segunda-feira, 17 de maio de 2010

inscrições abertas para o 32º Festival da FETAERJ (Paty do Alferes , RJ)

Paty do Alferes

*32º FESTIVAL ESTADUAL DE TEATRO DA FETAERJ*


*"PRÊMIO PASCHOALINO 2010 "/ FETAERJ*

*EDITAL*

Com o objetivo de intensificar o intercâmbio teatral aperfeiçoando e capacitando artistas e técnicos, estabelecendo um fórum de troca de experiências e discussão das diversas linguagens cênicas, a FETAERJ - Federação de Teatro Associativo do Estado do Rio de Janeiro - torna público o EDITAL do "32º Festival Estadual de Teatro Associativo do Rio de Janeiro - PRÊMIO PASCHOALINO 2010".

O Festival acontecerá no município de PATY DO ALFERES, na ALDEIA DE ARCOZELO, de 23 de julho a 01 de agosto de 2010, em parceria com a Prefeitura Municipal de Paty do Alferes.

O Prêmio Paschoalino tem ainda como um de seus objetivos, sendo sediado em Paty do Alferes – RJ, onde está localizada a Aldeia de Arcozelo, criada por Paschoal Carlos Magno, criador do Teatro do Estudante, dentre outros movimentos, discutir com a comunidade local – produtores culturais das artes cênicas, professores da rede municipal, estadual e estudantes – a importância do teatro no processo educacional e de que forma este trabalho pode ser multiplicado nas escolas com os estudantes.

*1. INSCRIÇÃO*

1.1) MOSTRA COMPETITIVA: Concorrerão a esta edição os espetáculos selecionados através da INSCRIÇÃO dos grupos FILIADOS à FETAERJ, desde que EM DIA COM SUAS CONTRIBUIÇÕES (ANUIDADES) no ato da Inscrição.

§ 1º: Concorrem indistintamente espetáculos de rua, de espaço fechado, bonecos, adulto ou infantil, independentemente de gênero, classificação, categoria, etc, obedecendo apenas ao critério de qualidade na realização.

1.2) MOSTRA DE CONVIDADOS: Poderão inscrever-se para esta Mostra, NÃO-COMPETITIVA, grupos de qualquer cidade do país ou do exterior, EXCETO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, respeitados os mesmos critérios de inscrição e seleção da MOSTRA COMPETITIVA, sem taxa de inscrição ou anuidade.

§ 1º: A Diretoria Executiva poderá, se julgar necessário, convidar espetáculos a se apresentarem na MOSTRA DE CONVIDADOS, compondo a grade do evento.

§ 2º: O ato da inscrição de espetáculos em qualquer Mostra, NÃO GARANTE a participação dos mesmos. Os trabalhos inscritos serão submetidos à curadoria, formada por profissionais ligados às Artes Cênicas, para seleção e conseqüente aprovação para apresentação no evento.

1.3) Para efetuar a INSCRIÇÃO, deverá ser enviado até o dia 25 DE JUNHO DE 2010:

A. 04 (quatro) cópias impressas da Ficha de Inscrição (ANEXO) devidamente preenchidas dentro dos campos e espaços estabelecidos pelo formulário. NÃO SERÃO ACEITOS PREENCHIMENTOS DIGITALIZADOS/ ESCANEADOS (jpg).

B. 03 (três) fotos do espetáculo (digitalizada/escaneada em jpg - resolução 300 dpi) gravadas em CD.

C. Xerox do comprovante de pagamento de anuidade da Federação 2010. (Obs.: Depósitos bancários sem os centavos correspondentes ao NÚMERO DE MATRÍCULA1 serão considerados SEM EFEITO, invalidando, conseqüentemente, a inscrição).

Obs: Os grupos sediados fora do Estado do Rio de Janeiro, que desejem se inscrever na MOSTRA DE CONVIDADOS ficam isentos de qualquer taxa de inscrição ou anuidade.

D. Gravação em DVD, em câmera aberta e sem cortes, do espetáculo ou do ensaio geral.

Caso o espetáculo seja selecionado para qualquer uma das Mostras, um material complementar deverá ser enviado, para o mesmo endereço da inscrição, no prazo máximo de 10 (dez) dias a contar do dia da divulgação do resultado, a saber:

A. Autorização da SBAT ou autorização do autor com comprovante de registro do texto.

B. Liberação do ECAD

C. Liberação do juizado de menores, em caso de menores em cena.

D. Plano de iluminação

E. Uma cópia do texto.

1 O Número de matrícula deverá ser solicitado no ato da filiação (no caso dos grupos novos) ou à Secretaria da FETAERJ (no caso de grupos antigos), através dos e-mails renatonevess@yahoo.com.br  ou tiagocostta@hotmail.com

32º FESTIVAL ESTADUAL DE TEATRO DA FETAERJ

"PRÊMIO PASCHOALINO 2010 "/ FETAERJ

§ único: Serão consideradas SEM EFEITO inscrições realizadas de forma distinta da descrita neste edital.

