terça-feira, 28 de setembro de 2010

Matilde, La Cambiadora de Cuerpos, espetáculo da Cia A4 (Salvador, BA)


Matilde, La Cambiadora de Cuerpos, em Salvador

Mais novo espetáculo da Cia A4 explora o universo televisivo com humor e agilidade

Uma mulher que rouba as identidades dos outros através do beijo. E de beijo em beijo, esta paraguaia vai trocando de corpos e roubando histórias. Esse é o mote provocativo da peça Matilde, La Cambiadora de Cuerpos, que tem texto inédito de Fábio Espírito Santo e direção de Hebe Alves, no mais novo trabalho da Cia A4. Num clima ágil e recheado[a] de referências ao universo midiático, o espetáculo conta com o trabalho das atrizes Tatiana de Lima e Elaine Cardim que se desdobram em 29 personagens. A peça está em cartaz até 17 de outubro, de sexta a domingo, às 20h no Teatro Vila Velha. Matilde, La Cambiadora de Cuerpos foi contemplado com o Edital Manuel Lopes Pontes, da Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

O texto inusitado traz um olhar crítico e bem humorado, sobre a mídia de massa e seus personagens: âncoras de TVs, repórteres, apresentadores dos programas a televisão brasileira e regional, principalmente no que se refere aos programas sensacionalistas. Uma primeira versão do texto fez parte do espetáculo “Histórias Contadas de Cima”, da Fulanas Cia, que também teve direção e dramaturgia de Fábio Espírito Santo.

“Essa história fantástica de Matilde virou mote para falar da sociedade do espetáculo, da mídia e dos diferentes recortes e conotações que uma mesma história pode tomar. Sem pretensões e de forma bem humorada, queremos trazer a tona a questão do mundo midiático e da visão que acessamos desse mundo, sempre intermediado pelo olhar dos jornalistas, das lentes, dos computadores” explica o autor e também co-diretor da montagem. Além de brincar com o mundo do sensacionalismo e da mídia, Matilde também brinca com o sentido do que é verdadeiro e falso, do que é real, mas também a busca exagerada por um corpo que não é seu.

O Jogo – Dessa idéia de que por meio de um beijo, um indivíduo troca de corpo infinitamente, direção e atrizes brincam com as possibilidades que essa metáfora traz. Nisso, as duas intérpretes tem a desafiante tarefa de fazer 29 personagens, com trocas extremamente rápidas. “Fazemos da peça um grande jogo com as convenções do teatro e com a troca de personagens. Como as mudanças são muito bruscas, nem mesmo a troca de figurinos é possível em alguns casos, por isso o trabalho de construção e composição das atrizes é muito explorado” revela a diretora Hebe Alves.

Para Tatiana de Lima, o trabalho é provocativo e instigante justamente por trazer um desafio. “Primeiro, é inegável o susto diante de tantos personagens e mudanças, mas depois começamos a encarar isso como um grande jogo, uma brincadeira, o que tornou possível o desenho de cada personagem” conta. Já a colega de cena, a atriz Elaine Cardim acredita que o público vai se somar a esse jogo, compreendendo as regras e também interagir com a proposta. “Pensamos em fazer um trabalho que tivesse leveza, humor, mas que tivesse um pensamento e algo a dizer. Acho que estamos neste caminho” explica.

Audiovisual – Para viabilizar tantas trocas de ambiente e personagens, desde o texto dramatúrgico havia a idéia de explorar a linguagem do audiovisual, da qual o autor Fábio Espírito Santo e a atriz Tatiana de Lima já tinham experiência. Com isso, muitas cenas da peça foram gravadas e serão projetadas para o público, sempre mexendo com o universo da televisão: os programas de auditório, os telejornais sensacionalistas, as novelas mexicanas. E para dar conta dessa outra linguagem explorada na montagem foi convocado o diretor Paulo Alcântara, que assina as cenas em vídeo da peça. “Matilde trouxe para mim uma experiência nova e o desafio de criar um audiovisual para o teatro. O texto já nos traz muitas informações e indicações próprias para o vídeo e isso tornou possível fazer uma boa interação entre as duas linguagens” revela o cineasta.

Na direção de arte e na cenografia, Luiz Parras concebeu os espaços cênicos para o vídeos, explorando ao máximo a caracterização do ambiente, seguindo as indicações dos textos e as referências televisivas como as novelas mexicanas, programas como TV Pirata entre outros. “No espaço do teatro, procuramos criar uma ambientação que fosse simplificada e permitisse um espaço para a dinâmica das atrizes, bem como para receber as projeções. O cenário lembra um set de filmagem” explica o cenógrafo.

A equipe conta ainda com a participação de outros profissionais experientes no teatro e vídeo/cinema: Marie Thauront, assinando a maquiagem, Hamilton Lima, nos figurinos, Luciano Bahia, na direção musical e Eduardo Tudella na iluminação.

Cia A4 - Matilde é o segundo e esperado espetáculo da Cia A4 formada pelas atrizes Tatiana de Lima, Elaine Cardim e Priscila Alpha e pela diretora Hebe Alves. O grupo nasceu em 1999, em sala de aula, durante a construção do espetáculo “InSônia”, que também contou com a participação de Fábio Espírito Santo, assinando a iluminação. A peça teve uma longa carreira, participando de festivais por todo o país e internacionalmente, além de diversas temporadas nos mais variados teatros baianos.

Com a nova peça, o grupo dá visibilidade às pesquisas realizadas ao longo dos mais de dez anos de existência. Outro detalhe interessante do projeto é o encontro de dois grupos de teatro: a Cia A4 conta com a assinatura da produção do Dimenti. “Achamos essa parceria interessante, porque surgiu de forma espontânea e marca uma forma de trabalho de cooperação e associação entre dois coletivos de teatro” revela Hebe.

Serviço

O que: Matilde, La cambiadora de cuerpos

Quem: Cia A4, direção Hebe Alves

Onde: Teatro Vila Velha

Quando: de 24 de setembro até 17 de outubro, sexta a domingo, às 20h

Quanto: R$10,00 (às sextas) e R$20,00 (aos sábados e domingos)

Ficha técnica

Texto e co-direção: Fábio Espírito Santo

Direção: Hebe Alves

Com: Tatiana de Lima e Elaine Cardim

Direção Audiovisual: Paulo Alcântara

Direção de Arte/Cenografia: Luiz Parras

Maquiagem: Marie Thauront

Figurinos: Hamilton Lima

Iluminação: Eduardo Tudella

Direção Musical: Luciano Salvador Bahia

Realização: Cia A4

Produção: Dimenti Produções Artísticas

Administração do Projeto: Cardim Projetos

Assessoria de Imprensa: Mônica Santana (71)9118-5501 e Ana Fernanda Souza (71)9611-0631

Coordenação de Produção: Fábio Osório (71)7811-0420

Mônica Santana

Jornalismo - Cultura -Direitos Humanos - Educomunicação

(71)9118-5501

Um comentário:

  1. Assistir e adorei, muito interessante essa idéia de abordar assuntos sérios do dia-a-dia de uma maneira descontraída.

    ResponderExcluir