quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Curso de Mímica Corporal com Thomas Leabhart (Porto Alegre, RS)


Thomas Leabhart em Porto Alegre – Mímica Corporal


A Companhia Pas de Dieux tem o prazer de anunciar a vinda de Thomas Leabhart em Porto Alegre em agosto de 2010.

De 23 a 31 de agosto

UFRGS

de segunda a sexta das 9h as 13h

sábado e domingo das 9h as 13h e das 14h as 16h

40h/aula

Informações por telefone: c/ Viviana 51 9137 1990

por e-mail: vivizinhask@hotmail.com

Últimas Vagas (3)

Apoio

Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas

Programa de Pós-graduação em Educação

Conferência-Demonstração

"O Corpo do Ator"

dia 26 de agosto, as 19h, sala 101, Faculdade de Educação

THOMAS LEABHART

Aluno, ator e assistente de Etienne Decroux de 1968 à 1972, Thomas Leabhart é professor e artista residente na Universidade Pomona College, California. Membro da equipe artistica do ISTA (International School of Theater Anthropology), ele ensina e se produz regularmente na França.

Apresentou espetáculos e ministrou cursos de mímica no Museu do Design de Zurich, no Museu do Teatro Austríaco de Viena, no Museu Nacional de Ethnologia en Osaka, no Centro Americano em Montevideo, entre autros. Thomas Leabhart é redator chefe do Mime Journal e autor de Modern and Post Modern Mime (Macmillan Londres e St. Martin's Press, New-York, 1989) e Etienne Decroux, Routledge Performance Practitioners (Routledge Press 2007).

MÍMICA CORPORAL

Elaborada por Etienne Decroux, a Mímica Corporal coloca o drama no corpo em movimento. Ao mesmo tempo escultor e escultura, a mímica aplica aos seus movimentos princípios que são a origem do drama : espera, hesitação, peso, resistência e surpresa.

Programa dos cursos :

Aquecimento: "Back Exercises" - Uma combinação de exercícios inspirados em: yoga, técnicas de Alexander, Pilates e Feldenkrais, foi desenvolvida durante trinta anos por Thomas Leabhart como preparação à prática da Mímica Corporal.

Técnica da Mímica Corporal:

Escalas – articulações

Contrapesos – Estudo sobre o esforço

Dinamo/ritmo – combinações de diferentes intensidades, velocidades e desenhos do movimento

Figuras de estilo

Caminhadas

Pesquisa de Movimentos - Composições

Cie Pas de Dieux

http://www.pasdedieux.com/

Paris – França

Fundada em 2004, a Companhia Pas de Dieux pesquisa, em primeiro lugar, as possibilidades corporais como base da dramaturgia : a ação que se alonga e se ramifica, que cria um percurso a partir de sua própria lógica. Pas de Dieux utiliza como fonte de pesquisa e criação o Mímica Corporal elaborada por Etienne Decroux, essa disciplina que ensina a isolar as diferentes partes do corpo, a variar a intensidade e o ritmo dos movimentos e a jogar com as tensões e os relaxamentos musculares. As investigações orgânicas da Antropologia Teatral são também parte integrante do trabalho do ator. Além do movimento corporal, a linguagem falada contribui para revelar a Poesia como principal razão de ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário