segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Livro de Sebastião Milaré analisa método de Antunes Filho (São Paulo, SP)

Sebastião Milaré

Método de formação teatral de Antunes Filho é analisado em livro


GUSTAVO FIORATTI / COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Poucos conhecem tão bem a obra de Antunes Filho quanto Sebastião Milaré.

Para escrever "Hierofania - O Teatro Segundo Antunes Filho", o autor acompanhou de perto o processo criativo do diretor por 15 anos.

Ele acabou se tornando alguém "da casa", o que lhe possibilitou decifrar detalhes do processo criativo abastecido também pelos jovens atores do CPT.

O foco do livro é justamente o desenvolvimento desse método a partir da estreia de "Macunaíma" (1978), o espetáculo em que o diretor decide romper com uma sólida carreira em suas próprias palavras "comercial".

Nos anos 80, Antunes passa a criar, sob a tutela do Sesc, sempre em sintonia com um projeto educativo e de formação do ator.

Milaré se debruça sobre a técnica corporal e vocal que deu origem a espetáculos antológicos, como "Velha Nova Estória" (1991), "Vereda da Salvação" (1964/1993), "Gilgamesh" (1995) e "Medeia" (2001/2002).

A respiração e o trabalho com a voz despontam como um dos tópicos principais.

O livro não se aprofunda em questões estruturais dos espetáculos, passa apenas pela superfície de conceitos como cenografia, figurino e o coro como opção estética.

"Mas essas questões acabam aparecendo, uma vez que o método de Antunes tem uma forte base em um processo de individuação ideológica e cultural."

HIEROFANIA - O TEATRO SEGUNDO ANTUNES FILHO

AUTOR Sebastião Milaré

EDITORA Edições Sesc-SP

QUANTO R$ 85 (397 págs.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário