quinta-feira, 28 de outubro de 2010

A questão dos cachês de teste de ator no Brasil (vários posts)


Boa tarde.


Creio que falamos de coisas diferentes. Quando falamos de seleção de atores para o teatro estamos falando sim de um empenho de tempo que poderá vir a ser recompensado fazendo parte de uma produção teatral ou de uma companhia... Agora quando você passa cerca de 7 horas esperando pra fazer testes de personagens, que algumas vezes nem ao menos tem o seu perfil... Se houvesse o cachê teste (que nada mais é do que pagar uma diária do ator ou as vezes o transporte. Acho que algumas produtoras teriam um pouco mais de responsabilidade ao programar os testes. Na maioria das profissões você faz entrevistas de emprego com hora marcada. Muitas vezes os testes comprometem o dia todo de uma atriz ou ator. E se em São Paulo as produtoras não quebraram por pagar cachê teste as produtoras do Rio podem se adaptar.

abraço,

Fábia Regina

............

Prezados,


Desconheço quais os custos e esforços que cada ator tem para realizar um teste, porém esse critério de cobrança de cachê deve ser diferenciado, já que temos grupos e companhias teatrais que não poderiam arcar com esse custo.

Creio que grandes estúdios, emissoras de TV ou projetos subsidiados possam investir nessa aventura de descobrir novos talentos.

Realmente desconheço a realidade do Rio e de São Paulo, mas imagino se um dia for realizar uma banca, terei que economizar R$ 600,00 para testar 20 atores, sendo que, além disso, estarei gerando emprego e possibilidades para esse mesmo ator.

Fico com receio de que os testes para elenco fiquem com suas vagas limitadas, tornem-se um bico temporário e que diminua a qualidade pela redução neste investimento que pode sair caro.

Recentemente uma companhia gaúcha abriu teste para duas atrizes. Foram mais de cem inscritos. Faça as contas como ator e depois como produtor!

Abraço

Alexandre Fávero

Diretor e sombrista

Cia Teatro Lumbra/Clube da Sombra LTDA

Porto Alegre/RS - Brasil

+55 (51) 9978 5657/+55 (51) 3446 9134

clube@clubedasombra.com.br

http://www.clubedasombra.com.br/
 
......
 
Acho que qualquer opinião é muito válida nesta questão até um pouco polêmica e cada um deve mesmo em seu pleno direito defender tudo aquilo que julgue relevante.

Eu particularmente não concordo que um teste ou seleção já seja tão precocemente classificado

como algum tipo trabalho que fora de fato executado. Para mim, é um simples investimento de tempo e deslocamento, qual, pode vir a dar certo ou não. Trata-se de algo que ainda depende de que sejam avaliadas as aptidões, então, acho que fica um pouco esquisito querer cobrar por isto, mas, esta é só a opinião de um reles mortal.

Até mesmo um produto qualquer de venda que seja divulgado em propaganda de TV, esta despesa somente será paga mesmo depois de embutida no produto final, quando a venda for efetuada, ou seja, por quem adquire o mesmo e outros terão a opção de não comprá-lo também... ... Sei lá, entende?

Abraços!

Nardelli.
 
.....
 
Morei em São Paulo e, fiz vários testes para propaganda e sempre fui paga em R$30,00.


Acho civilizado pagar as pessoas que saem de seus afazeres para estar disponíveis para um teste, que estressa todo mundo.

bjs

Sandra Valdetaro
 
.....
 
Queridos,


segue um abaixo assinado em prol da obrigatoriedade do cachê teste no Rio. Como autônomos, precisamos ter nosso tempo respeitado e se for para perder horas sentado em uma salinha esperando pelo teste, mais do que justo recebermos um cachê teste, o que em SP já acontece. Vamos assinar! E confirmar a assinatura depois que receberem um e-mail com o pedido!!!

Beijos e MERDA!

http://www.peticaopfublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=P2010N3359

2 comentários:

  1. Estudo teatro em Belo Horizonte e sinto desde já a falta de trabalhos, poucos testes e sei lá mais o que que irei enfrentar aqui. É muito complicado viver a espera de trabalhos, para entrar num grupo de teatro, creio eu que já deve se ter um nome prestigiado, até o momento posso dizer que só investi no teatro, mesmo sendo muito prazeroso o fazer teatral, fica uma angústia, ou uma sede de retorno. Sei também que estudo há pouco tempo (uns 3 anos), mas o começo de cada um deveria ser reconhecido. Eu sabia que não seria fácil mesmo, e sem dinheiro então é foda. Sinceramente, em São PAulo já pagam por testes direcionados à Publicidade porque há muitos testes em Sp, creio eu, mas em BH é complicado. Quando há um teste todos os atores ficam sabendo. E quanfo o teste é para teatro, o ator deve possuir todas as habilidades possíveis tais como dança (todos os tipos), canto, tempo livre para ensaios e além disso deve saber interpretar. Não sei bem o por que escrevo tudo isso, é meio que um desabafo, talvez pelo descaso aos artistas. Tenho muita vontade de fazer teatro e as habilidades exigidas são muitas, pois é uma arte muito completa e complexa.

    abraço a todos e vamo com Deus,

    Att,

    Felipe Diógenes

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a proposta de diferenciar os cachês-testes, porque como foi citado acima, se uma produtora abre audições e aparecem 1000 pessoas, imagine pagar que seja 30,00 ou 50,00 para cada uma delas... Se for uma produtora "poderosa", com dinheiro em caixa, aí sim, tudo bem. Mas, pequenas e médias produtoras, aí já acho inviável.
    Sobre o argumento de que "a pessoa perde o seu tempo do dia esperando pelo teste"... ORAS!!! Façam-me o favor!!! Ninguém é obrigado a ir ao teste. Se vai, é porque quer e porque está disposto a "perder" esse tempo em busca de uma chance da qual poderá, posteriormente, se beneficiar também. Então, é uma "desculpa esfarrapada" isso. Resumindo: se há um teste, você vai se quiser, não é obrigado a ir. Portanto, sem essa de exigir obrigatoriedade de cachê-teste. Por outro lado, concordo que o benefício deve, sim, ser pago por produtoras e empregadoras que, de fato, tenham condições de pagá-lo.

    ResponderExcluir