TODO O MATERIAL DEVERÁ SER ENVIADO EM ENVELOPE LACRADO, VIA SEDEX, PARA O ENDEREÇO:

FETAERJ – PRÊMIO PASCHOALINO 2010

Rua Manuel Machado, 116 – Vaz Lobo – Rio de Janeiro – RJ – CEP: 21361-090.

*2. PREMIAÇÃO*

2.1) Os espetáculos da MOSTRA COMPETITIVA serão avaliados por um júri composto por até  oficineiros ligados à área das artes cênicas, contratados pela FETAERJ.

2.2) Serão concedidos aos espetáculos da MOSTRA COMPETITIVA, conforme decisão irrevogável do júri, os troféus "PRÊMIO PASCHOALINO 2010" de:

o Melhor Espetáculo (03),

o Destaque de Direção,

o Destaque de Ator,

o Destaque de Ator Coadjuvante,

o Destaque de Atriz,

o Destaque de Atriz Coadjuvante,

o Destaque de Iluminação,

o Destaque de Sonoplastia,

o Destaque de Cenografia,

o Destaque de Figurino,

o Destaque de Maquiagem,

o Destaque de Texto Oriundo do Movimento

o Destaque de Música Oriunda do Movimento

o Destaque de Trabalho Corporal e

o Prêmio Especial do Júri.

2.3) Será concedido por um júri especial, dentre os espetáculos da MOSTRA COMPETITIVA, o troféu “PRÊMIO PASCHOALINO” Destaque de Melhor Espetáculo segundo o Movimento. O júri especial será formado por representantes de grupos filiados cadastrados e que tenham assistido, comprovadamente, a todos os espetáculos. O voto será expresso em cédula onde será registrada, por escrito, a nota e a justificativa (opinião). Notas expressas sem justificativa não terão validade.

§ único: A apuração dos votos será em sessão aberta, com data, horário e local divulgados na grade de programação do Festival.

2.4) Há o Prêmio Especial, concedido sob a forma de placa, determinado pela Diretoria Executiva da FETAERJ.

*3. DIREITOS E DEVERES DURANTE O FESTIVAL*

3.1) Cabe à Diretoria Executiva da FETAERJ providenciar os locais das apresentações, equipamento de iluminação e de som durante o festival.

§ único: Os grupos deverão adequar seus espetáculos às instalações e ao material técnico disponível no espaço, não sendo permitida a utilização de quaisquer outros recursos de luz e som que excedam a capacidade técnica oferecida pelo evento.

3.2) Cabe à Diretoria Executiva da FETAERJ o fornecimento de hospedagem e alimentação para os integrantes dos grupos SELECIONADOS, a saber:

o jantar / hospedagem dia anterior à apresentação

o café, almoço e jantar / hospedagem dia da apresentação

o café e almoço dia seguinte à apresentação

§ 1º: Terão direito à alimentação e hospedagem somente os integrantes que tiverem função operacional, discriminada na ficha técnica (Ficha de Inscrição)

§ 2º: Quando o número de integrantes for considerado excessivo pela Diretoria Executiva, comprometendo a infra-estrutura do evento, haverá negociação entre as partes quanto à forma de alimentação e hospedagem.

3.3) Cabe ao grupo selecionado o transporte de seu material cênico e equipe.

3.4) Os membros dos grupos selecionados para a MOSTRA COMPETITIVA têm o DEVER de participar da Oficina Integrada de seu espetáculo, salvo justificativa anterior, sob pena de descredenciamento de TODO o grupo e DESCLASSIFICAÇÃO do espetáculo.

§ único: A Oficina Integrada é uma proposta de discussão e avaliação (prática e teórica) do espetáculo, realizada no dia seguinte à apresentação, com a participação do grupo, dos jurados, dos representantes e demais grupos credenciados. Os espetáculos da MOSTRA DE CONVIDADOS não serão discutidos e avaliados nas oficinas integradas, salvo interesse expresso pelo grupo, acordado entre o mesmo, a Diretoria Executiva da FETAERJ e o Júri.

3.5) Não serão cobrados ingressos para as apresentações dos espetáculos.

3.6) Os espetáculos selecionados para MOSTRA COMPETITIVA e para a MOSTRA DE CONVIDADOS do Prêmio Paschoalino 2010 serão comunicados por telefone ou e-mail e a listagem será postada no blog http://www.fetaerj.blogspot.com/  .

*4. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES*

4.1) Terão direito a participar de todas as atividades do festival, com alimentação e hospedagem, 02 componentes (com a dupla função de REPRESENTANTE/ DELEGADO – para o Congresso) de cada grupo filiado que esteja em dia com a FETAERJ, tendo pago a anuidade de 2010 até 25 de Junho de 2010.

§ 1º: O representante/ delegado tem a obrigação de permanecer no festival de 23 de julho a 01 de agosto de 2010 e de participar das atividades programadas (oficinas e espetáculos) de acordo com o estatuto da FETAERJ, sob pena de descredenciamento de TODO o seu grupo do festival.

§ 2º: Os grupos participantes da MOSTRA DE CONVIDADOS terão os mesmos direitos e deveres dos grupos filiados, não tendo, no entanto, delegados no Congresso, função exclusiva dos grupos filiados à FETAERJ. Os integrantes dos grupos da MOSTRA DE CONVIDADOS poderão participar do Congresso, participando dos debates e discussões, com direito a voz, mas sem direito a votos.

4.2) Os casos omissos neste edital serão resolvidos pela Diretoria Executiva da FETAERJ.

4.3) As inscrições no 32º Festival Estadual de Teatro do Rio de Janeiro - "PRÊMIO PASCHOALINO 2010” implicam em plena aceitação deste edital, não cabendo recursos.

*PARA FILIAR-SE À FETAERJ:*

a) Solicitar filiação através do e-mail renatonevess@yahoo.com.br  ou tiagocostta@hotmail.com  . O grupo receberá o Estatuto, o Regimento Interno da FETAERJ e a Ficha de Cadastramento contendo o NÚMERO DE MATRÍCULA.

b) Efetuar o pagamento da anuidade 2010, no valor de ½ (meio) salário mínimo vigente + centavos correspondentes ao NÚMERO DE MATRÍCULA através de depósito bancário em favor da FETAERJ, banco ITAÚ Ag. 5631, conta corrente 01320-7.

c) Enviar à FETAERJ a Ficha de Cadastramento devidamente preenchida pelo e-mail renatonevess@yahoo.com.br  .

d) O ato de filiação implica em ciência e aceitação do Estatuto e do Regimento Interno da FETAERJ.

(Dúvidas: Renato Neves – tel (21) 9184-7094)

ESTE EDITAL TAMBÉM ESTÁ DISPONÍVEL em http://www.fetaerj.blogspot.com/

Ficha de Inscrição

Antes de preencher esta ficha *leia atentamente o edital que a acompanha*. Informações

Tel (21) 9184-7094 (Renato Neves) ou 8865-8440 (Tiago Costa)

E-mail:

fetaerj@gmail.com

renatonevess@yahoo.com.br

tiagocostta@hotmail.com

ESPETÁCULO

Grupo

FICHA TÉCNICA

(Obs.: os campos em MAIÚSCULAS referem-se às funções *operacionais* que dão direito a alimentação e alojamento no Festival, conforme o* Edital de Inscrição*. As demais funções são *de criação* e dão direito aos créditos no material de divulgação e algumas concorrem a prêmios)

Autoria

A autoria do texto é de membro(s) do próprio grupo? sim ( ) não ( )

Adaptação

*DIREÇÃO*

Produção

Assistência de Direção

Cenografia

Figurinos

Concepção de Maquiagem

Iluminação

Sonoplastia (trilha sonora)

Direção musical

Composição musical

A composição musical é de membro(s) do próprio grupo? sim ( )  não ( )

Preparação corporal

Preparação vocal

Coreografia

Adereços

*MONTAGEM DE CENÁRIO*

*MAQUIADOR*

*OPERADOR DE LUZ*

*OPERADOR DE SOM*

*MÚSICOS*

*CONTRA-REGRA*

*MOTORISTA*

*ELENCO*

*PERSONAGEM*

*ELENCO*

*PERSONAGEM*

TOTAL DE PESSOAS COM FUNÇÃO OPERACIONAL(*obs.: atenção para não contar repetido pessoas que acumulem funções)*

*SINOPSE DO TEXTO*

PROPOSTA DO ESPETÁCULO

CURRÍCULO RESUMIDO DO GRUPO

CURRÍCULO RESUMIDO DO DIRETOR

......................................

Pablo Rodrigues

Iluminador

Presidente da FETAERJ

fetaerj@blogspot.com

TEL8843-6330 / 7848-1639

i.d 8*46195

Nenhum comentário:

Postar um comentário