quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Ópera Monstra se apresenta no Teatro Renascença (Porto Alegre, RS)


“ÓPERA MONSTRA” FAZ APRESENTAÇÕES GRATUITAS NA 2° MOSTRA DE TEATRO INFANTIL, NO DIA DA CRIANÇA


No próximo dia 12 de outubro, terça-feira, Dia da Criança, o melodrama musical infantil “Ópera Monstra” realiza três apresentações gratuitas, no Teatro Renascença, dentro da 2° Mostra de Teatro Infantil de Porto Alegre. “Ópera Monstra”, de Ricardo Severo, nova produção da Cia. Stravaganza, tem direção de Adriane Mottola. Neste dia, os espetáculos acontecem às 11h, 16h e 19h.

Para comemorar seus 22 anos de atuação no cenário teatral, a Cia. Stravaganza retoma uma parceria de sucesso com o músico gaúcho Ricardo Severo, hoje radicado em São Paulo, autor em 1990 da trilha sonora do premiado espetáculo infantil “Por um Punhado de Jujubas”. Para a montagem de “Ópera Monstra”, Ricardo colabora não somente com a trilha, mas aventura-se na dramaturgia, é dele o texto desta nova obra.

A peça é um melodrama musical que tem como personagens cinco monstros, adoráveis criaturas do nosso imaginário. Para salvar o castelo de sua família, a condessa-vampira Valéria Dracul (Fernanda Petit – Prêmio Braskem 2010 de Melhor Atriz por “Solos Trágicos”) terá que aceitar casar-se com o detestável Dom Skelector (Lauro Ramalho), uma ex-múmia em avançado estado de decomposição, que tem uma fortuna e que vem visitá-la acompanhado de seu criado-criatura, o jovem Franky (Rodrigo Mello), de quem cuida desde pequeno. Mas a preceptora licantropa de Valéria, Mama Lupina (Janaina Pelizzon), guarda um terrível segredo que pode destruir a tudo e a todos. A ação transcorre em uma noite tempestuosa nas dependências do castelo da condessa, que ainda conta com um criado mudo Kastorf (Duda Cardoso).

O projeto pretende desmitificar o horror, sem desvelar o seu saudável caráter misterioso. Assim, o texto trabalha, em suas variadas nuances e contrapontos, o medo e a desmitificação de tabus e lendas que aterrorizam crianças de todas as idades. As situações revelam extrema ironia e lançam mão de um humor inteligente que não subestima a capacidade de compreensão e interação das crianças de hoje.

“Ópera Monstra” tem cenário de Zoé Degani, figurinos de Cássio Brasil, iluminação de João Acir, preparação corporal e coreografias de Carlota Albuquerque, preparação vocal de Simone Rasslan, preparação de melodrama de Daniela Carmona e animações em vídeo e programação visual de Rodrigo Mello. Produção e realização da Cia. Stravaganza.

Financiamento do Fumproarte e apoio especial do SESC RS.

O QUE: Melodrama musical infantil “Ópera Monstra”, com a Cia. Stravaganza.

QUANDO: 12 de outubro, terça-feira, às 11h, 16h e 20h.

ONDE: Teatro Renascença (Av. Erico Verissimo, 307 – telefone 3289-8066).

QUANTO: Entrada franca, com senhas distribuídas uma hora antes de cada espetáculo.

Divulgação: Lauro Ramalho (3372-8736 e 9845-8736/lauroramalho@yahoo.com.br ).

Um comentário: