quinta-feira, 23 de setembro de 2010

O Despertar da Primavera, de Wedekind, no São Pedro (Porto Alegre, RS)


O DESPERTAR DA PRIMAVERA – A Peça


Em 1891, Frank Wedekind escreveu ‘O Despertar da Primavera’, uma obra-prima do teatro moderno que enfoca o universo de um grupo de adolescentes: os medos, as angústias, e principalmente a descoberta da sexualidade.

Na Alemanha, o texto original foi proibido imediatamente após sua publicação e o autor acusado de incitar os jovens ao suicídio e à prostituição. Wedekind, no entanto, reconhecia no “Despertar” um estímulo à vida e à liberdade.

A despeito da censura, a Inglaterra de 1898 conheceu o texto do alemão: polêmica, ousada, provocadora, a obra-prima de Wedekind estabeleceu naqueles dias do século XIX a potência e o frescor admiráveis que ainda hoje marcam o texto no brilhantismo dos diálogos e nas fortes emoções de cada cena.

Montado na Broadway, em forma de musical, O Despertar da Primavera é um dos espetáculos mais premiados em todo o mundo.

Esta é a terceira montagem que o diretor Zé Adão Barbosa traz aos palcos de Porto Alegre. Apaixonado confesso pela obra de Wedekind, Zé Adão reafirma sua consistência: nas três montagens, apesar da troca de elenco, de cenografia e da trilha sonora, sua visão expressionista do espetáculo é quase a mesma: elementos que se repetem ainda que modificados; na primeira montagem, em 1993 a trilha clássica composta por Thedy Correa do Nenhum de Nós, arrebatou o prêmio Açorianos, desta vez o diretor aposta na trilha emocional do Radiohead e as canções da banda parecem compostas especialmente para a cena.

Três vezes. Elementos que se repetem ainda que modificados: o terror da juventude frente aos desafios de uma sociedade repressora, o julgamento, a incompreensão de si como ator da própria vida, o conflito, a resolução mágica do conflito e a coragem de lançar-se sobre a vida como a um abismo.

O cenário da arquiteta Fabiana Schwager, os figurinos de Fabrízio Rodrigues e a preparação Corporal de Thaís Petzhold completam esta produção que faz temporada dias 02 de outubro às 21 horas e no dia 03 às 18 horas.

Os atores de O Despertar da Primavera criaram uma comunidade no facebook e perfis dos personagens da peça. Atores e personagens se comunicam através de diálogos, depoimentos, perguntas. O endereço é http://www.facebook.com/profile.php?id=100000934502316#!/profile.php?id=100001491965524&ref=ts

SINOPSE


Em 1891, o dramaturgo alemão Frank Wedekind escreveu O DESPERTAR DA PRIMAVERA,

e enfoca o universo de um grupo de adolescentes: seus medos, suas angústias e principalmente a descoberta de sua sexualidade. O texto original de Wedekind foi proibido imediatamente após a sua publicação na Alemanha e acusado de incitar os jovens ao suicídio e à prostituição, mas ele afirmava que os estimulava à vida e à liberdade. A peça, depois de inúmeras proibições, só conseguiu estrear em 1898, na Inglaterra. Polêmica, ousada, provocadora, a obra-prima de Wedekind mantém até hoje um frescor admirável, no brilhantismo dos diálogos e nas fortes emoções de cada cena. Montado na Broadway, em forma de musical, O DESPERTAR DA PRIMAVERA é um dos espetáculos mais premiados em todo o mundo. DURAÇÃO: 90 MINUTOS - CLASSIFICAÇÃO: 12 ANOS

“É a terceira vez que monto este texto do Wedekind, por absoluta paixão. Sou professor de adolescentes há 21 anos, conheço profundamente esta alma ansiosa e plena de dúvidas e angústias. Muitos começaram a estudar comigo com 13, 14 anos e hoje são atores veteranos, adultos, casados e, alguns ainda, são professores de outros adolescentes e concordam que o teatro voltado para este público, além de formar uma futura platéia adulta, se torna extremamente revolucionário, pois dialoga com estes jovens de uma maneira séria e comovente, discutindo cenicamente suas idéias e questões vitais. Acredito piamente que todas as gerações de adolescentes devem ter contato ao menos uma vez com esta obra genial de Frank Wedekind. Nunca na história da dramaturgia um autor foi tão fundo nas questões da sexualidade juvenil. Nunca se fez tão necessário um diálogo freqüente com esta geração que se prepara para enfrentar um mundo dilacerado por guerras, pestes, depressão e preconceito. Em 1900 Moritz Stieffel, com 14 anos, se suicida por medo do futuro. O espetáculo é centrado no texto, sem excessos de cenografia ou efeitos cênicos. Um cenário multifuncional, uma trilha sonora que pontua e propõe atmosferas, uma iluminação expressionista e uma interpretação forte e contundente do elenco de 16 atores. O elenco conta com vários jovens sem uma profunda formação teatral, é uma tentativa do diretor de manter o frescor dos jovens atores que têm a mesma idade dos próprios personagens. O Despertar da Primavera é um trabalho dedicado á pais e filhos, um espetáculo sensível e delicado que, certamente, trará uma leitura honesta e digna do grande texto de Wedekind.” (Zé Adão Barbosa)

SERVIÇO:

O Que: CASA de TEATRO de Porto Alegre apresenta:

“O DESPERTAR DA PRIMAVERA”

Onde: THEATRO SÃO PEDRO

Praça Marechal Deodoro, s/nº

Fone: (51) 3227.5300 – http://www.teatrosaopedro.com.br/

Quando: 2 OUTUBRO (SÁB) 21 horas

3 OUTUBRO (DOM) 18 horas

Quanto: PLATÉIA: 50,00

CAMAROTES CENTRAIS E CADEIRAS EXTRAS: 25,00

CAMAROTES LATERAIS: 15,00

GALERIAS: 10,00

Descontos: 50% Clube ZH e um acompanhante, estudantes e alunos da Casa de Teatro de Porto Alegre.

Estacionamento: Utilize o estacionamento do Multipalco Theatro São Pedro.

Entrada pela Rua Riachuelo.

FICHA TÉCNICA

TEXTO: Frank Wedekind (1864-1918)

DIREÇÃO: Zé Adão Barbosa

ELENCO:

Danniel Coelho - Diretor

Francisco Gick – Homem Mascarado

Guilherme Zanella - Moritz Stiefel

Isabella Guimarães - Martha Bessel

Leandro Schimitt - Sr. Gabor e Padre

Mariana del Pino - Professora Fliegentod

Natália Karam - Wendla Bergmann

Rayane Fraga - Thea

Raquel Braga - Professora Züngenschlag

Richard Biglia - Hanschen Hillow

Rose Canal - Sra. Bergmann

Tiago Dornelles - Melchior Gabor

Tomás Paixão - Lammermeier

Vanessa Garcia - Ilse

Vinicius Ellwanger - Ernst Robel e Servente Habebald

Vivi Schwäger - Sra. Gabor

ASSISTENTE DE DIREÇÃO: Francisco Gick

TRILHA SONORA PESQUISADA: Zé Adão Barbosa e Francisco Gick

PREPARAÇÃO CORPORAL: Thais Petzhold

CENOGRAFIA: Fabiana Schwager

FIGURINOS: Fabrízio Rodrigues

MAQUILAGEM: O grupo

PROJETO GRÁFICO: Daniel Jainechine e Fabiana Schwager

ILUMINAÇÃO: Moa Junior

OPERAÇÃO DE SOM: Rafael Mentges

DIVULGAÇÃO: Lauro Ramalho

VÍDEO: Daniel Jainechine

FOTOS: du.r.Maciel

PRODUÇÃO: Vanja Ca Michel

REALIZAÇÃO: Casa de Teatro de Porto Alegre

Contato para apresentações e entrevistas: (51) 91159024 ou 33430832

Produção: Vanja Ca Michel – vanjaca@gmail.com  – Agendamos escolas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário