terça-feira, 26 de outubro de 2010

Palestras no Centro de Reciclagem de Atores (Rio de Janeiro, RJ)

clique na imagem para ler melhor


NOVEMBRO: Márcio Libar, Fábio Porchat, Fábio Ferreira e Ivan Sugahara. Neste último mês da Reciclagem, as aulas serão às terças, num charmoso Ateliê Na Visconde de Caravelas.


CRA – CENTRO DE RECICLAGEM DE ATORES
Novembro será o último mês do ano para participar do Centro de Reciclagem de Atores, workshop,voltado para a reciclagem e o treinamento continuado de atores profissionais que está acontecendo no Teatro Maria Clara Machado – Planetário. Todas as terças de novembro, das 19h às 22h, DE NOVEMBRO haverá aula com um professor diferente a cada semana.

Entre os ministrantes da reciclagem este anos, passaram renomados diretores como Moacir Chaves, Daniel Herz, Christiane Jatahy, Marcio Libar, Hamilton Vaz Pereira, Jefferson Miranda, Ivan Sugahara, entre outros.

Coordenando o CRA, a Diretora Geral do coletivo Clube da Cena e uma das diretoras Artísticas do Teatro Maria Clara Machado – Planetário, Cristina Fagundes.

Há abertura de novas vagas para o workshop mensalmente e o preenchimento das vagas é feito via seleção de currículo. O projeto é voltado apenas para atores com registro profissional.

Os interessados em ingressar no CRA, devem enviar currículo para cris1@ism.com.br

A mensalidade é de 250 reais e as vagas são limitadas. Indicando um amigo que também venha a ser selecionado você ganhará 20% de desconto na primeira mensalidade.

Mais informações: 21 9666-9954

Seguem abaixo os ministrantes do CRA em NOVEMBRO

DIA 02 – MÁRCIO LIBAR

DIA 09 – FÁBIO PORCHAT

DIA 16 – FÁBIO FERREIRA

DIA 23 – IVAN SUGAHARA

SOBRE OS MINISTRANTES:

DIA 02 – MÁRCIO LIBAR

Idealizador e fundador do Teatro de Anônimo, onde atuou por 18 anos e dos quais foi diretor nos primeiros sete, Marcio Libar concebeu o evento “Anjos do Picadeiro – Encontro Internacional de Palhaços”. No ano de 2003/2004 foi agraciado com a Bolsa Vitae de Artes que lhe permitiu a criação do Ateliê de Comicidade e que possibilitou a sistematização do seu processo criativo em torno da arte da palhaçaria. Em 2004 cria o Projeto Mundo ao Contrário, que dá suporte a todos os seus projetos desde então.

Considerado um dos palhaços mais importantes do Brasil na atualidade, seu trabalho como artista vai além da exploração da cena como ator. Há também o aspecto didático e pedagógico que contribui para o aprimoramento técnico desta arte. Sua oficina vem atraindo atores profissionais e iniciantes, além de artistas de vários segmentos das artes cênicas no país. Atualmente está envolvido com o lançamento nacional de seu primeiro livro “A Nobre Arte do Palhaço” que trata de seu aprendizado como palhaço dando conta de importantes personagens dessa cena.

21 anos trabalhando com teatro de rua circense, sempre buscou o equilíbrio entre a comédia falada e a comédia física no aprimoramento de seu ofício como brincante popular. É sobre esse aparato técnico que Marcio procura imprimir seu pensamento, sua filosofia, sua ética, sua estética e sua reflexão sobre a sociedade e a arte contemporânea.

Ø PRÊMIOS

•Premio Especial Cirque du Soleil - 2006(Mônaco)

•Nariz de Prata – 2006 (Festival de Circo de Monte Carlo)

•Melhor Ator – 2006 (Festival Nacional de Campos)

•Melhor Ator no Festival de Cinema de Paraty – 2005. Longa metragem “O Diabo a Quatro”, de Alice de Andrade.

DIA 09 – FÁBIO PORCHAT

Ele tem apenas 27 anos, mas, pelo currículo, Fábio Porchat já é um veterano. Na TV, ficou conhecido com Zé Maria, o primo extremamente chato do personagem de Fernando Caruso, no Zorra Total. Além de ator, foi roteirista do Zorra, do quadro Exagerados, do Fantástico (no qual também atuou), e colaborou no roteiro de Os Caras de Pau, todos da Rede Globo. Nesta sexta-feira (27/8), o cara – que ainda manda bem como apresentador – vai provocar risadas ao vivo em Porto Alegre.

No espetáculo solo Fora do Normal Porchat apresenta uma junção dos melhores momentos de um outro projeto do qual participa desde 2006, Comédia em Pé. Nesse show, o humorista divide as piadas com Cláudio Torres Gonzaga, Paulo Carvalho e Léo Lins. Juntos, eles formaram o primeiro grupo de stand-up comedy do Brasil.

Ainda no teatro, Porchat escreveu a peça Velha é Mãe, estrelada por Louise Cardoso e Ana Baird e dirigida por João Fonseca. Na TV, além dos quadros globais, também se aventurou na apresentação, com o programa De Perto Ninguém é Normal, no canal por assinatura GNT. O mais novo projeto é Tudo Junto e Misturado, também na Globo, em que participa como ator e redator ao lado de nomes como Bruno Mazzeo e Fabíula Nascimento. A série terá 12 episódios e deve ir ao ar às sextas-feiras, depois do Globo Repórter.

DIA 16 – FÁBIO FERREIRA

É diretor de teatro, pesquisador, professor universitário e produtor cultural, Bacharel em Artes Cênicas pela Uni-Rio, pós-graduado em História Social da Cultura pela PUC-Rio e doutorando em Teoria Literária, na USP. Fábio foi criador e diretor geral do RioCena Contemporânea (1996-2008) e colaborador do Jornal do Brasil (1992-1993) e da revista Bravo (1996-1998) e de outras publicações. Trabalhou no Instituto Municipal de Arte e Cultura do Rio de Janeiro (Rio Arte), inicialmente como diretor da Divisão de Artes Cênica, depois como Diretor de Projetos Artísticos e Presidente da insitituição de 2001 a 2003, tendo sido responsável pela criação e gestão dos Teatros do Rio, do Centro Coreográfico do Rio de Janeiro e do Centro de Arte Hélio Oiticica. É presidente da PROJÉTEIS – cooperativa carioca de empreendedores culturais.

DIA 23 – IVAN SUGAHARA

Nos últimos 3 anos, dirigiu várias peças. Em 2010: Terra do Nunca, de Ivan Sugahara e Leonardo Netto – Mostra Internacional de Teatro de Oeiras, Portugal (MITO) e Espaço SESC; Tudo que existe entre nós, de Ivan Sugahara (criado em Portugal para estréia na MITO); Tempo de Solidão, de Márcia Zanelatto – CCBB Rio; Blitz, de Bosco Brasil – Casa de Cultura Laura Alvim e Centro Cultural São Paulo; Sade em Sodoma, de Flávio Braga – Caixa Cultural Brasília e Rio. Em 2009: Play, de Rodrigo Nogueira – Teatro Solar de Botafogo, Teatro Nair Bello (SP) e turnê pelo Brasil; Às vezes é preciso usar um punhal para atravessar o caminho, de Roberto Alvim – Espaço Cultural Sérgio Porto; e Deixa eu brincar de ser feliz, deixa eu pintar o meu nariz, adaptação de Cyrano de Bergerac – Teatro SESI e Teatro Solar de Botafogo. Em 2008: Pelo amor de Deus, não fala assim comigo!, de Maria Carmem Barbosa – CCBB Rio; Sem Ana, de Caio Fernando Abreu – Espaço SESC; Memória Afetiva de um Amor Esquecido, de Rosyane Trotta – Espaço Oi Futuro e Festival de Curitiba (indicado aos prêmios Shell de Melhor Diretor e Qualidade Brasil de Melhor Diretor e Melhor Espetáculo).

Diretor da cia. Os dezequilibrados há 14 anos, com a qual montou 13 espetáculos, como Dilacerado (indicado ao Prêmio Qualidade Brasil de Melhor Diretor) e Vida, o Filme (indicado ao Prêmio Shell de Melhor Diretor), ambas de Daniela Pereira de Carvalho. Fora da companhia, encenou também 13 trabalhos, entre eles Notícias Cariocas, de Filipe Miguez, com a Cia. dos Atores e dirigido em conjunto com Enrique Diaz (vencedor dos Prêmios Qualidade Brasil de Melhor Espetáculo e de Melhor Diretor).

Nenhum comentário:

Postar um comentário