sexta-feira, 28 de maio de 2010

Estreia Meninas da Loja, de Caco Galhardo, no Parlapatões (São Paulo,SP)


Rua Augusta inspira a primeira peça do cartunista Caco Galhardo

GUSTAVO FIORATTI / de São Paulo

Sim, dá para classificar como comédia. E não, não é um texto escrachado. Tudo o que provoca o riso na peça "Meninas da Loja", primeira investida do cartunista da Folha Caco Galhardo pela dramaturgia, se desfaz por trás de uma melancolia crônica.

A estreia do espetáculo, dirigido por Fernanda D'Umbra, acontece hoje no Espaço dos Parlapatões, em SP.

Se fosse um quadro, estática, a cena inicial já carregaria o enfado de uma rotina que, para muitos, perdeu sentido: uma jovem vendedora, depois de uma noite regada a drogas, recostada à porta da loja onde trabalha.

É cedo, a gerente não chegou para abrir o estabelecimento, e ali da calçada é possível ver, através da vitrine, um mar de sapatos femininos. Há uma distância simétrica e tediosa entre os pares.

Caco "roubou" essa imagem de um trajeto diário. Quando vai de casa para o estúdio, passa pelo despertar da rua Augusta e sempre vê vendedoras esperando o início do expediente.

Outras mulheres chegam para topar com aquela mesma barreira, simples e desesperançosa: uma porta fechada e que, até o fim da peça, vai permanecer assim.

A atriz Martha Nowill faz a gerente na peça "Meninas da Loja", dirigida por Fernanda D'Umbra

Nos diálogos e conflitos, fica em evidência uma inquietação diante do universo feminino. "O mundo dos homens já está meio decifrado para mim", diz o autor.

A tensão proposta pelo texto é mínima. Agrava-se quando a gerente chega e constata que perdeu as chaves. Ou seja, as personagens, interpretadas por Cynthia Falabella, Chris Couto, Martha Nowill e Mari Nogueira, vão continuar na calçada. Os diálogos partem então para questões de relacionamento.

Há entraves íntimos entre elas; há problemas deixados em casa também. Uma das vendedoras é mãe de um bebê que está com febre. Outra rompeu, pela enésima vez, o namoro com uma namorada.

Não são situações que tragam traços das charges e tirinhas do cartunista. "Se era para fazer outra coisa, que fosse totalmente diferente."

MENINAS DA LOJA

QUANDO: qui., às 21h, e sex., às 21h30

ONDE: Espaço dos Parlapatões (pça. Franklin Roosevelt, 158, tel. 0/xx/11/3258-4449)

QUANTO: R$ 30

CLASSIFICAÇÃO: 14 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário