segunda-feira, 17 de maio de 2010

Nelson Rodrigues decifrado em palestras (Porto Alegre, RS)


Programação flor de obsessão de 24 a 27 de maio– Palestras e Espetáculos

Teatro Renascença

Av. Erico Veríssimo nº307

Entrada Franca

Informações:

Coordenação de Artes Cênicas

Telefones (51) 3289 8062 / (51) 3289.8064

http://www.maisteatro.blogspot.com/

www.twitter.com/maisteatro 

Dia 24/05 – Abertura: Nelson em Processo

20h - Espetáculos:

Uma menina foi para o Céo – Grupo dos Cinco - Com Sandra Alencar – Direção: Beto Russo

Experimento Nelson 3: Boca – corte 1 – com Aline Jones, Paulo Salvetti e Rossendo Rodrigues – Direção: Grupo Teatro Boca

Nelson Mítico – Grupo Experimental de Teatro da SMC - Com Amália Ceola, Amanda Novinski, Andreia Irber Vargas, Danielle Salmória, Denis Moreira de Souza, Dinorah Araújo, Gustavo Cardoso e Janaina Lima - Coordenação: Mauricio Guzinski

Dia 25/05 - Nelson Rodrigues e o Teatro

19h – Palestra:

Aimar Labaki – “Nelson Rodrigues e São Paulo: amor e bairrismo”

Luís Artur Nunes – “O melodrama e o naturalismo no teatro de Nelson Rodrigues”

Ramiro Silveira - “Nelson Rodrigues no palco – Experimentos de direção”

Mediação: Caco Coelho

21h30 - Espetáculo:

A Serpente – Grupo Satori – Elenco: Alexandre Antunes, Carolina Pohlmann, Camila Rosa, Daniel Fraga, Franciele Aguiar, Ingrid Bonini, Kayane Rodrigues, Marcelo Pinheiro, Márcia Donadel, Priscila Correa, Sofia Vilasboas - Direção: Irion Nolasco

Dia 26/05 - Nelson Rodrigues em Adaptações cinematográficas

19h – Palestras:

Darlene Glória – “Nelson Rodrigues e eu”

Flávio Mainieri – “A Falecida de Nelson Rodrigues a Leon Hirszman”

Roger Lerina - “Do palco para tela: Nelson Rodrigues no cinema”

Mediação: Marcus Mello

21h30 – Espetáculo:

O Beijo no Asfalto – Grupo Neelic - Elenco: Vanda Bressiani, Pablo Corroche, Mayara Bortolotto, Mariapia Ribeiro, Kátia Berger, Adriano Valduga, Patricia Vieira, Carlos Araújo, Diego Acauan – Direção: Desirré Pessoa

Dia 27/05 - Nelson Rodrigues e a Literatura

19h – Palestras:

Caco Coelho – “O legado de Nelson”

Luís Augusto Fischer – “Nelson Rodrigues: Cronista ou ensaísta”

Regina Zilberman – “A Tragédia em A Senhora dos Afogados”

Mediação: Pedro Gonzaga

21h30 – Espetáculo:

A Serpente – Grupo Teatrofídico - Elenco: Renato Del Campão, Rejane Meneghetti, Ágata Baú e Maiquel Klein - Direção de Eduardo Kraemer

CURRÍCULOS PALESTRANTES

Aimar Labaki

Dramaturgo, diretor, tradutor e ensaista. Autor de mais de dez textos encenados - Vermouth (dirigido por Gianni Ratto), O anjo do pavilhão cinco (Emílio de Biasi), Campo de provas (Gilberto Gavronski), etc. Dirigiu, entre outros, Prego na testa (com Hugo Possolo) e A graça da vida (com Natália Thimberg e Graziella Moretto). Traduziu Copenhagen de Michael Frayn e Far away de Caryl Churchill. Autor de José Celso Martinez Correa (Publifolha, 2001) e organizador (em parceria com Antonio Cadengue) de A esfinge escancarada (SMC de Recife, 2007).

Caco Coelho

Produtor e Diretor Teatral. Pesquisou a obra de Nelson Rodrigues durante dez anos e realizou a coordenação editorial de sete livros de Nelson Rodrigues, publicados pela Companhia das Letras. Obteve duas bolsas para estudo da obra de Nelson Rodrigues, em 1998 e em 2004. Trabalhou com José Celso Martinez Correa, Antônio Abujamra e outros nomes da cena teatral brasileira.

Darlene Glória

Atriz consagrada do cinema brasileiro. Foi cantora no Rádio no final da década de 50 e vedete do teatro de revista. Em 1973 atuou como a prostituta Geni em Toda Nudez Será Castigada, de Arnaldo Jabor. Ganhou o Kikito de melhor atriz no Festival de Gramado, e o Coruja de Ouro por esse mesmo papel. Trabalhou na televisão nas novelas Véu de Noiva, de Janete Clair, e O Bofe, ambas da TV Globo. Recentemente retornou ao cinema nos filmes Anjos do Sol (2006) e Feliz Natal (2008), filme de estréia de Selton Mello como diretor.

Flávio Mainieri

Professor do Departamento de Arte Dramática da UFRGS. Mestre em letras pela UFRGS e Diplôme d'Études Appronfodies de littératures nationales et Comparées - Universidade de Limoges, França. Há muito tempo realiza pesquisa entre literatura, teatro e cinema. Publicou os seguintes artigos: “Terra em transe: quando política não era caso de polícia”. In: Jornalismo no cinema: filmografia e comentários (2002), “A representação da cena teatral no cinema.” In: Cena, (2004) e “Fidelidade no hipertexto.” In: Teorema - crítica de cinema.(2005).

Luis Augusto Fisher

Professor do curso de Letras da UFRGS. Tem publicados vários livros de contos, crônicas, ensaios e teoria literária e escreve regularmente para periódicos de grande circulação. Em 2007 recebeu da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre o Prêmio Joaquim Felizardo, como Intelectual do Ano de Porto Alegre e em 2009 publicou Inteligência com dor - Nelson Rodrigues ensaísta (Ed. Arquipélago).

Luís Artur Nunes

Formado em Letras e Direção teatral na UFRGS realizou mestrado em teatro na State University of New York, S.U.N.Y. e doutorou-se na City University of New York, C.U.NY. com a tese “O conflito entre o real e o ideal: um estudo dos elementos do naturalismo e do melodrama na obra dramática de Nelson Rodrigues”. Professor aposentado da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro já realizou diversas montagens teatrais de sucesso.

Ramiro Silveira

Bacharel em direção teatral pela UFRGS e Mestre em direção de atores pela Middlesex University, Inglaterra. Há dez anos desenvolve um método de direção de atores (Teatro Playground), tema do doutorado que desenvolve na USP. Nos últimos anos tem aplicado seu Teatro Playground na direção de vários espetáculos, entre eles o premiado Toda Nudez Será Castigada, de Nelson Rodrigues. Em 2009 co-dirigiu e atuou em Brudekjolen, versão norueguesa da peça Vestido de Noiva. Atualmente é diretor convidado e professor de interpretação na escola Globe-SP e realiza sua pesquisa de doutorado na USP –SP.

Regina Zilberman

Professora do curso de Letras na UFRGS e na UniRitter, doutorou-se em Romanística pela Universidade de Heidelberg, na Alemanha, e fez pós-doutorado em Rhode Island, nos Estados Unidos da América. Pesquisadora de História da Literatura Brasileira e Formação das Literaturas em Língua Portuguesa. Em 2008 recebeu o prêmio “Líderes & Vencedores - Expressão Cultural” da Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Federasul.

Roger Lerina

Jornalista, é editor desde maio de 1999 da coluna Contracapa (artes, cultura e entretenimento), publicada diariamente no Segundo Caderno do jornal Zero Hora, e também repórter cultural do caderno de variedades de ZH. É crítico de cinema e presidente da Associação de Críticos de Cinema do RS (ACCIRS). Em 2007, ganhou o Prêmio Joaquim Felizardo, na categoria Jornal, concedido pela Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre. Foi jurado do Prêmio Açorianos de Dança em 2006 e 2008 e do Prêmio Açorianos de Teatro em 2007. Integrou o júri oficial da competição de curtas nacionais do 36º Festival de Cinema de Gramado, em 2008. Participou do júri da seção gaúcha do concurso nacional de documentários DOCTV IV, em 2008. Apresenta o "Programa de Cinema" na TVCOM.

Ruy Castro

Um dos maiores biógrafos brasileiros de todos os tempos. Já contou a história da bossa nova, em Chega de Saudade (1990), a vida de Nélson Rodrigues, em O anjo pornográfico (1992), a de Garrincha, em Estrela solitária (1995), e, recentemente, a de Carmen Miranda, em Carmen (2005). Contou também uma breve história do Rio, em Carnaval no fogo (2003), e montou sua própria enciclopédia de Ipanema, em Ela é carioca (1999). Fora obras de ficção, humor, antologias e traduções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário