principais praças da cidade. Os ingressos serão vendidos a preços populares para as peças mostradas no Centro de Cultura R$6,00 (inteira) e R$3,00 (meia), as apresentações na rua serão gratuitas.

Foram selecionados 29 espetáculos de nove estados: Amazonas, Bahia, Brasília, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo onde disputarão a premiação de 18 mil reais nas principais categorias. Espetáculo Adulto, Espetáculo de Rua, Espetáculo Infantil, Diretor, Texto, Ator, Atriz, Ator Coadjuvante e Atriz Coadjuvante. A solenidade de premiação será realizada no dia 25 de julho, com entrada exclusiva para os concorrentes e convidados, onde o festival está inserido na programação oficial dos festejos da Emancipação Política de Lauro de Freitas.

O Festival Nacional Ipitanga de Teatro conta com o patrocínio do Fundo de Cultura da Bahia, através da Secretaria Estadual de Cultura e da Fazenda, da Fundação Cultural da Bahia, do SATED- Sindicato dos Artistas e da Prefeitura de Lauro de Freitas através das Secretarias de Cultura, Turismo e Educação. A realização é da Sociedade Cultural Távola.

Maiores informações através do e.mail: tavolacultural@hotmail.com  , do tel.: (71) 9115-4462 e do site: http://www.fitbahia.com.br/ .

PROGRAMAÇÃO DO FIT-


FESTIVAL NACIONAL IPITANGA DE TEATRO 2010

COM SINOPSES DOS ESPETÁCULOS

DE 14 A 25 DE JULHO

Dia 14 de julho/ Quarta-feira – 20h

ESPETÁCULO CONVIDADO

GRUPO DIMENTI – SALVADOR – BA

Espetáculo: O ALIENISTA/Adulto

Adaptação do conto de Machado de Assis

Direção e Adaptação: JORGE ALENCAR

Sinopse: Como que confinados na Casa de Orates do texto original, os artistas permanecem em cena durante todo o tempo procurando resolver os nós de como relacionar Machado de Assis a Pernalonga. Plano minucioso, o conto de Machado acerca de controversos conceitos de loucura é, pois, a brecha para o delírio que vai pautar toda pesquisa do grupo. E um rapaz insiste em indagar: eu sou uma pedra ou uma árvore? A questão é que a casa é verde.

Dia 15 de julho/ Quinta-feira – 15h

1º CONCORRENTE

CABRIOLA CIA. DE TEATRO – SALVADOR – BA

Espetáculo: É MEU, É SEU, É NOSSO/Infantil

Texto: DEOLINDO CHECCUCCI

Direção: HERALDO SOUZA

Sinopse: Musical que mostra a luta de um menino para vencer um câncer. Nessa sua trajetória conta com a força da família e dos amigos e é esta solidariedade quem cria a esperança de uma vitória.

Dia 15 de julho/ Quinta-feira – 18h

2º CONCORRENTE

CIA. SEGUNDO A LENDA – SALVADOR – BA

Espetáculo: CORDEL DO AMOR SEM FIM/Adulto

Texto: CLAUDIA BARRAL

Direção: ANNALU SOUZA

Sinopse: O espetáculo narra uma história quase verídica, que se passa às margens do Rio São Francisco. Conta a esperança e armadilhas do amor. Carminha gosta de José, que deseja Teresa, que espera por Antonio, para desespero de Madalena.

Dia 15 de julho/ Quinta-feira – 20h

ESPETÁCULO CONVIDADO

CIA. DE TEATRO GENTE SALVADOR – BA

Espetáculo: NO OUTRO LADO DO MAR/Adulto

Texto: JOSÉ MENA ABRANTES

Direção: SUELMA COSTA

Sinopse: O maior é descobrir o jeito mais livre de estarmos em cena com a presença de todas essas marcas. Caminhamos com as histórias de um homem e uma mulher em direção ao mar. “Um mar que nos foge”? E levamos conosco as marcas invisíveis de tantas mortes, na expectativa de encontrar, pelo caminho, algum sinal de esperança.

Dia 16 de julho/ Sexta-feira – 15h

3º CONCORRENTE

OS BUMBURISTAS CIA DE TEATRO E ARTES – SALVADOR – BA

Espetáculo: ALICE NO SERTÃO DAS MARAVILHAS/INFANTIL

Texto: ADAPTAÇÃO DO GRUPO

Direção: ANDRÉA ELIA

Sinopse: A peça toma como ponto de partida as aventuras vividas por Alice adaptadas para a realidade nordestina. Se na versão original ela cai no buraco do coelho , no sertão Alice cai no buraco do tatu para conhecer um lugar fantástico povoado por criaturas mágicas.

Dia 16 de julho/ Sexta-feira – 18h

4º CONCORRENTE

CIA. O CIDADÃO DE PAPEL – SALVADOR – BA

Espetáculo: NEGREIROS/ADULTO

Texto e Direção: LEANDRO ROCHA

Sinopse: Conta a história de um senhor que relembra o passado, quando foi escravizado numa época em que a escravatura já havia sido abolida, criando paralelos que representam poeticamente causas, efeitos e conseqüências das situações delicadas as quais a população negra é diariamente exposta.

Dia 16 de julho/ Sexta-feira – 21h

5º CONCORRENTE

SALVADOR – BA

Espetáculo: AMANHECEU/ADULTO

Texto: JULIANA BEBÉ

Direção: LAURA FRANCO

Sinopse: Apresenta a história de uma mulher comum, mais uma “Maria” que vive da profissão de costureira, fã de música sertaneja e que tem o rádio como seu companheiro fiel das madrugadas em claro para terminar as encomendas de suas freguesas. Uma “Maria” que, ao longo da apresentação, vai tomando consciência de agressões cotidianas e que são aceitas pela sociedade.

Dia 17 de julho/ Sábado – 17h

6º CONCORRENTE

CIA. DE TEATRO POPULAR DA BAHIA – SALVADOR – BA

Espetáculo: OS DESENGANOS DO AMOR/TEATRO DE RUA

Texto adaptado da obra de Ariano Suassuana: Chico Nascimento e Grupo

Direção: JOÃO LIMA

Sinopse: Inicia quando Valdemar tira férias no emprego e vai passear no Rio de Janeiro e lá dentre tantas mulheres maravilhosas que encontrou, se apaixonou por uma moça. Valdemar resolve leva-la para sua cidade natal com o objetivo de apresentá-la a sua família e então casar-se. Na lua de mel Valdemar descobre que a sua “esposa” não é mulher e sim, um homem. Daí a cidade se manifesta a sua opinião em relação a este fato.

Dia 17 de julho/ Sábado – 21h

7º CONCORRENTE

SALVADOR – BA

Espetáculo: SOBRE FLORES NO ASFALTO QUENTE/ADULTO

Texto: LUCIANA COMIM

Direção: FÁBIO ESPÍRITO SANTO

Sinopse: A história gira em torno de três atrizes que revelam passagens da vida de nove mulheres, cujas histórias se entrelaçam de maneira casual, revelando dramas pessoais e situações inesperadas. Encontros, desencontros, fatalidades, confissões, crimes e embates ocorrem durante toda trama e, curiosamente, sempre em banheiros.

Dia 18 de julho/ Domingo – 15h

8º CONCORRENTE

ARTE SINTONIA COMPANHIA DE TEATRO – SALVADOR – BA

Espetáculo: H2 ÓPERA/INFANTIL

Texto: LUIS SÉRGIO RAMOS

Direção: ANTONIO MARQUES

Sinopse: Retrata as aventuras de três crianças que, por causa de uma retaliação e travessuras na escola, fazem uma pesquisa de campo ecológico entrando em contato com elementos da natureza e com os problemas que ela enfrenta devido aos estragos causados pelo homem. Este espetáculo contribui para despertar a consciência para a importância do respeito ao meio ambiente.

Dia 18 de julho/ Domingo – 20h

9º CONCORRENTE

TEATRO SALADISTAR – SALVADOR – BA

Espetáculo: O AVESSO DE EVA/ADULTO

Texto e Direção: AMANDA MAIA

Sinopse: Inspirada do cinema Noir, o espetáculo conta a história de dois amigos de infância que vêem sua amizade testada e envolvida por outros sentimentos quando conhecem a audaciosa Diana, mulher que segue o desejo acima de convenções sociais e regras de boa conduta.

Dia 19 de julho/ Segunda-feira – 17h

10º CONCORRENTE

A BARCA CIA. DE TEATRO – SALVADOR – BA

Espetáculo: O HOMEM COM A FLOR NA BOCA/ADULTO

Texto: LUIGI PIRANDELLO

Direção: FRANK MAGALHÃES

Sinopse: Pequenos detalhes de um mundo passam a ter sentido para um personagem que ao descobrir um câncer na boca, transforma seu olhar. Obcecado pela transformação dos significados da vida, ele renuncia ao prazer da companhia familiar para vigiar o comportamento de uma sociedade a qual deixará de pertencer em breve, tornando-se uma pessoa ríspida e solitária.

Dia 19 de julho/ Segunda-feira – 21h

11º CONCORRENTE

CIA THAKI – SÃO PAULO – SP

Espetáculo: IRRISÃO/ADULTO

Texto: EUGENE IONESCO

Direção: LUCAS DE LUCCA

Sinopse: Uma adaptação dos textos de Eugene Ionesco “A Cantora Careca”, “O Rinoceronte” e “As Cadeiras”. A peça propõe uma reflexão acerca das relações cotidianas, enfocando os conflitos e as desavenças nas relações humanas, produto das ações do homem moderno, que se fecha para a vida em sociedade e se importa apenas com os próprios interesses.

Dia 20 de julho/ Terça-feira – 15h

12º CONCORRENTE

CIA. PAULISTA DE ARTES – JUNDIAÍ – SP

Espetáculo: FAZ DE CONTA QUE VOCÊ CANTA E

CONTA UM CONTO A CADA CANTO /INFANTIL

Texto: ROSANGELA PERONI BRIGONI E MARCELO PERONI

Direção: MARCELO PERONI

Sinopse: Numa tarde de domingo, seis crianças marcam encontro num porão e descobrem neste espaço objetos que lhes permitem criar inúmeras histórias, revivendo lendas, brincadeiras antigas, jogos e até mesmo ressuscitar personagens folclóricos.

Dia 20 de julho/ Terça-feira – 17h

13º CONCORRENTE

GRUPO DE TEATRO EXPERIMENTAL A RUA – PLANALTINA – DF

Espetáculo: RUA 6:20-00 /TEATRO DE RUA

Texto: CRIAÇÃO COLETIVA

Direção: LETÍCIA MEDINA

Sinopse: Quarenta e três minutos. Cinco atores. A manipulação do tempo com recortes de desventuras pitorescas invertidas em bom humor. Cristo na rua – nossa versão.

Dia 20 de julho/ Terça-feira – 21h

14º CONCORRENTE

CIA. PAULISTA DE ARTES – JUNDIAÍ – SP

Espetáculo: AS NOIVAS DE NELSON /ADULTO

Texto: NELSON RODRIGUES

Direção e Adaptação: MARCO ANTONIO BRAZ

Sinopse: Diante da ordem bíblica “crescei e multiplicai-vos” ou do chamado da natureza para a procriação da espécie, as narrativas traçam uma radiografia patética do ser humano e seus encontros e desencontros a procura do amor. Da exibição de pequenas falhas que ganham dimensões trágicas. O espetáculo reflete com muito humor a dicotomia amor X morte, elemento fundamental da ficção e do teatro de Nelson Rodrigues.

Dia 21 de julho/ Quarta-feira – 10h

15º CONCORRENTE

TRUPE DO EXPERIMENTO – RIO DE JANEIRO – RJ

Espetáculo: SOFIA EMBAIXO DA CAMA /INFANTIL

Texto: MARINA MONTEIRO

Direção: MARCO DOS ANJOS

Sinopse: Conta a história de Sofia, uma menina destemida, que dormindo em seu quarto recebe um antigo personagem dos seus sonhos, o príncipe sapo Ezequiel. O príncipe precisa que Sofia o acompanhe até o mundo dos sonhos, pois o terrível ladrão está roubando os sonhos da garotada e colocando sob risco de desaparecimento todos os personagens do mundo de Ezequiel.

Dia 21 de julho/ Quarta-feira – 15h

16º CONCORRENTE

GRUPO TEATRAL QUATRO CANTOS – NATAL – RN

Espetáculo: AVOAR /INFANTIL

Texto: VLADIMIR CAPELLA

Direção: JUDILSON DIAS

Sinopse: É um espetáculo que retrata as velhas noites de lua, com cadeiras nas calçadas, a rua onde se brincava de cantigas de rodas. Propõe-se um reencontro lúdico, para crianças e adultos, com o imaginário popular. Sugere que as atuais crianças que vivem confinadas nas casas e prédios, sem chance de conhecer as brincadeiras de roda, encontre este prazer.

Dia 21 de julho/ Quarta-feira – 17h

17º CONCORRENTE

CIA. PAULISTA DE ARTES – JUNDIAÍ – SP

Espetáculo: COBRINDO A MEGERA, DE OLHO NA FERA /TEATRO DE RUA

Texto: ROSANGELA PERONI BRIGONI E MARCELO PERONI

Direção: MARCELO PERONI

Sinopse: A família Bundião vive feliz sob o mesmo teto. Até o dia em que eles descobrem que um dos casais é portador de HIV e o outro tem uma doença sexualmente transmissível. O desespero toma conta da família e a mais nova das irmãs decide ajuda-los a enfrentar as doenças.

Dia 21 de julho/ Quarta-feira – 18h

18º CONCORRENTE

CIA. ODOLÊ – CAMPINAS – SP

Espetáculo: ILUCINAÇÕES /ADULTO

Texto e Direção: RAFAEL CURCI

Sinopse: Esta pessoa, cujo primeiro livro caiu-lhe às mãos quando ainda criança, viciou-se na leitura e tornou-se um viciado incurável. E com o passar dos anos, de tanto ler, o vício corroeu-lhe a vista tornando-a branca e leitosa. As imagens distorcidas seguida da cegueira completa, as alucinações, as ilusões, compõem o cotidiano dessa pessoa apaixonada por livros.

Dia 21 de julho/ Quarta-feira – 21h

19º CONCORRENTE

GRUPO IMAGENS – FORTALEZA – CE

Espetáculo: O ABAJUR LILÁS /ADULTO

Texto: PLÍNIO MARCOS

Direção: EDSON CÂNDIDO

Sinopse: Dilma, Célia e Leninha, três mulheres marcadas por um drama em comum, ladrilhado de néon, gritos de dor, lantejoulas douradas, gargalhadas vagas e lágrimas sufocadas. Mas, antes de ficção, elas representam a triste realidade de inúmeras mulheres privadas de dignidade e respeito pela sociedade, que vivem, diariamente, sob situações desumanas.

Dia 22 de julho/ Quinta-feira – 10h

20º CONCORRENTE

CIA ODOLÊ – CAMPINAS – SP

Espetáculo: UMA NOITE EM CLARO /INFANTIL

Texto: LINGUAGEM GESTUAL

Direção: RAFAEL CURCI

Sinopse: Conta a história de Morpheu, um cidadão comum que regressa asua casa após um dia intenso. Seu único objetivo é ter uma noite tranqüila, dormir profundamente. Contudo, esta não será uma noite qualquer, uma vez que diversas situações inesperadas pertubarão seu sono constantemente.

Dia 22 de julho/ Quinta-feira – 15h

21º CONCORRENTE

CIA. RAPSÓDIA DE TEATRO – SALVADOR – BA

Espetáculo: A GEMA DO OVO DA EMA/INFANTIL

Texto: SYLVIA ORTHOF

Direção: ALDA VALÉRIA

Sinopse: As aranhas puxam fios coloridos que contam várias histórias, belas e terríveis, uma delas de mando e desmando que dá vida ao Coronel, que pensa ser dono de tudo. Mas aparece Marugim, com suas histórias e como num cordel, lança o desafio ao Coronel, com sua filha Zefa, Marugim quer se casar.

Dia 22 de julho/ Quinta-feira – 17h

22º CONCORRENTE

TRUPE CARA E CORAGEM – CABO – PE

Espetáculo: A INCRÍVEL PELEJA DE TONHO BOZÓ

CONTRA O REI TINHOSO /TEATRO DE RUA

Texto e Direção: LUIZ NAVARRO

Sinopse: Este espetáculo mostra de forma bem humorada um retrato político do Brasil de ontem e hoje, que através de Tonho Bozó e de Zé Bilôra, personagens inspirados na cultura popular nordestina, mostrarão sua peleja para vencer o rei que oprime o povo.

Dia 22 de julho/ Quinta-feira – 18h

23º CONCORRENTE

GRUPO CABAUÊBA DE TEATRO – SÃO PAULO – SP

Espetáculo: DIAS DE SETEMBRO /ADULTO

Texto e Direção: LUCAS SANCHO

Sinopse: Numa noite de setembro, Henrique tenta escrever uma carta para Eduardo, seu ex-namorado. A tempestade separou os dois e após um ano Henrique tenta entender as verdades do amor comtemporâneo, esse amor líquido. Divide seu relacionamento em início, paixão, crise e fim e busca nas experiências da platéia obter respostas para suas questões. Porém, uma nova tempestade está se formando e Henrique não sabe ao certo como lidar com ela novamente.

Dia 22 de julho/ Quinta-feira – 21h

24º CONCORRENTE

CIA CACOS DE TEATRO – MANAUS – AM

Espetáculo: O MARINHEIRO /ADULTO

Texto: FERNANDO PESSOA

Direção: DYEGO MONNZAHO E TACIANO SOARES

Sinopse: Três veladoras utilizam os sonhos para passar o tempo em que são obstinadas a ficar vivendo a morte de alguém que não são elas, carregando o peso da ausência da vida mesmo que esta seja a sua própria morte. Isso as leva a absorver personalidades do Marinheiro, personagem que elas sonharam viver. Esta angustia e este medo tornou-se fatores culminantes para o final destrutivo que elas cavam para si.

Dia 23 de julho/ Segunda-feira – 10h

25º CONCORRENTE

CIA. TEATRAL OS HERMENÊUTICOS – RIO DE JANEIRO – RJ

Espetáculo: O MENINO NADA PODEROSO/INFANTIL

Texto e Direção: ÉDER MONTALVÃO

Sinopse: Conta a história de Paulinho, que foi convencido a participar de um jogo onde ele teve que se comprometer em ser uma pessoa agressiva, malcriada e violenta e vencendo este jogo em troca ele realizará o seu sonho de ser um super herói. Ele vence, se torna um herói mas as coisas não acontecem do jeito que ele imaginava. Ele conhece Joana e criam um laço de amizade e quando tudo parece perdido surge a fadinha que os ensina a única arma capaz de derrotar o mostro Violência: O amor.

Dia 23 de julho/ Sexta-feira – 15h

26º CONCORRENTE

GRUPO PORTO CÊNICO – ITAJAÍ – SC

Espetáculo: NOITE /ADULTO

Texto: HAROLD PINTER

Direção: PEPÉ SEDREZ

Sinopse: Trás a tona o cotidiano de dois amantes que entre empoeiradas emoções e silêncios apresentam uma vida que ainda pulsa. A tensão e a busca incessante pelo momento exato da paixão perdida no tempo, como num bolero antigo. Em volta de silêncios e lembranças do passado.

Dia 23 de julho/ Sexta-feira – 17h

27º CONCORRENTE

TEATRO DE OPERAÇÕES – RIO DE JANEIRO – RJ

Espetáculo: A CENA É PÚBLICA /TEATRO DE RUA

Texto e Direção: CRIAÇÃO COLETIVA

Sinopse: É um movimento, uma ação, uma saída da inércia. Mas não é um fim. Já que estamos em uma cadeia de fenômenos que a todo momento nos coloca em outro ponto de partida. A rua e a intervenção. É protesto, teatro ou ato público? Tudo junto? Sabemos que é uma possibilidade de movimentação de certezas.

Dia 23 de julho/ Sexta-feira – 18h

28º CONCORRENTE

TEODORA LINS E SILVA CIA DE TEATRO – RECIFE – PE

Espetáculo: MANUAL PRÁTICO DE FELICIDADE /ADULTO

Texto: LUIZ NAVARRO

Direção: WILLIAMS SANT’ANNA

Sinopse: A comédia conta a história de Gina, a dona de casa que cria um universo particular por medo de enfrentar as dificuldades da vida e idealiza diversas situações para manter o casamento e a família.

Dia 23 de julho/ Sexta-feira – 21h

29º CONCORRENTE

GOIÂNIA – GO

Espetáculo: BALANÇO /ADULTO

Texto: DANILO ALENCAR

Direção: EDSON DE OLIVEIRA

Sinopse: Conta a história de Gentil, um homem do interior do Brasil, que sofreu muitos preconceitos quando criança por revelar uma delicadeza atípica aos meninos de sua idade. Gentil narra de forma poética e dinâmica sua relação com a mãe, foi criado com todo carinho que “só as mulheres merecem”. Gentil após passar uma adolescência conturbada, resolve servir ao exército, contrariando todos os comentários maldosos de sua vizinhança. E no quartel que ele conhece seu grande amor, tornando-se símbolo de sua felicidade.

Dia 24 de julho/ Sábado – 20h

CONVIDADO

CIA. TÁVOLA DE TEATRO – LAURO DE FREITAS – BA

Espetáculo: GAIOLA, O CAÇADOR DE SOLIDÃO /ADULTO

Texto e Direção: DUZINHO NERY

Sinopse: A sua história narra à vida de um homem comum que resolve por opção, através de todas as decepções que passou, se isolar e viver por si só, criando ambientes onde possa encontrar apenas o que deseja, refugiando-se deste mundo contemporâneo. Onde a intolerância, a falta de dignidade e de respeito ao próximo deixou de ser prioridade.

Dia 25 de julho/ Domingo – 15h

CONVIDADO

ARTE SINTONIA CIA DE TEATRO – SALVADOR – BA

Espetáculo: SE ACASO VOCÊ CHEGASSE /ADULTO

Texto: ELÍSIO LOPES JR.

Direção: ANTONIO MARQUES

Sinopse: Um mosaico de acontecimentos da vida de Elza Soares, entrecortado por suas canções. Momentos da biografia de Elza, como a infância marcada por gravidez e casamento precoces, a perda de um filho, os desencontros amorosos e, porque não, o encontro dela consigo mesma.

Dia 25 de julho/ DOMINGO – 16h

SOLENIDADE DE PREMIAÇÃO

Local: Centro de Cultura de Lauro de Freitas

para Convidados

Nenhum comentário:

Postar um comentário