terça-feira, 18 de maio de 2010

Workshop Dramaturgia do Desejo c/ Silvana Abreu (S. Francisco Xavier, SP)

Silvana Abreu

=== Workshop de Férias ====


O ATOR-PERFORMER - DRAMATURGIA DO DESEJO

com SILVANA ABREU

de 12 a 16 de julho de 2010 - segunda a sexta

==> 15 vagas

Uma semana de imersão com treinamento, pesquisa e criação em meio à natureza do Instituto Gaia Revida - São Francisco Xavier/SP.

(veja informações e fotos em http://www.silvanaabreu.com/  )

OBJETIVO

Trabalhar o processo criativo do ator a partir de uma abordagem corporal e autoral, para identificar e potencializar o que cada ator tem de mais expressivo e único. O objetivo é que o performer esteja tão comprometido com a criação (com corpo-voz-pensamento-emoção-intuição) que a cena seja necessariamente intensa, autêntica, prazerosa, alegre e vibrante.

>>> Treinamento intensivo de técnicas corporais (Mímica e Teatro Fisico) como forma de ampliar, limpar e organizar o movimento de cada ator, incluindo a voz e a palavra;

>>> Desconstrução de gestos cotidianos e padrões fixos de movimento, para afirmar gestos expressivos e autênticos;

>>> Introdução ao conceito de Dramaturgia para atores-criadores;

>>> Seleção de textos e/ou criação de textos próprios;

>>> Dramaturgia do corpo: partituras de ação, coreografias, relação com o espaço;

>>> Criação de matrizes cênicas pessoais (cenas ou quadros) com origem nos desejos, histórias, inquietações, urgências e necessidades identificados por cada participante, que vai elaborando sua própria dramaturgia: uma Dramaturgia do Desejo.

O PREÇO INCLUI

1) Workshop intensivo (periodo manhã e tarde);

2) Hospedagem em apartamentos duplos ou triplos;

3) Alimentação completa - café da manhã, almoço e jantar.

LOCAL

Instituto Gaia Revida - São Francisco Xavier / SP

O local fica a 150 km de São Paulo, na Serra da Mantiqueira, e inclui uma confortável estrutura de hospedagem dentro de uma área de mais de 400 hectares de mata nativa, com cursos d´água, trilhas ecológicas, mirante e cachoeiras.

INSCRIÇÕES

Envie um e-mail para silvana@silvanaabreu.com  e receba instruções para efetuar sua inscrição.

Informações: (11) 3539-2985

skype: silvana-abreu

ACESSE: http://www.silvanaabreu.com/
 
Dramaturgia do Desejo


[pesquisa de linguagem para criação cênica]

A pesquisa de linguagem realizada pela Cia. Silvana Abreu chama-se "Dramaturgia do Desejo" e integra técnicas corporais do teatro físico; seleção, apropriação e criação de textos; e a Filosofia Contemporânea de Afirmação da Vida. É a expressão do nosso desejo de praticar uma arte preenchida de vida, através da afirmação das potências do corpo e do pensamento.

Técnicas Corporais

Trabalhamos uma síntese que envolve Mímica, Teatro Físico, princípios de dança e trabalho psicocorporal neo-reichiano (desbloqueio e liberação de movimentos). Temos como inspiração os grandes mestres que pesquisaram o movimento e as ações físicas, criando conceitos valiosos: Etienne Decroux, Jacques Lecoq, Rudolf Laban, Jerzy Grotowski, Eugenio Barba, Luís Otávio Burnier/Lume e Luis Louis.

Deste modo, a movimentação é baseada em técnicas extracotidianas, nas quais o corpo é considerado mídia primária, podendo ser objetos, emoções e abstrações. Desenha-se e transforma-se o espaço através de gestos, coreografias, partituras de ações e ilusões mímicas. A voz também é corpo e pode tomar forma, peso, ritmo. Ela pode ser coreografada, corporificando sons, línguas inventadas (gromelô) e defacetação de palavras.

Corpo-em-Vida

Com nossos estudos de filosofia, tratamos a técnica como parte integrante de uma atitude artística. Como forma de afirmar um posicionamento ético e estético, afirmamos também a dilatação das potências de ação do corpo, ampliando sua abrangência cênica até as vibrações mais sutis. Integram-se corpo-voz-pensamento-emoção-intuição na figura do artista em estado de rito.

Assim, há sempre uma elaboração pessoal para que o gesto esteja impregnado de máximo comprometimento vital. A técnica não como um fim em si mesma, mas como um canal estruturado com firmeza para que as forças da vida possam atravessá-lo em fluxo concentrado, maximizando o contato entre todos os seres presentes na celebração teatral.

Filosofia Contemporânea

Esta pesquisa tem inspiração na Filosofia Contemporânea de Afirmação da Vida, e busca uma aplicação prática de conceitos encontrados em Nietzsche, Spinoza, Bergson e Deleuze, entre outros, provenientes do nosso encontro o filósofo Luiz Fuganti e com a Escola Nômade de Filosofia.

A Filosofia provoca um posicionamento afirmativo, potente, expressivo, singular, inédito, autoral. Impulsiona uma criação onde cada mínimo detalhe é uma escolha estética e está colado à vida, sendo necessariamente vibrante e alegre.

Dramaturgia

Estudamos a dramaturgia em sua concepção mais ampla. Desde a dramaturgia clássica e sua bagagem valiosa de carpintaria de textos e narrativas, até a dramaturgia do movimento, do gesto, das partituras de ações físicas. A música também é um componente essencial que revela o cerne da dramaturgia. A linguagem cinematográfica tem muito a colaborar para refinar a composição cênica. Existe também a dramaturgia da luz, dos sons, das cores, do espaço tridimensional. Enfim, ela envolve camadas multidimensionais que devem caminhar em harmonia na linha do tempo.

Pesquisamos a integração desses múltiplos conceitos e damos especial atenção à raiz orgânica da dramaturgia. Interessa-nos o modo como ela está em conexão direta com a pulsação do coração, da respiração, dos músculos e dos ciclos vitais, envolvendo expansão e contração. No público e no palco, cada pessoa percebe no corpo essa dramaturgia orgânica, e consegue sentir se ela está de acordo ou não com a pulsação da vida.

A partir dessa integração corpo-pensamento, arte e filosofia, a dramaturgia nasce em processo orgânico, colada à vida, ao desejo e à sua urgência de expressão. Selecionando textos de autores consagrados ou criando textos próprios, construindo coreografias e partituras de ação, a criação é totalmente integrada e autoral, e será sempre intensa, vibrante, autêntica e alegre.

Pilares de inspiração da Pesquisa

Mímica Total, criação e pesquisa do mestre Luis Louis realizada no Estúdio Luis Louis

Filosofia, inspiração do amigo Luiz Fuganti e a Escola Nômade de Filosofia

Teatro Essencial, a partir do nosso contato com a estética única da multiartista Denise Stoklos

Nenhum comentário:

Postar um comentário